Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Oficinas Cartonera Sertaneja
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
04/03/2020
Previsão de Fim:
04/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tamboril
Poranga
Ipaporanga
Independência
Crateús
Formas de Avaliação:
Seminário
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valeria Correia Lourenco
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Anderson da Silva Beserra IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Antonio Júnio Linhares Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Antonio Leonardo de Paiva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Francisca Hyonara Martins Dorneles IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Jacqueline Rodrigues Peixoto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2020 04/03/2021
Leia Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Maria Vanuza Barros da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/12/2020
Maria Zicielle Macedo Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Marisa Soares Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Sáfira Pereira Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Sara Pereira de Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2020 04/03/2021
Valeria Correia Lourenco IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 04/03/2020 04/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 200,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto pretende levar aos estudantes das escolas públicas de ensino fundamental e médio do sertão de Crateús e de outras cidades cearenses, a oportunidade desses discentes confeccionarem livros em capas de papelão e, além disso, refletirem sobre diversos temas transversais como gênero, racismo, preconceito racial, meio ambiente entre outros. Espera-se que, além da produção de capas artesanais o discente das escolas públicas participantes apropriem-se de diversos gêneros textuais e, ao final do projeto, confeccione seu próprio livro.
Justificativa
O mercado editorial brasileiro é homogeneizado. O gênero, a cor/raça/etnia, a origem e a profissão dos escritores de Literatura Brasileira são, em sua maioria, as mesmas há anos: homens, brancos, moradores do sul e sudeste do Brasil, profissionais liberais (DALCASTAGNÈ, 2012). Diante desse panorama, as histórias e representações de determinados grupos sociais de diversas outras regiões do país são sempre as mesmas, estereotipadas e subalternizadas. Não diferente de outros mercados, a produção de livros, assim como sua distribuição, contribui para o capitalismo editorial.
Público Alvo
Estudantes de escolas públicas de ensino fundamental e médio da região de Crateús.
Objetivo Geral
Democratizar o acesso à leitura e à produção editorial.
Objetivo Específico
a) Divulgar a Literatura Brasileira, em suas mais variadas vertentes: afro-brasileira, africana, indígena. b) Debater diversos temas transversais ao ensino, como questões de gênero, grupos LGBTQI, raça/etnia, preconceito, meio ambiente, saberes tradicionais, memória, narrativas. c) Conhecer os mecanismos de funcionamento do mercado editorial brasileiro: quem escreve literatura no Brasil; por que escrever literatura? para quem escrever literatura? d) Confeccionar livros artesanais; e) Produzir narrativas dos mais diversos gêneros textuais.
Metodologia
Utilizaremos diversas metodologias para obter o êxito em nosso projeto. O grupo de discentes e docentes envolvidos nesse projeto, em sua maioria graduandos em Letras no IFCE campus Crateús, mas também de outros cursos, selecionará, juntamente com a coordenadora do projeto, algumas escolas da região de Crateús e da região, tanto da área urbana quanto da área rural, que atendam aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos discentes do Ensino Médio, para que possamos realizar o projeto. A escolha pelas escolhas se dará com base na quantidade de projetos que a escola recebe por ano de outras instituições e, priorizaremos aquelas que menos têm acesso a essas ações. A seguir, haverá nova reunião da equipe para escolha e estudo das temáticas a serem apresentadas nas escolas, de acordo com a faixa etária selecionada para aquele momento. Já na escola, após ofício solicitando liberação dos estudantes para participação, os (as) graduandos (as) ministrarão as oficinas que serão divididas do seguinte modo: a) a escola será responsável pela inscrição de até 20 alunos (as) por cada turma da oficina que terá duração de 2 horas semanais (em dia único, escolhido em conjunto entre os cartoneros e a direção da escola) pelo prazo de 6 meses com cada turma; b) outra possibilidade de atuação da Oficina Cartonera Sertaneja será de ir até escolas convidadas fazer um trabalho pontual, em um dia único (4 horas seguidas, manhã ou tarde, também a ser decidido em conversa com a escola). Nesse caso, no primeiro momento da oficina haverá um debate na escola selecionada sobre o mercado editorial brasileiro, o que são as cartoneras e, a seguir, a leitura de poemas, contos, imagens, com os temas citados anteriormente, previamente selecionadas para compor o livro e a confecção das capas em papelão. b) na escola que receberá o trabalho por seis meses, a dinâmica será diferente: Inicialmente, haverá, na escola selecionada, aula expositiva sobre temas diversos, entre eles: o que é Literatura Brasileira; para que escrever um texto ou um livro? e, com uso de textos (contos, crônicas, poemas e prosa), vídeos e músicas que abordem diversos temas transversais (gênero, grupos LGBTI, raça/etnia, preconceito, meio ambiente, saberes tradicionais, memórias, narrativas). Em seguida, organizaremos rodas de conversa e de debate para que os estudantes das escolas participantes se apropriem desses temas. A próxima etapa será oficinas de produção de textos em diversos gêneros textuais, de autoria dos (as) próprios estudantes. Essas produções escritas passarão por um processo de revisão (escrita e reescrita) até que tenha um texto que atenda aos padrões da norma culta da língua portuguesa. O próximo passo será o momento de uma oficina sobre pintura de capas de livros artesanais. Por fim, a capa dos livros com os textos dos estudantes serão confeccionadas em papelão, tendo como miolo os textos autorais dos (as) estudantes das escolas participantes. Essas capas serão pintadas à mão e, em seguida, os livros serão finalizados com uma costura. Os livros confeccionados deverão ficar na biblioteca das escolas participantes e os (as) estudantes terão a sua prórpia cartonera e serão multiplicadores (as) de novos cartoneros em suas escolas. Cronograma: Março 2020 - Seleção das escolas participantes; Abril 2020 - Seleção dos textos, filmes, músicas a serem trabalhados com os (as) estudantes; Contato com a escola selecionada para apresentação da proposta. Maio 2020 - Seleção dos textos, filmes, músicas a serem trabalhados com os (as) estudantes; Junho 2020 - Preparação do material para ser utilizado nas oficinas (cópias, tintas, pincéis, colas). Apresentação do projeto Oficina Cartonera Sertaneja nas escolas selecionadas e início das atividades. Julho 2020 - Férias escolares Agosto 2020 - Oficinas Cartonera Sertaneja nas escolas Setembro 2020 - Oficinas Cartonera Sertaneja nas escolas Outubro 2020 - Oficinas Cartonera Sertaneja nas escolas Novembro 2020 - Oficinas Cartonera Sertaneja nas escolas Dezembro 2020 - Finalização das Oficinas Cartonera Sertaneja nas escolas Janeiro 2020 - Férias escolares Fevereiro 2020 - Apresentação do projeto nas escolas. Março 2020 - Entrega de uma Cartonera às escolas participantes.