Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Pegadas da Redução
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
23/03/2020
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Janisi Sales Aragao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniel Pereira de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Demaira Henrique da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 30/06/2020
Fabrynne Mendes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Gilvania Pereira da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Janisi Sales Aragao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/03/2020 31/12/2021
Jeane Rufino de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Jefferson Davi Silva Lemos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Juliana Batista de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Maria Fernandes Lacerda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Renatael Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/03/2020
Tatiany Gomes do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Tiago Rodrigues Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2020 30/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Time Enactus Campus Juazeiro do Norte Não
Escola Rotary - Crato-Ce Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Considerando o cenário atual do desenvolvimento industrial e econômico, e da sociedade de consumo, constata-se a destruição acelerada dos recursos naturais e a alteração do equilíbrio ecológico (SANTAELLA et al., 2014). Sendo, os resíduos sólidos um dos grandes responsáveis por essa alteração, já que dos 79 milhões de toneladas produzidos no ano de 2019 somente no Brasil, apenas 72,7 milhões foram coletados (APRELBE, 2018). Isso significa que todos àqueles não coletados pelos sistemas de coleta dos municípios, foram descartados de maneira irregular, contaminando solo, água, biota. Além disso, segundo a WWF-Brasil (2019), para cada 10 kg de resíduos disponibilizado para a coleta, apenas 400 gramas são coletadas de forma seletiva. Para ajudar a diminuir os problemas relacionados aos resíduos sólidos, é necessário que a população conheça seu papel nesse gerenciamento, e desenvolva ações que contribuirão para minimizar tais efeitos, sendo um dos meios para a conscientização, a educação ambiental. A Educação ambiental contribui neste processo de efetivação da gestão dos Resíduos sólidos, pois é permanente e possibilita que “os indivíduos e a comunidade se tornem conscientes do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros” (DIAS, 2004). Segundo Ferreira et al. (2013), a escola é o local propicio para a promoção da cidadania e respeito ao meio ambiente, local de discussão para uma visão crítica e global, onde os sujeitos possam então, adotar uma posição participativa e consciente na proteção ao meio ambiente.
Justificativa
Nesse sentido, esse projeto busca levar a conscientização em relação aos resíduos sólidos para toda comunidade escolar, em especial aos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da escola Rotary localizada no município do Crato-Ce, tornando-os cidadãos críticos e participantes de seus direitos e deveres, além de consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida da comunidade onde a escola está inserida.
Público Alvo
Crianças dos primeiros anos do ensino fundamental (1 e 2° ano)
Objetivo Geral
Promover educação ambiental com ênfase na problemática dos resíduos sólidos para alunos dos primeiros anos do ensino fundamental (1° e 2° ano) da escola Rotary do município do Crato-Ce.
Objetivo Específico
- Promover a educação ambiental através de atividade lúdicas (música, gincana, dinâmica) - Conscientizar as crianças sobre o descarte correto de materiais recicláveis - Criar brinquedos a partir de materiais recicláveis
Metodologia
A equipe do projeto será dividida em dois grupos, onde esses trabalharão simultaneamente com as turmas do 1° ano, turnos manhã e tarde. Posteriormente, será iniciado os trabalhos com as turmas do 2° ano, turnos manhã e tarde. Para todas as turmas serão realizados três encontros, sendo um por semana, com duração de 2h, onde serão realizadas as atividades descritas abaixo. 1º ano do ensino fundamental - 1° encontro: Dia de virar super-herói Nesse encontro os alunos receberão braceletes feitos de material reciclado com o logo de super-herói (Capitão-recicla). A ideia é mostrar que a partir daquele dia, eles ajudarão a cuidar do planeta, com o super poder de separar o “lixo” reciclado. Na ocasião, será trabalhado os diferentes tipos de “lixo” (papel, plástico, metal e os não recicláveis) e as consequências para a saúde e para o meio ambiente da disposição inadequada. Materiais necessários: rolos de papel higiênico, tintas, pinceis, materiais recicláveis limpos (papel, plástico, metal), materiais não recicláveis, caixas de papelão para acondicionamento dos resíduos, caixa de som, data show. - 2° Encontro: Corrida da coleta seletiva A turma será dividida em quatro equipes. Os alunos ficaram em fila, e cada equipe recebe uma quantidade de resíduos (papel, plástico, metal e não reciclável). Quando o apito tocar cada aluno deverá correr na sua vez, para depositar o resíduo na caixa que corresponda à cor do resíduo (Papel – azul; Plástico – vermelho; Metal - amarelo; Não reciclável – cinza). Ganha quem direcionar o resíduo para o local correto e em menor tempo. Materiais necessários: Caixas de papelão, tintas, materiais recicláveis limpos (papel, plástico, metal), materiais não recicláveis, tintas, pinceis e balões, premiação para as equipes. - 3° Encontro: Oficina de Reciclagem Nesse dia, as crianças confeccionarão brinquedos de uso coletivo e individual, com os materiais recicláveis trabalhados nos dois primeiros encontros. Os modelos dos brinquedos serão confeccionados anteriormente pela equipe do projeto. Materiais necessários: papelão, rolo de papel higiênico, garrafas pet, tampas, cordas, tesouras, tinta guache, pinceis, cola, papeis coloridos. 2º ano do ensino fundamental - 1° encontro: Dia de virar super-herói Nesse encontro os alunos receberão braceletes feitos de material reciclado com o logo de super-herói (Capitão-recicla). A ideia é mostrar que a partir daquele dia, eles ajudarão a cuidar do planeta, com o super poder de separar o “lixo” reciclado. Na ocasião, será trabalhado os diferentes tipos de “lixo” (papel, plástico, metal e os não recicláveis) e as consequências para a saúde e para o meio ambiente da disposição inadequada. Materiais necessários: rolos de papel higiênico, tintas, pinceis, materiais recicláveis limpos (papel, plástico, metal), materiais não recicláveis, caixas de papelão para acondicionamento dos resíduos, caixa de som, data show. - 2° Encontro: Oficina de Reciclagem Nesse dia, as crianças confeccionarão brinquedos de uso coletivo e individual, com os materiais recicláveis trabalhados nos dois primeiros encontros. Os modelos dos brinquedos serão confeccionados anteriormente pela equipe do projeto. Materiais necessários: papelão, rolo de papel higiênico, garrafas pet, tampas, cordas, tesouras, tinta guache, pinceis, cola, papeis coloridos. - 3° Encontro: Caça ao Tesouro A turma será dividida em quatro equipes. Os alunos ficarão em fila, e cada equipe ficará com um tipo de resíduo (papel, plástico, metal e não reciclável) e receberá a orientação (dica) para procurar no pátio da escola o tipo de resíduo. A equipe vencedora será aquela que achar em menor espaço de tempo os resíduos, e além disso, deverão direcionar os resíduos para as caixas coletoras corretas. Materiais necessários: papel, plástico, metal e não reciclável, caixas coletoras coloridas, papel com as dicas.