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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ensino de Harmonia e Improvisação
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
13/03/2020
Previsão de Fim:
03/07/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Wellington Borges Araujo Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Augusto Morais Feitosa Sem vínculo Integrante Sem vínculo Não 2 27/03/2020 03/07/2020
Damião de Lima Bezerra Sem vínculo Integrante Sem vínculo Não 2 27/03/2020 03/07/2020
Jose Wellington Borges Araujo Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/03/2020 03/07/2020
Julio Giordano Bezerra Duarte Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2020 03/07/2020
Luis Felipe Diogenes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/03/2020 03/07/2020
Maria Rosana Bandeira Torres Marreiro Sem vínculo Integrante Sem vínculo Não 2 27/03/2020 03/07/2020
Ricardo Freitas de Lima Sem vínculo Integrante Sem vínculo Não 2 27/03/2020 03/07/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Recital dos alunos do projeto de extensão em Harmonia e Improvisação Evento
Apresentação
O Programa de Extensão em teoria música e prática instrumental procura trabalhar na expansão e democratização do acesso para a população a espaços formais de ensino de música, assegurando integrar a comunidade ao Instituto, promovendo a capacitação desses cidadãos através de uma formação inicial e continuada, sendo utilizado como meio de expressão um instrumento musical. Este projeto sustenta-se, principalmente, no aprofundamento ao estudo teórico e prático da música e de qualquer instrumento musical, no sentido de desenvolver a habilidade no manuseio e domínio dos recursos para o desenvolvimento da prática da improvisação e no entendimento analítico da estrutura de uma música. As práticas musicais em sala de aula irão proporcionar aos alunos conceitos que os ajudarão a desenvolver uma mente sensível, capacitando-os a discernir dentre os tantos estilos musicais existentes, aqueles que mais contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal, o que refletirá nas suas atividades e interações sociais. Além do mais, o estudo da técnica violonista baseado em uma metodologia que contempla o ensino coletivo sugere uma maior interação social entre os estudantes e consequentemente uma necessidade de se trabalhar em equipe, além de promover diferentes possibilidades de execução do repertório com a formação de grupos instrumentais. Ao final do curso os alunos irão apresentar um recital, com o objetivo de compartilhar o seu aprendizado com a comunidade, da qual é constituinte.
Justificativa
Para se exercer a profissão de músico ou simplesmente, melhor ouvi-la e admirá-la, ou julgá-la, necessita-se de um certo conhecimento a nível de harmonia, pois a nossa música (a música ocidental) é uma forma de arte que é, até certo ponto, previsível. Porém esta previsibilidade se dá em dois níveis: o perceptivo e o teórico. Há músicos que não conhecem teoria, e, no entanto, possuem a percepção, falta a teoria. Já há músicos que tem a teoria e, na maioria dos casos, não desenvolveram suficientemente a percepção. Em vista deste fato é que sugerimos a aplicação do curso proposto. Esta proposta de trabalho por meio da educação musical possibilita proporcionar a oportunidade por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã, favorecendo o desenvolvimento integral e social. Como impacto pretendemos propiciar a proteção social diminuindo o risco social e consequentemente obter uma melhoria no aprendizado (no caso de estudantes) e da qualidade de vida, além de contribuir na formação de novos talentos. O clímax do projeto será o recital de encerramento, este momento reforça a importância da instituição à comunidade, compartilhando com esta, a riqueza de uma experiência artística legítima, promovendo o protagonismo da comunidade. É importante também a fomentação de recitais com intuito de contribuir para a formação crítica auditiva de novos públicos além de oferecer novas experiências musicais e culturais.
Público Alvo
Músicos amadores e profissionais da comunidade do município de Jaguaribe
Objetivo Geral
Desenvolver os conhecimentos mais avançados da teoria e prática musical através do estudo da composição.
Objetivo Específico
- Conhecimentos teóricos sobre escalas; intervalos, campos harmônicos e modulações - Formação de acordes invertidos - Harmonização, composição e Reharmonização de músicas. - Ser capaz de realizar uma análise harmônica. - Treinamento de percepção e prática sobre o conteúdo manual. - Desenvolver a prática de improvisação em conjunto.
Metodologia
O presente projeto terá a participação da comunidade externa e interna do IFCE e poderá contemplar alunos de diferentes idades (mínimo de quinze anos) que terão aulas em grupo de no máximo dez pessoas por turma. Os temas serão abordados de forma ilustrativa, com exemplos práticos de execução ao instrumento. As aulas serão em grupo, de modo expositivo-dialogadas, e práticas, para o efetivo contato do aluno com o seu instrumento. Periodicamente, à medida que os alunos forem se desenvolvendo, ocorrerão pequenos recitais, que deem retorno à comunidade, do aprendizado de seus constituintes.