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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Alfabetização de jovens e adultos: o desenvolvimento de formas de aprendizagem a partir da interpretação crítica dos textos.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
23/10/2019
Previsão de Fim:
23/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Granja
Camocim
Barroquinha
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iziane Silvestre Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cyntia Maria Silva Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/10/2019 23/12/2019
Eliene Moraes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/10/2019 23/12/2019
Iziane Silvestre Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/10/2019 23/12/2019
Jobabe Lira Lopes Leite de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 23/10/2019 23/12/2019
Mônica dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/10/2019 23/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CEJA Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 60,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação brasileira tem passado por um processo bastante complexo no que se refere ao ensino aprendizagem de Língua Portuguesa dos estudantes da EJA. Muitos têm sido os graus de dificuldades de leitura e interpretação textual desses educandos. Assim sendo, se faz necessárias as contribuições dos educadores e da comunidade na formação dos discentes da Educação de Jovens a Adultos. Em se tratado do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA, um espaço bastante amplo que recebe estudantes de todas as modalidades de ensino, no qual não concluíram seus estudos no tempo regular, esses alunos necessitam de suporte e motivação para permanecerem na instituição escolar. Uma inovação de métodos e materiais atualizados que façam parte da sua realidade social. Os alunos da EJA possuem um conjunto de experiências de vida e têm capacidade de fazer uma leitura da realidade social da qual fazem parte. O desafio da escola é desenvolver nos estudantes da EJA o gosto pela leitura e este caminho será mais prazeroso se o docente partir dos conhecimentos que constituem o universo sociocultural dos discentes. Por esse motivo, se torna relevante a criação de um projeto na área de Língua Portuguesa que dê suporte aos estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) nos eixos: leitura e interpretação textual, à fim de melhorar o seu desempenho escolar discentes da EJA contribuindo na sua formação.
Justificativa
O projeto nasceu a partir da realidade de muitos discentes do EJA. Após o estágio supervisionado de uma das alunas do curso de letras, esta verificou a quantidade de pessoas devidamente matriculadas no CEJA, porém, apresenta uma quantidade bastante elevada de evasão, devido as dificuldades de conclusão do curso. Por conta disso, foi pensado em um projeto de extensão, cujo objetivo concentra-se em proporcionar metodologias apropriadas para a compreensão e interpretação crítica dos textos, partindo da realidade objetiva dos alunos e avançando para a discussão de problemáticas mais avançadas de interpretação do texto. É sabido que a falta de leitura prejudica o desenvolvimento do aluno na escola e nas disciplinas. Todavia, quando ele tem o hábito de ler, o texto pode apresentar inúmeros significados para ele. E é por essa busca de um novo pensar, de uma construção de conhecimento que se renova todos os dias que o ato de ler se torna tão significante ao ser despertado. Por isso é fundamental levar para os estudantes da EJA essa visão de um novo texto, à fim de que isso se torne um hábito prazeroso para eles e não mais uma imposição. Por fim, como forma de melhorar a aprendizagem adquirida no português, realizaremos as atividades de leitura, na organização de oficinas lúdicas de leituras, usando para esse fim, textos literários, poemas, músicas e contos que refletem ou simbolizam os universos reais e alegóricos presente nas identidades socioculturais dos discentes da EJA em dificuldades de aprendizagem, especialmente aquelas alusivas às habilidades de leitura e interpretação textual.
Público Alvo
Alunos do CEJA
Objetivo Geral
Promover oficinas com textos diversificados que circulam no cotidiano desses estudantes;
Objetivo Específico
• Desenvolver nos estudantes da EJA o gosto pela leitura. • Ampliar a visão mostrando que, a leitura e as experiências são capazes de transformar o presente e construir um futuro propício para eles; • Aperfeiçoar a leitura e interpretação textual.
Metodologia
Para a compreensão das principais dificuldades dos educandos, primeiramente realizaremos um estudo acerca dos principais interesses dos alunos. Por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, sondaremos com os estudantes matriculados no CEJA, especialmente aqueles que apresentam um déficit de aprendizagem, qual a realidade deles. As perguntas devem conter dados pessoais e acerca da realidade socioeconômica dos discentes a fim de, posteriormente, realizar a escolha dos materiais para serem abordados em sala de aula. Selecionado os alunos e os materiais das oficinas, trabalharemos as temáticas de leitura e interpretação de textos, obedecendo a uma ordem de inicialmente trabalhar com textos mais simples e ir complexificando à medida que percebe uma maior compreensão dos textos. Será confeccionada uma mini-cartilha com os textos, desenvolvendo a seguinte rotina: leitura dos textos, atividades práticas de interpretação do texto e ao final da aula, será feito um resgate das discussões realizadas acerca dos textos, disponibilizando, ao final, 30 minutos para que os alunos expressem, analisem e deixem suas impressões acerca da leitura. Ao todo, serão realizadas 10 oficinas e como atividade complementar, realizaremos uma produção textual, sendo, portanto, a culminância dos momentos vivenciados na formação dos jovens e adultos.