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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Oficina de Práticas Pedagógicas no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
13/03/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
17
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
350
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Euzene Mendonca Barbosa Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Euzene Mendonca Barbosa Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/03/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto é de caráter individualizado, para contemplar a realidade da unidade escolar a que se destina, uma vez que esta compreende um universo único da realidade educacional onde se pretende atuar, foi concebido para ser aplicado de forma concomitante em diversificados ambientes, com o fito de em seu conjunto propiciar maiores oportunidades de aplicação e de ampliar a interpretação analítica acerca de seus resultados; tem sido realizado ao longo dos últimos 4 (quatro) anos por alunos da disciplina de Políticas e Práticas Educacionais dos cursos de Física e Matemática do IFCE Campus Fortaleza, consiste em oferecer aos alunos destas disciplinas além do conhecimento relativo ao estado da arte das práticas metodológicas e dos fatores resultantes das políticas educacionais vigentes em seus campos específicos de atuação, que lhes serão necessárias no desempenho de suas futuras atividades como docentes, a oportunidade de compartilhar desta experiências com docentes já em atividade, por meio da aplicação em campo real do que tem sido estudado em sala de aula, através da aplicação de métodos de identificação de necessidades e dificuldades na transmissão de conhecimentos por parte dos docentes da escola participante, por meio de oficinas, propiciando o desenvolvimento conjunto de um planejamento de atividades de cunho metodológico propício a superação das dificuldades diagnosticadas, propiciando tanto um incremento nos níveis de aprendizagem dos alunos das escolas participantes, quanto o aprimoramento das técnicas de ensino aplicáveis pelos seus professores que tomarão ciência destas novas práticas.
Justificativa
Segundo a ProfªDrª Guiomar Namo de Mello, diretora da EBRAP (Escola Brasileira de Professores) “o professor brasileiro carece urgentemente de orientação e de uma formação melhor”, segundo esta renomada autora, o professor brasileiro na média, não tem um grande domínio do conteúdo a ser ensinado e muito menos da maneira como este assunto deve ser transmitido. Quando levamos esta dramática consideração ao campo da Física e da Matemática, que pela presença do cálculo como parte preponderante do processo de ensino-aprendizagem, esta realidade torna-se ainda mais sensível, uma vez que a apreensão do saber vai depender de conhecimentos prévios que em determinadas situações podem inviabilizar completamente o desenvolvimento de uma turma inteira, naquela matéria, por conta da necessidade de se retornar a conceitos anteriores a fim de preencher as lacunas nos saberes que naquele momento serão necessárias, para só então se prosseguir nos temas de momento, a serem tratados. Estas idas e vindas nas temáticas podem representar um fator de complicação muito exacerbado e frequente para qualquer docente, uma vez que é necessário para estes casos uma conjunção de saberes e habilidades de cunho pedagógico empírico e prático para não se perder por completo o controle do conjunto do processo de ensino que se pretende atingir em uma determinada classe. Nos últimos tempos porém, o surgimento de métodos que tornem a transmissão de conhecimentos desta área mais acessíveis de formas diferentes do que tem sido praticado nas últimas décadas, tem impulsionado no campo educacional, movimentos com base nas metodologias ativas, em especial neste campo elementos de gamificação e outros elementos com base no uso da informática voltados para o ensino da matemática e da física que propiciem aos docentes que as aplicarem novas possibilidades para transmitir conceitos, fórmulas e teorias que facilitem o seu ato como facilitador no desenvolvimento destes conhecimentos aos seus alunos. Este projeto busca levar a apropriação destas novas práticas metodológicas educacionais ao sistema educacional real, uma vez que nossos alunos de graduação do IFCE já se apropriaram delas ao longo de sua formação, aos docentes de suas mesmas áreas de formação que já estejam em atividade no campo real, como forma de apresenta-los estas novas iniciativas e ao mesmo tempo, confrontar nossos alunos com a realidade de seus futuros campos de trabalho, oferecendo-os a oportunidade tanto de multiplicar seus conhecimentos para o benefício do sistema, quanto para colocá-lo em prova diante das duras realidades do campo onde em breve estarão atuando profissionalmente de modo a contribuir para gerar benefícios em termos de aprendizagem para os alunos de seus colegas já docentes e portanto contribuir para a aplicação posterior dos novos métodos, na esperança de auxiliar para a melhoria dos resultados em termos de aprendizagem no ambiente em que atuar através deste programa.
Público Alvo
Este projeto busca atender a totalidade dos professores das disciplinas Física e Matemática do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, num total de 8 professores de Matemática e 7 Professores de Física. Uma vez que potencialmente todos os alunos do Ensino Médio desta escola passam por esta disciplina, e considerando que apenas parte dos professores as aplique em sua rotina, para parte de seus alunos consideramos que o impacto da aplicação das novas metodologias e instrumentos que serão apresentados aos professores nas oficinas poderão atingir pelo menos 350 alunos deste universo total.
Objetivo Geral
Levar ao cotidiano da escola participante a prática instrumentos de metodologias ativas como a gamificação e a utilização de elementos de informática para o desenvolvimento de melhores níveis de aprendizagem de seus alunos nas áreas de Física e Matemática.
Objetivo Específico
• Realizar um diagnóstico das maiores dificuldades dos docentes da escola participante de intervenção metodológica nos conteúdos de Matemática e Física na escola participante; • Promover através de visita técnica pedagógica coordenada pela docente responsável por este projeto, a capacitação e o esclarecimento da equipe gestora e dos professores da escola a respeito dos métodos e práticas a serem adotados pelos alunos na execução das oficinas; e • Realização de Oficinas de práticas pedagógicas para os docentes da escola participante com o objetivo de aplicar formatos e instrumentos de gamificação e utilização da informática ao ensino de matemática e física na escola participante; e • Acompanhar a aplicação das novas práticas pedagógicasos pelos docentes da escola participante a seus alunos.
Metodologia
Este projeto está baseado numa estratégia de estudo de campo com observação participante visando a difusão de conhecimentos técnico pedagógicos a serem multiplicados posteriormente pelo pessoal da escola participante. Será dividido em 5 (cinco) fases, nas quais participarão tanto a docente do IFCE coordenadora do projeto, seus alunos de graduação, a equipe gestora e professores da escola participante e seus alunos. 1ª Fase – Aprimoramento do Conhecimento Técnico Pedagógico Esta fase acontecerá no decorrer da disciplina de Práticas Educativas na qual os alunos estão matriculados, compreenderá no revisão de todos os conceitos pedagógicos atinentes a realização de diagnósticos, utilização de instrumentos qualitativos de análise (entrevistas e questionários semiestruturados) e a metodologia ativa especificamente voltados para a aplicação de instrumentos de gamificação e utilização de informáticano ensino de matemética e física, com o intuito de dotar os alunos de graduação dos conhecimentos necessários do que poderão encontrar na fase de diagnóstico do projeto; 2ª Fase – Diagnóstico do Ambiente Escolar e Necessidades dos docentes da escola Esta fase ocorrerá na própria escola em estudo e será realizada pelos alunos de graduação do IFCE, que no campo entrarão em contato com a equipe gestora e docente da escola, em um primeiro momento apresentando o projeto em si e posteriormente identificando as necessidades em termos de dificuldades de aprendizagem dos alunos da escola naquele momento, restabelecendo em conjunto uma tabela de necessidades a serem atendidas pelas oficinas que posteriormente serão realizadas. 3ª Fase – Visita Técnica Pedagógica Esta fase ocorrerá na própria escola em estudo e será realizada em conjunto pela docente do IFCE coordenadora do grupo, com o apoio dos pesquisadores do GEPEA e dos alunos de graduação do IFCE designados para esta unidade escolar, com a equipe de gestão e docente da escola, com o fito de programar e planejar as atividades a serem realizadas para efetivação das oficinas de formação em práticas metodológicas ativas. 4ª Fase – Oficina de Metodologia Ativa Esta fase será conduzida pelos alunos de graduação do IFCE junto aos docentes e coordenadores pedagógicos da escola participante e consistira no desenvolvimento de estratégias e utilização de instrumentos de educação ativa, destinados a atender ao quadro de necessidades elaborado na 2ª fase do projeto. 5ª Fase – Oficina Ativa Esta fase será conduzida em conjunto pelos alunos de graduação do IFCE e os professores da escola, consistirá na aplicação para os alunos da escola dos instrumentos de gamificação e de informática elencados na 4ª Fase para todos os alunos dos professores que passaram pela oficina a fim de fundamentar neles os conceitos de execução e motivá-los pela mensuração dos resultados obtidos na apreensão dos saberes relativos as temáticas trabalhadas. Ao final os alunos de graduação participantes, confeccionarão um relatório final sobre a execução do projeto de extensão e o apresentarão em forma de seminário em sala de aula. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Fase Atividade Responsável Prazo 1 Apropriação do Conhecimento Teórico Profª. Euzene 16/3/20 Definição de Equipes e Escolas participantes Profª. Euzene 16/3/20 2 Diagnóstico de Situação e Necessidades Alunos IFCE 18-23/3 Entrevistas com Equipe gestora e pedagógica Alunos IFCE 30/3-10/4 Entrevista com Docentes Alunos IFCE 30/3-10/4 Elaboração da Tabela de necessidades Alunos IFCE 13-15/4 3 Visita Técnica-Pedagógica Prof Euzene 16-24/4 4 Oficina de Metodologia Ativa Alunos IFCE 27/4-8/5 Planejamento dos Conteúdos Alunos IFCE Escolha dos instrumentos Alunos IFCE Validação dos planejamento Profª. Euzene 11-15/5 5 Oficina Ativa Alunos IFCE 18-29/05 Final Elaboração do Relatório Final Alunos IFCE 1-5/6 Apresentação do Seminário Profª. Euzene 8-19/6 REFERÊNCIAS BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: uma estratégia para aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 2014. MELO, G. Educação Escolar Brasileira: o que trouxemos do século XX? Porto Alegre. Artmed, 2004. SOARES, S. Educação e comunicação: o ideal de inclusão pelas tecnologias de informação: otimismo exarcebado e lucidez pedagógica. Cortez, 2006.