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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Boas Práticas Ambientais
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
11/03/2020
Previsão de Fim:
10/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixelô
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maslandia Nogueira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maslandia Nogueira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 11/03/2020 10/03/2022
Renato Peixoto Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/03/2020 10/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Boas Práticas Ambientais é uma iniciativa de extensão do IFCE, campus Iguatu, que busca promover a educação ambiental, a partir de atividades experimentais, para alunos de ensino médio externos à instituição, tendo em vista uma educação com responsabilidades ambientais, procurando formar indivíduos preocupados com os problemas do meio ambiente, que busquem a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando os aspectos da sociedade em que estão inseridos. Espera-se ainda que, o público alvo desenvolva uma série de avanços, tais como: assimilação dos conteúdos, contextualização dos conhecimentos químicos, maior proximidade com o professor e com os colegas de classe, despertar a curiosidade e interesse pela ciência, e consequentemente, um melhor desempenho escolar. Todos os experimentos desenvolvidos nesse projeto terão como temática principal problemáticas ambientais e serão de fácil aplicação, sem a necessidade de um laboratório e nem de reagentes, vidrarias e equipamentos sofisticados, visto que serão utilizados materiais alternativos, acessíveis e de baixo custo.
Justificativa
O ensino de Química deve propiciar aos alunos a capacidade de compreender a realidade em que estão inseridos, possibilitando assim, sua transformação. A abordagem da temática ambiental, visando um processo ensino-aprendizagem dinâmico, interdisciplinar e contextualizado é uma forma do professor despertar nos alunos a consciência da importância da Química e levá-los a construir conceitos significativos para a qualidade de vida, tanto para nós, seres humanos, quanto para o meio ambiente. É indiscutível a necessidade de conservação e defesa do meio ambiente. Para tanto, os indivíduos precisam ser conscientizados e, para que esta tomada de consciência se alastre entre presentes e futuras gerações, é importante que se trabalhe a educação ambiental dentro e fora da escola, incluindo projetos que envolvam os alunos. O professor é capaz de transmitir para seus alunos a mensagem de preservação que será multiplicada, pois será passada à família e aos que tiverem contato com o aluno que, contagiado e motivado pelas ações apreendidas na escola irá atuar como agente multiplicador da mensagem. Desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, através de métodos ativos, como atividades experimentais, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente, pode ser um instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza, o que garantiria uma melhor qualidade de vida às futuras gerações. Já é compreendido a importância pedagógica da experimentação como ferramenta para melhoria do ensino de Química e Ciências no geral. Aulas práticas revelam uma série de vantagens e avanços no aprendizado de alunos, tais como: contextualização dos conteúdos, desenvolvimento de raciocínio, estímulo ao pensamento crítico, resolução de problemas, além de desenvolver a curiosidade pela Ciência e pela pesquisa. “A experimentação desperta forte interesse entre os alunos proporcionando um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos. As atividades experimentais possibilitam que o aluno construa seu conhecimento” (GIORDAN, 2003). A escola educa, por sua vez, também é responsável pela sociedade. Formar alunos com responsabilidade ambiental, é mais que isso, é formá-los com responsabilidade social, pois cuidar do meio em que se vive é pensar na sociedade. É com base nestes aspectos que julgamos relevante a iniciativa proposta nesse projeto de extensão.
Público Alvo
Alunos do ensino médio da escola pública estadual EEM Professor Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, situada na cidade de Quixelô – CE.
Objetivo Geral
Promover avanços nos âmbitos de compreensão e assimilação dos conhecimentos químicos a partir de atividades experimentais contextualizadas abordando temas relacionados ao meio ambiente.
Objetivo Específico
Facilitar o processo de ensino-aprendizagem melhorando a compreensão e consequente, assimilação dos conteúdos; Contextualizar conteúdos abstratos com o cotidiano do aluno; Estimular a capacidade de raciocínio e questionamentos para a resolução de problemas; Quebrar paradigmas e estereótipos limitados sobre a ciência; Despertar o interesse e a curiosidade dos alunos por pesquisa científica; Promover a educação ambiental na escola, conscientizando os alunos da necessidade de proteção do meio ambiente; Estudar conteúdos de Química por meio de atividades experimentais que abordem questões relacionadas ao meio ambiente, tais como, lixo, poluição, chuva ácida, aquecimento global, efeito estufa, camada de ozônio, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade.
Metodologia
Aulas baseadas em atividades experimentais com abordagem e discussão de questões pertinentes envolvendo o meio ambiente. Encontros semanais com duração de 1 hora e 30 minutos realizados em sala de aula com os alunos do ensino médio da escola pública estadual EEM Professor Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, situada na cidade de Quixelô – CE.