Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
2ª IFMUN - FORTALEZA: GEOPOLÍTICA, DIREITOS HUMANOS E NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
23/03/2020
Previsão de Fim:
21/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego Gadelha de Almeida
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
David Moreno Montenegro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Diana Milena Peres de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Diego Gadelha de Almeida IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/03/2020 21/12/2020
Eugenia Tavares Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Fabiana Lima Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Jose William Moreira Moreno Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Lucas Barreto Dias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Maria Alana dos Santos Monteiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Integrante Sem vínculo Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Paulo Victor Souza Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/03/2020 21/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
MUN (Model United Nations) é o termo utilizado globalmente para nomear eventos acadêmicos de simulação de organismos das Nações Unidas (ONU). A atividade objetiva inserir estudantes no mundo das relações internacionais e dos direitos humanos, bem como desenvolver habilidades e competências relacionadas a oratória, argumentação, mediação de conflitos, trabalho em equipe e convivência com o contraditório. Em 2019, realizamos a 1ª Simulação da ONU no Campus Fortaleza (IFMUN), envolvendo público interno e externo. O presente projeto visa replicar a experiência, propondo a realização da 2ª Simulação da ONU (II IFMUN 2020), no Campus Fortaleza, contando, mais uma vez, com estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas do município de Fortaleza. O projeto busca, também, elaborar e disponibilizar metodologias e materiais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem das temáticas em foco no IFMUN (relações internacionais e direitos humanos). Por fim, objetivamos aplicar a metodologia do IFMUN em escolas públicas de ensino médio, ampliando o alcance do público alvo.
Justificativa
O IFMUN terá por objetivo principal a introdução dos estudantes, especialmente de escolas públicas, aos temas das relações internacionais e direitos humanos. Visará, também, o desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades lógicas e argumentativas dos participantes, bem como a aptidão para defender a Política Externa da nação representada, agregando-lhes experiência em diversos aspectos, entre eles: A. Retórica; B. Tolerância à diferentes posicionamentos; C. Capacidade de aprofundar-se e desafiar-se em discussões não habituais; D. Temas políticos e sociais, com foco na geopolítica internacional. Ademais, é de grande relevância promover o incentivo à cidadania, às ciências humanas, ao pensamento crítico e agregar conhecimentos sobre a conjuntura global. O presente projeto desperta, ainda, a necessidade do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da articulação de saberes e competências, bem como propõe novas metodologias de ensino que ultrapassam o espaço comum da sala de aula. Por fim, indicamos que o IFMUN busca aproximar o Instituto Federal do Ceará das escolas de ensino médio do município de Fortaleza, possibilitando intercâmbios entre professores e estudantes, com foco troca de experiências didático-pedagógicas.
Público Alvo
Alunos e professores de ensino médio de escolas públicas e privadas de Fortaleza.
Objetivo Geral
-Realizar a 2ª Simulação das Nações Unidas no IFCE - Campus Fortaleza (IFMUN - 2020), promovendo, assim, o debate geopolítico e as habilidades de oratória e retórica entre os alunos do ensino médio, bem como produzir e socializar experiências e materiais facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo Específico
-Elaborar materiais e recursos didáticos para a 2ª Simulação das Nações Unidades do IFCE, que serão utilizados posteriormente nas disciplinas de ciências humanas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFCE, como também disponibilizados para professores e estudantes das escolas públicas e privadas de Fortaleza. -Divulgar e refletir sobre problemas geopolíticos e dos direitos humanos em escala nacional e internacional. -Preparar os estudantes para eventos de simulação de caráter regional, nacional de internacional. -Proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares, vinculados ao ensino médio, um espaço de debate e formação cidadã. -Inovar e divulgar processos de ensino-aprendizagem relacionados a temática do evento.
Metodologia
O presente projeto contará com os seguintes eixos de ação: 1) Produção e divulgação de materiais didáticos e metodologias de ensino-aprendizagem; 2) Realização da 2ª Simulação da ONU, no Campus Fortaleza; 3) Apresentação e replicação da metodologia do IFMUN em escolas públicas convidadas. Para tal, executaremos as seguintes fases: Março: 1) Reunião com equipe organizadora para definição dos temas e comitês a serem simulados na 2ª edição do IFMUN Fortaleza. Abril e Maio: 2) Pesquisa e elaboração de materiais didáticos : caderno geopolítico, caderno de regras, caderno de metodologia. Junho: 3) Visita e apresentação da proposta do 2ª IFMUN Fortaleza em escolas públicas e privadas de Fortaleza. 4) Realização do Pré-IFMUN, com o objetivo de estimular a participação dos estudantes do IFCE-Campus Fortaleza 5) Divulgação do Edital e recepção das inscrições. Julho: 6) Divulgação dos alunos selecionados. 7) Seleção dos diretores de comitê e primeiro treinamento da equipe de execução da 2ª IFMUN. Agosto: 8) Encontros de estudos geopolíticos, mediado pelos professores envolvidos, como subsídio à equipe que coordenará a execução da simulação. Setembro: 9) Execução do evento, com 12 horas de duração. Data: 11 e 12 de setembro de 2020. Serão executados quatro comitês temáticos, com delegados (estudantes) de escolas públicas e privadas, selecionados mediante edital público. Outubro, Novembro e Dezembro: 10) Avaliação do evento e envio do relatório final. 11) Proposição de execução do IFMUN nas escolas visitadas. 12) Divulgação dos materiais didáticos e da metodologia do IFMUN para replicação em outros espaços educativos.