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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ecomapss: Um projeto social, educacional e tecnológico nas unidades de conservação do estado do Ceará
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
23/03/2020
Previsão de Fim:
16/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Santana do Cariri
Quixadá
Paracuru
Juazeiro do Norte
Jijoca de Jericoacoara
Ipu
Guaramiranga
Fortaleza
Crato
Caucaia
Barbalha
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Alberto Brito de Abreu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aderbal Filho QUERO EDUCAÇÃO Integrante Sem vínculo Não 8 23/03/2020 01/10/2021
Brisa do Svadeshi Cabral de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 01/10/2021
Caíque Galdino de Lima e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 23/03/2020 01/10/2021
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 01/10/2021
Igor Carolino Guedes de Sousa BRISANET Integrante Sem vínculo Não 8 23/03/2020 01/10/2021
Jayne de Morais Silva UFCG-PB Integrante Sem vínculo Não 8 23/03/2020 01/10/2021
Joao Alberto Brito de Abreu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/03/2020 16/12/2022
João Gabriel da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 23/03/2020 01/10/2021
João Willamy Evangelista de Sousa QUERO EDUCAÇÃO Integrante Sem vínculo Não 8 23/03/2020 01/10/2021
Liliane Gomes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 23/03/2020 01/10/2021
Matheus Soares de Lacerda UFCG-PB Integrante Sem vínculo Não 8 23/03/2020 01/10/2021
Verioni Ribeiro Bastos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 29/04/2021 29/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria do Meio Ambiente do Ceará Sim Acordo de cooperação
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O conhecimento do ecossistema de uma determinada região tem papel fundamental na definição de estratégias de conservação da biodiversidade. Através de um levantamento florístico e conhecimento de seu ecossistema, podem-se adquirir informações que sejam relevantes para preservação ambiental. Com grande importância, visto que contribui com dados técnicos para identificar a flora da região. Neste sentido, existe uma necessidade de compartilhar informações para a população de forma simples, interativa, acessível e acrescentando valor educativo sobre a flora e o meio ambiente. Nesse contexto, o projeto Ecomapss, produzirá informações de uma maneira prática, de fácil acesso e precisa para população.
Justificativa
A necessidade da interação com o meio, tendo como instrumento de auxílio à educação ambiental. Podendo também o projeto, ser utilizado para auxiliar professores em disciplinas relacionadas à biologia ou áreas afins em aulas de campo.
Público Alvo
População em geral. Alunos das escolas do Ceará. Bem como visitantes e turistas das unidades de conservação do estado do Ceará.
Objetivo Geral
O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto interativa,que integra tecnologia e meio ambiente, para despertar o aprendizado acerca da diversidade existente nas unidades de conservação do estado Ceará.
Objetivo Específico
Expandir cada vez a importância dos recursos naturais existentes dentro das unidades de conservação. Mantendo um trabalho de educação ambiental constante. Podendo auxiliar também professores e alunos em aulas de campo.
Metodologia
Um levantamento florístico foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Crato, no ano de 2015 por um professor do curso superior em Zootecnia, com posterior afixação de placas nas árvores com nome popular, científico e família botânica. Esta iniciativa provocou grande interesse na comunidade interna e visitantes. Com isso gerou-se uma parceria com professores e alunos do curso de Sistema de informação para aprimoramento, criando a partir daí um projeto interdisciplinar que culminaria em 2017 com a criação do Ecomapss (aplicativo para identificar e disponibilizar informações sobre a flora). Com a divulgação do projeto, imediatamente gerou-se uma demanda por parte de uma unidade de conservação estadual no município de Crato, região do Cariri cearense para que o Ecomapss fosse implantado e disponibilizado a visitantes da referida Unidade de Conservação: o Sítio Fundão. O aplicativo foi lançado oficialmente no dia 12 de janeiro de 2018 com presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao meio ambiente. A partir deste lançamento já foram geradas inúmeras demandas para implantação do Ecomapss, a exemplo da Area de Interesse Ecológico (ARIE) das Águas Emendadas dos Inhamuns (Tauá-CE); Quixadá-CE, todos os geossítios do Geopark Araripe e por último a convite do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, no Parque Ecológico do Cocó. Inicialmente, é necessário uma reunião com gestores e responsáveis pelas Unidades de Conservação para apresentação técnica do projeto e planejamento e cronograma das atividades de campo. Antes da atuação prática, faz-se necessário um embasamento teórico por parte dos pesquisadores relacionado tanto à temática (levantamento florístico, bioma/domínio e espécies natuivas), quanto aos procedimentos caracterizados nesta proposta de pesquisa. Assim, os envolvidos terão um suporte de literatura capaz de fornecer informações substanciais na atuação em campo. Um segundo procedimento antes de iniciar a pesquisa de campo, será o cadastramento do orientador e bolsistas no Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO (IN 154/2007), junto ao IBAMA; a fim de se precaver diante da necessidade de coletar material biológico para fins didáticos e de pesquisa, respeitando a legislação vigente. Inicialmente é realizada expedição á área a ser trabalhada para familiarização com a área e determinação das parcelas, unidades experimentais ou trilhas serão realizadas caminhadas na floresta ou trilha buscando-se percorrer o máximo da área e realizar a marcação das espécies que serão amostradas, cujo número de indivíduos dependerá do grau de biodiversidade. O material será identificado pela equipe de professores e bolsistas com ajuda de especialista, gestor da área, biológo ou mateiro, nos níveis de: família, gênero e espécie com auxílio de chaves analíticas, literatura específica por família, consulta à coleção de Herbários, e consultas por meio da rede mundial de computadores às coleções informatizadas dos herbários do Museu Botânico de Curitiba (MBM) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RB), New York Botanical Garden, USA (NYBG), Missouri Botanical Garden, USA (MO) e Kew Garden, Ingl. (K). O sistema de classificação de espécies a ser adotado será Angiosperm Phylogeny Group (APG II) e para revisão dos nomes científicos será consultado o banco de dados da Flora do Brasil (FORZZA et al., 2012). Serão então disponibilizadas aos administradores do aplicativo Ecomapss para formação de um banco de dados informações adicionais relativas a: nome popular, nome científico, bioma/domínio, estrato herbáceo, origem, clima, usos e utilidades, informações morfológicas sobre raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, época de floração/frutificação, propagação e grau de preservação da espécie. A equipe responsável por administrar o Ecomapss, fará inserção destas informações, junto com a fotografia e georreferenciamento no banco de dados do aplicativo e será gerado um código QR para cada espécie. O próximo passo é a confecção de placas com uso de material local. Já foram feitas experiências muito exitosas com a Pedra Cariri ou Pedra Santana utilizando técnica de litogravura desenvolvida por um componente da equipe, especificamente para este fim. Esta metodologia é repassada através de oficinas a funcionários de todas as unidades de conservação onde será instalado o aplicativo. As placas depois de confeccionadas com os respectivos códigos QR, nome popular e científico, logotipo do IFCE Campus Crato, Aplicativo e Unidade de Conservação, as placas serão afixadas junto a espécie da flora em questão a uma altura que possibilite acessibilidade a crianças e adultos. Estas placas após a confecção são protegidas por um verniz especial contra raios solares, vento, poeira de modo a não impedir a leitura. Após cinco meses de implantação no Sítio Fundão no município do Crato, os códigos QR continuam com leitura das informações sem nenhum problema. Mesmo sem subsidio para materiais e bolsas para estudantes o projeto tem se expandido mesmo com a crise. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO DURANTE A EXECUÇÃO O projeto será acompanhado continuamente pela equipe multidisciplinar através de visitas periódicas às unidades de conservação e parques ecológicos onde serão implantados os trabalhos. Serão realizadas também reuniões com os gestores das unidades para avaliação. A equipe de trabalho interdisciplinar realizará como já vem ocorrendo reuniões semanais, para implementar inovações ou discutir problemas e soluções e planejamento de novos trabalhos com distribuição de tarefas. RESULTADOS ESPERADOS E DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS O projeto apresenta caráter multidisciplinar, pois uma das características desta pesquisa é a complexidade da flora local, o seu cenário e as suas implicações relativas á biodiversidade da região envolvendo nestes aspectos conhecimentos nos vários ramos das ciências agrárias. Para criação, manutenção e disponibilização do aplicativo foi imprescindível a presença da equipe do curso de Sistema de Informação. O estudo em questão reúne assuntos com diversidade básica em diferentes áreas específicas tais como: Morfologia vegetal, fisiologia vegetal, Botânica, Biologia, Silvicultura, Fitotecnia, Zootecnia, Ciência do solo, Meteorologia, Fitopatologia, Microbiologia, Forragicultura, Ecologia, Taxonomia, além de eco-turismo legislação ambiental, estudo da fauna etc. e informática aplicada. Os pesquisadores envolvidos são educadores e, portanto, está implícito a transferência de conhecimentos, pois o projeto em si, já envolve relações humanas diárias entre professores e discentes. Além disso, o conhecimento gerado precisa transpor os muros da instituição. Serão oferecidas, palestras em escolas, dias de campo com trilhas ecológicas interpretativas com alunos, frequentadores das unidades e turistas, entrevistas em redes de rádio e televisão, uso das mídias sociais, sites institucionais e matérias em Jornais. A título de informação sobre alcance do aplicativo e público que possivelmente será impactado com disponibilização do conhecimento sobre a flora: No sítio Fundão do Crato depois do lançamento já foram cadastrado mais de 3.000 visitantes nas trilhas onde está implantado o projeto Ecomapss. Segundo gestores do Parque do Cocó em Fortaleza, a unidade é visitada por ano por um público entre 250.000 a 400.000 pessoas. Os resultados do projeto serão apresentados em jornadas acadêmicas e eventos científicos do IFCE e de outras organizações científicas de relevância reconhecida, publicação de midia ilustrada, além de submeter artigos científicos para publicação em periódicos.