Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ANÁLISE DE SOLOS E ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO – TECNOLOGIA A FAVOR DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
09/03/2020
Previsão de Fim:
02/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Carnaubal
Forquilha
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Massapê
Tianguá
Santana do Acaraú
São Benedito
Ubajara
Viçosa do Ceará
Meruoca
Sobral
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Cristina Martins Ribeiro de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Dimitri Matos Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 20 09/03/2020 02/03/2022
Maria Cristina Martins Ribeiro de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/03/2020 02/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
I semana da tecnologia do campus Sobral Evento
Apresentação
Analisar o solo é um instrumento de suma importância na agricultura, por ter uma influencia direta na produção e no desenvolvimento agrícola. A necessidade de produzir cada vez mais e de forma sustentável faz com que os produtores busquem meios rentáveis para agregar valor a sua produção. O Instituto Federal do Ceará, que possui a extensão como um dos pilares para sua missão, contribui para o desenvolvimento dessas atividades de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica. O Laboratório de Análise de Solos e água para irrigação do IFCE- Campus de Sobral é vinculado ao Eixo de Recursos Naturais tendo como atividades: aulas práticas para os alunos dos cursos Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Técnico em Fruticultura Irrigada, Técnico em Agropecuária, trabalhos de pesquisa de alunos e professores, estágios para discentes, bem como, serviços de extensão através das determinações dos atributos físicos do solo (granulometria, densidade aparente e real, porosidade) e fertilidade do solo com as determinações dos teores de: fósforo, potássio, cálcio, magnésio, sódio, matéria orgânica e índice de pH e CE e análises de água para irrigação. A atividade de extensão tem o intuito de amparar o homem do campo no desenvolvimento agrícola com prestação de serviços de análise de solos e água na região e municípios vizinhos, como forma de contribuir para o incremento da produção agrícola, impulsionando a economia agrícola no norte do estado. As comunidades atendidas pelo laboratório, além de possuírem características de agricultura familiar também são formadas por produtores de hortaliças e fruteiras que abastecem, principalmente, a região metropolitana de Fortaleza e os estados do Piauí, Maranhão e Belém. Desde a implantação do IFCE em Sobral que o laboratório de analises de solos e água vem atendendo a uma demanda crescente de produtores da região norte com uma media aproximada de 50 amostras mensais. Pelo numero de amostras enviadas ao laboratório constata-se existir o interesse dos produtores em analisar o solo e a água para a irrigação e que de acordo com o exposto torna-se relevante a implantação de um projeto de extensão que vise a divulgação e a continuidade destas análises buscando assim uma maior divulgação da importância da análise de solos para as áreas agrícolas.
Justificativa
A implantação deste projeto justifica-se pela necessidade em atender a uma demanda crescente dos produtores rurais da região norte do estado em busca de realizarem análises de solo e água para irrigação.
Público Alvo
Produtores rurais da região norte do estado
Objetivo Geral
Promover, nos agricultores da região norte do estado do Ceará, a conscientização de que o solo é um componente do ambiente natural que deve ser adequadamente conhecido e preservado tendo em vista sua importância para a manutenção do ecossistema terrestre e sobrevivência dos organismos que dele dependem bem como a sua importância na produtividade de áreas agrícolas.
Objetivo Específico
a) Propagar junto a comunidade a importância da análise de solo e quais as análises realizadas no laboratório do IFCE- Campus Sobral; b) Divulgar a tecnologia de análise de solo e água como ferramenta para aumento da produção e economia do uso de insumos. c) Analisar as amostras de solo e água que são enviadas pelos produtores ao laboratório de solos é agua para a irrigação; d) Orientar sobre a correta coleta de amostras de solos e) Gerar um laudo da analise de solo e água envidas pelos produtores ao laboratorio de solos e água; f) Orientar aos produtores sobre os resultados obtidos nas análise de solo e água
Metodologia
O projeto de extensão será conduzido no laboratório de análise de solo e água para irrigação do IFCE – Campus de Sobral pelo professor e coordenador do laboratório e o servidor técnico administrativo do laboratório. Visando atender a demanda de produtores da região norte que procuram o laboratório de análise de solo e água para irrigação serão realizadas as análises físicas e químicas do solo e químicas da água de irrigação conforme a metodologia proposta abaixo. As análises físicas compreenderão: a granulometria que será determinada pelo método da pipeta (GEE e BAUDER, 1986), a densidade do solo será determinada pelo método da proveta e a densidade de partículas pelo método do balão volumétrico. A porosidade total será a relação entre a densidade do solo e a densidade de partícula (EMBRAPA, 2017). As analises quimicas do solo compreenderão: a reação do solo (pH) em água e cloreto de potássio (KCl 1 mol L-1). Para esta determinação será utilizada uma relação solo:líquido na proporção de 1:2,5, conforme EMBRAPA (2017). A condutividade elétrica do solo (CE) será determinada no extrato obtido na pasta de saturação com leitura direta no condutivímetro. Os cátions cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+) e Alumínio (Al3+) trocáveis serão extraídos por cloreto de potássio (KCl 1 mol L-1) sendo a determinação do cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) por complexométria e a determinação do Alumínio (Al3+) por volumétrica. O potássio (K+), o sódio (Na+) trocáveis e o fósforo disponível serão extraídos com solução de Mehlich 1, a determinação do potássio (K+), o sódio (Na+) por espectrofotômetro de chama e o fósforo disponível por espectrofotometria (EMBRAPA, 2017). O carbono orgânico será determinado pelo método da oxidação da matéria orgânica via úmida com dicromato de potássio, de acordo com (EMBRAPA, 2017). A acidez potencial será extraída por acetato de cálcio tamponado a pH 7,0 e determinado por volumetria (EMBRAPA, 2017). As análises das amostras de águas utilizadas na irrigação serão realizadas utilizando-se a metodologia proposta por (ALMEIDA 2010). As análises de pH e condutividade elétrica serão feitas mediante leituras direta nos respectivos aparelhos pHmetro e condutivimetro. O cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+) por complexométria. O potássio (K+) e o sódio (Na+) por espectrofotômetro de chama. O carbonato (CO32-) e o bicarbonatos (HCO3-) por acidimetria. O cloreto (Cl-) por volumetria. Após a realização das analises das amostras será confeccionado o laudo com os resultados das analises.Esse laudo será entregue ao produtor, que, juntamente a um agrônomo, avalia e decide o que de melhor pode ser feito para beneficiar a produtividade e obter melhores resultados. O projeto contará também com uma tabulação anual de quantas e quais as analises foram realizadas bem como os municípios que solicitaram as analises. De posse destes dados serão publicados artigos para apresentação em eventos da área de solos e/ou publicações em periódicos.