Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Observatório da Questão Hídrica do Ceará (OQHICE)
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Recursos Hídricos
Data de Início:
30/03/2020
Previsão de Fim:
30/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Quixeré
Potiretama
Limoeiro do Norte
Fortaleza
Aracati
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego Gadelha de Almeida
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline de Sousa Maia Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 2 30/03/2020 30/03/2022
Anjerliana Souza Oliveira Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 2 30/03/2020 30/03/2022
Diego Gadelha de Almeida IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/03/2020 30/03/2022
Jose Cesar Maia Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 13/07/2021 30/03/2022
MÁRIO MARTINS VIANA JÚNIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Integrante Sem vínculo Não 2 30/03/2020 30/03/2022
Paulo de Freitas Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/07/2021 30/03/2022
Ronilson de Morais Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Integrante Sem vínculo Não 3 30/03/2020 30/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão objetiva estruturar o Observatório da Questão Hídrica do Ceará – OQHICE. O Observatório terá quatro linhas de atuação: 1) cartografar, produzir fontes e sistematizar os conflitos hídricos em curso no Estado do Ceará; 2) analisar e produzir informações geográficas sobre os conflitos mais significativos; 3) cartografar, produzir fontes e sistematizar experiências de gestão sustentável – em consonância com os princípios de convivência com o semiárido – em execução no território cearense; 4) ofertar à comunidade materiais escritos e audiovisuais sobre a problemática hídrica do Estado do Ceará. O projeto terá duração inicial de dois anos, contando com uma equipe interinstitucional – Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFCE)
Justificativa
Embora o Brasil seja considerado um país rico no que diz respeito à disponibilidade hídrica, se situando na faixa entre 10 mil e 100 mil m³/pessoa/ano, a água se distribui desigualmente pelo território nacional, implicando em áreas com maior ou menor disponibilidade. A desigualdade, além de um fator natural, pode, também, ser produzida socialmente, via aporte de infraestruturas hídricas, financiada, principalmente, pelo poder estatal; pelas estratégias legais de privatização que transformam a água em um bem dotado de valor econômico, implicando em pagamento para seu acesso; ou mesmo pela territorialização de processos de produção hidrointensivos e monopolização das reversas hídricas naturais ou artificialmente construídas. No semiárido nordestino, tal desigualdade é complexificada em virtude da realidade climática da região, marcada, entre outros fatores, pela irregularidade espaço-temporal das precipitações. Sem considerar essas questões socioambientais, as políticas públicas de desenvolvimento desenhadas pelos entes estatais territorializam, no Ceará, empreendimentos produtivos hidrointensivos e potencialmente poluidores nas principais bacias do Estado, com destaque para o Vale do Jaguaribe, disparando tensões e conflitualidades em torno da água, seja do ponto de vista qualitativo e/ou quantitativo. Assim, urge a necessidade de analisar, sistematizar e divulgar os principais conflitos e tensões envolvendo a apropriação/dominação da água pelas frações de classe/aparato estatal com a justificativa de contribuir com o (re)desenho das políticas hídricas e a revisão de atividades econômicas que disparam e reproduzem injustiças socioambientais. Para tal, propomos a constituição do Observatório da Questão Hídrica do Ceará que buscará aglutinar a produção de fontes, materiais bibliográficos, bem como cartografar e oferecer análises sobre os conflitos e as resistências em curso em nosso Estado.
Público Alvo
Agricultores e agriculturas do Estado do Ceará; Membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Organizações da Sociedade Civil que trabalham com a temática da água, professores e estudantes que pesquisam a temática do projeto.
Objetivo Geral
Instituir o Observatório da Questão Hídrico do Ceará (OQHICE), que objetiva catalogar, cartografar, analisar e sistematizar informações geográficas sobre os principais conflitos territoriais de corte hídrico no Estado do Ceará.
Objetivo Específico
-Elaborar uma plataforma online para albergar o OQHICE, que contará com informações geográficas produzidas e sistematizadas pela equipe executora. -Produzir fontes, relatórios e cartografias da questão hídrica. -Contribuir com o desenvolvimento de pesquisas, relatórios e o (re)desenho de políticas públicas de corte hídrico em nosso Estado. -Munir a sociedade civil e o aparato estatal de informações geográficas sobre a questão hídrica no Estado do Ceará.
Metodologia
O Observatório da Questão Hídrica do Ceará terá quatro linhas de atuação: 1) cartografar, produzir fontes e sistematizar os conflitos hídricos em curso no Estado do Ceará; 2) analisar e produzir informações geográficas sobre os conflitos mais significativos; 3) cartografar, produzir fontes e sistematizar experiências de gestão sustentável – em consonância com os princípios de convivência com o semiárido – em execução no território cearense; 4) ofertar à comunidade materiais escritos e audiovisuais sobre a problemática hídrica. O OQHI contará com uma plataforma online que albergará os resultados das quatro linhas de ações retrocitadas, facilitando o (re)conhecimento da questão hídrica cearense. A alimentação da plataforma será mensal, demandando dedicação de 4 horas semanais para pesquisa bibliográfica, produção de fontes, relatórios, mapas, trabalhos de campo, produção audiovisual e coordenação da equipe. O projeto contará com as seguintes etapas: 1) produção e sistematização de dados, materiais bibliográficos, fontes, relatórios técnicos. 2) produção de cartografias dos conflitos hídricos. 3) Montagem e divulgação da plataforma que albergará o OQHICE. 4) Alimentação mensal do Observatório. 5) Apresentação das potencialidades do OQHICE para grupos sociais envolvidos na temática do projeto (organizações não-governamentais, movimentos sociais, instituições de ensino e poder público). 6) Realização de Palestras, Minicursos e Oficinas para divulgação dos resultados e informações sistematizadas pelo Observatório. Durante a vigência do presente projeto o Vale do Rio Jaguaribe (Baixo e Médio curso do rio) será o primeiro recorte espacial a ser pesquisado, compondo inicialmente o acervo do OQHI. As reuniões e atividades do projeto serão realizadas preferencialmente no Campus Fortaleza e na sede da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte.