Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Prática Docente
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
02/03/2020
Previsão de Fim:
24/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Maracanaú
Horizonte
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gilvandenys Leite Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio de Lisboa Coutinho Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/03/2020 24/06/2020
Darkson Fernandes da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 02/03/2020 24/06/2020
Gilvandenys Leite Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/03/2020 24/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
CIARTEC, Oficinas de matematica, Ciências, Arte e Tecnologia Programa
Apresentação
Este projeto tem como objetivo capacitar docentes apresentando-lhes metodologias que focam no aluno como ser ativo, assim como analisar a influência do uso de tecnologias digitais com o uso da metodologias ativas como fator motivacional no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas regulares do currículo da educação básica.
Justificativa
Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) novas estratégias de ensino e formas de aplicar metodologias ativas em sala de aula devem ser consideradas. Não se pode mais protelar atitudes refratárias ao uso dessas tecnologias, portanto faz-se necessário fazer formação continuada de professores. O letramento científico indispensável no exercício da cidadania nos dias atuais e na compreensão de nosso mundo vivencial e seu entorno é algo que não se deve privar do aluno. É mister que professores se apropriem de ferramentas digitais e as empreguem em suas salas de aula. Sabe-se que nossos professores precisam preencher as lacunas de sua formação inicial e capacitarem-se para o devido emprego de TDIC em sua sala de aula. Para tanto, este projeto propõe realizar oficinas e palestras voltadas a professores da escola pública em geral sobre o uso de recursos digitais na sala de aula como estratégia pedagógica. Buscar-se-á potencializar essa estratégia usando objetos de aprendizagem, Ambientes virtuais e ferramentas online de quizzes. Espera-se que professores incorporem em sua práxis essas ações para que assim contribuir e despertar nos alunos maior interesse pelas componentes curriculares. Enfim, este projeto é destinado a introduzir teorias norteadoras de metodologias ativas: Gamificação; Peer Instruction (Instrução por pares) e Blended-learning (ensino híbrido) na sala de aula.
Público Alvo
Projeto destinado aos professores e técnicos de escolas públicas em geral com interesse em mudanças na educação presencial e online, focados em tecnologias digitais e embasadas em metodologias ativas,ou seja, cujo foco é o aluno como maestro de seu ritmo e tempo de sua aprendizagem.
Objetivo Geral
Capacitar técnicos, pedagogos, docentes e licenciandos para selecionar e aplicar metodologias ativas no ambiente de aprendizagem para enriquecer a prática docente
Objetivo Específico
Fazer uso de tecnologias digitais como suporte à aprendizagem; Dominar mapas conceituais (CMap-tools); Kahoot; ferramentas do Google, etc. Elaborar atividades com objetos de aprendizagem (OAs). Criar uma sala de aula virtual para suporte ao ensino no Moodle Cloud e/ou Google Class.
Metodologia
Visa-se apresentar metodologias por meio de palestras e fazer oficinas com: - Sites Kahoot, Quizizz e Plickers; - Ambiente Virtual Moodle Cloud; - Ferramentas do Google; O projeto será desenvolvido na modalidade semipresencial com a utilização de recursos tecnológicos de apoio: Tablet, Smartphone, PC ou notebook e o AVA Moodle. Local: LIAED Campus Fortaleza Programação: Data Horário Palestra/Oficina Palestrante/Facilitador 13/04/2020 19:00 - 21:00 Alternativas Disruptivas para o Ensino e Aprendizagem Denys 15/04/2020 19:00 - 21:00 Planejamento Didático-Pedagógico Denys 20/04/2020 19:00 - 21:00 Mapa Conceitual e Mentimeter Darkson e Lisboa 22/04/2020 19:00 - 21:00 Google Science Journal, Phet e Phyphox Darkson e Lisboa 27/04/2020 19:00 - 21:00 Gamificação Darkson 29/04/2020 19:00 - 21:00 Kahoot Luiz Santos 04/05/2020 19:00 - 21:00 Quizizz Luiz Santos 06/05/2020 19:00 - 21:00 Ensino Híbrido Lisboa 11/05/2020 19:00 - 21:00 Google Sala de Aula Luiz Santos 13/05/2020 19:00 - 21:00 Instrução por Pares Darkson e Denys 18/05/2020 19:00 - 21:00 Plickers Luiz Santos 20/05/2020 19:00 - 21:00 Socrative Luiz Santos 25/05/2020 19:00 - 21:00 Sala de Aula Invertida e Ensino Sob Medida Denys/Jeirla 27/05/2020 19:00 - 21:00 Moodle I Luiz Santos 01/06/2020 19:00 - 21:00 Moodle II Luiz Santos 03/06/2020 19:00 - 21:00 Moodle III Luiz Santos 08/06/2020 19:00 - 21:00 Edpuzzle Luiz Santos 10/06/2020 19:00 - 21:00 Aprendizagem Baseada em Projetos Lisboa 15/06/2020 19:00 - 21:00 Trello Lisboa 17/06/2020 19:00 - 21:00 Pensamento Computacional Lisboa 22/06/2020 19:00 - 21:00 Arduino Lisboa