Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Oficina de Desenvolvimento Curricular na Escola Antonio Sales
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
13/03/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Euzene Mendonca Barbosa Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Euzene Mendonca Barbosa Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/03/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto é de caráter individualizado, para contemplar a realidade da unidade escolar a que se destina, uma vez que esta compreende um universo único da realidade educacional onde se pretende atuar, foi concebido para ser aplicado de forma concomitante em diversificados ambientes, com o fito de em seu conjunto propiciar maiores oportunidades de aplicação e de ampliar a interpretação analítica acerca de seus resultados; tem sido realizado ao longo dos últimos 4 (quatro) anos por alunos da disciplina de Currículos e Práticas Educacionais dos cursos de Física e Matemática do IFCE Campus Fortaleza, consiste em oferecer aos alunos de graduação destas disciplinas além do conhecimento relativo ao estado da arte da construção do conhecimento com base no processo de ensino-aprendizagem estruturado através dos currículos das disciplinas, suas resultantes em termos de método de disseminação destes saberes e dos fatores resultantes das políticas educacionais vigentes em seus campos específicos de atuação, que lhes serão necessárias no desempenho de suas futuras atividades como docentes, a oportunidade de compartilhar desta experiências com docentes já em atividade, por meio da aplicação em campo real do que tem sido estudado em sala de aula, através da aplicação de métodos de identificação de necessidades e dificuldades no aparato político-administrativo da unidade escolar, dos parâmetros avaliativos tanto do ato de ensinar e seu conteúdo, quanto do aprendizado dele resultante por parte dos coordenadores pedagógicos e docentes da escola participante, através de oficinas, que proporcionem desenvolvimento conjunto da atualização (ou criação) do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, para direcionar com base nos conceitos mais atuais as práticas, políticas, conceitos e atuação da escola diante da realidade do desenvolvimento das ciências da educação perante as demandas e necessidades atuais da comunidade escolar, proporcionando com isso tanto um incremento (presumível) nos níveis eficácia na coordenação das atividades da equipe pedagógica e docente da escola, no que concerne a aplicação e ao aprimoramento das técnicas de ensino aplicáveis pela equipe docente que tomarão ciência destas novas práticas de forma assistida, sem custo.
Justificativa
O Projeto Político Pedagógico (PPP) poderia ser caracterizado como o documento de identidade da escola, foi formalizado como exigência para qualquer unidade escolar do ensino infantil ao médio através da LDB de 1996 (Lei 9394/96) e portanto deveria representar um guia para a escola no que diz respeito a sua forma de transmitir o conhecimento a seus alunos, que conhecimento e em que enfoque seriam transmitidos, através de que método, por que tipo de professores, com base em considerações da comunidade escolar e da realidade em que aquela unidade escolar se insere, no entanto o que se percebe no ambiente do sistema brasileiro de ensino é que em média, o PPP tem servido apenas como uma exigência administrativa onde a escola (por meio de seu corpo gestor e docente) não o tem como o farol direcionador de sua atividade, nem como o eixo de seus planos de ação pedagógica (quando existem). Este distanciamento, possivelmente se deva as constantes variações na composição das equipes das escolas, nomeadamente no corpo diretor e de coordenação pedagógica, e a dificuldade de manter atualizado um documento que a primeira vista pode ser sobrepujado pela rotina diária adaptada diariamente diante do “caos” que a escola geralmente enfrenta ao longo de um ano letivo, o que leva toda a equipe a valorizar mais a reação as contingências que possam se apresentar em detrimento a preparação e o planejamento prévio de ações para evitar que as situações se tornem problemas a serem resolvidos de improviso. Este projeto busca levar a escola participante um novo olhar sobre o que representa o seu PPP e mostrar como as novas práticas de gestão e administração escolar, dirigidas a formulação do currículo de cada disciplina, podem ser aplicadas como instrumentos para a melhoria dos resultados da escola como um todo, uma vez que nossos alunos de graduação do IFCE estão sendo capacitados a como futuros docentes, basearem suas atuações em parâmetros curriculares, metodológicos, práticos e conceituais atualizados, tendo se apropriado de tudo isto ao longo de sua formação, podem complementar estes saberes e estas vivencias através da interação com a equipe pedagógica da escola, se aproximando do ambiente real no campo, como forma de também contribuir na reformulação (ou criação) dos elementos componentes do PPP, ou do próprio onde não existir, tendo oportunidade de apresentar estas novas iniciativas e ao mesmo tempo, confrontarem-se com a realidade de seus futuros campos de trabalho, oferecendo-os a oportunidade tanto de multiplicar seus conhecimentos para o benefício do sistema, quanto para colocá-lo em prova diante das duras realidades do campo onde em breve estarão atuando profissionalmente de modo a contribuir para gerar benefícios em termos de performance para a equipe gestora e docente da escola e consequentemente para os seus alunos.
Público Alvo
Este projeto busca atender a equipe gestora e de coordenação pedagógica da escola participante, cujas ações se aplicadas conforme se orientará nesta ação, tem o potencial de influenciar melhorias na eficácia do processo de ensino-aprendizagem para todos os seus alunos; será considerado por prudência, apenas parte dos mesmo como beneficiários
Objetivo Geral
Realizar uma intervenção assistida a escola participante com o intuito de prover a atualização do Plano Político Pedagógico da mesma, com o fito de adequar a sua realidade de atuação aos dispositivos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Objetivo Específico
• Realizar um diagnóstico da situação do atual PPP da escola e da observância no plano de ação das ações e parâmetros da BNCC; • Promover através de visita técnica pedagógica coordenada pela docente responsável por este projeto, a capacitação e o esclarecimento da direção e da equipe de coordenação pedagógica a respeito da atualização (ou criação) do PPP e da implementação dos parâmetros da BNCC a serem tratados nas oficinas; • Realização de Oficinas de planejamento e preparação para atualização do PPP e implementação dos parâmetros da BNCC para direção, coordenadores pedagógicos e docentes componentes da comissão de aprimoramento a ser criada na escola para este fim; e • Acompanhar o desenvolvimento do PCC e do planejamento curricular para aplicação da BNCC no ano de 2021.
Metodologia
Este projeto está baseado numa estratégia de estudo de campo com observação participante visando a difusão de conhecimentos técnico pedagógicos a serem multiplicados posteriormente pelo pessoal da escola participante. Será dividido em 5 (cinco) fases, nas quais participarão tanto a docente do IFCE coordenadora do projeto, seus alunos de graduação, a equipe gestora e professores da escola participante. 1ª Fase – Aprimoramento do Conhecimento Técnico Pedagógico Esta fase acontecerá no decorrer da disciplina de Currículos e Práticas Educativas na qual os alunos estão matriculados, compreenderá no revisão de todos os conceitos pedagógicos atinentes a realização de diagnósticos, planejamento para criação e/ou atualização de um Plano Político Pedagógico e do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de dotar os alunos de graduação dos conhecimentos necessários do que poderão encontrar na fase de diagnóstico do projeto; 2ª Fase – Diagnóstico do Ambiente Escolar e Necessidades da escola Esta fase ocorrerá na própria escola em estudo e será realizada pelos alunos de graduação do IFCE, que no campo entrarão em contato com a equipe de direção e coordenação pedagógica, em um primeiro momento apresentando o projeto em si e posteriormente identificando as necessidades em termos de atualização (ou criação) do PPP da escola, suas dificuldades na aplicação da BNCC ao seu currículo, elaborando em conjunto uma tabela de necessidades a serem atendidas pelas oficinas que posteriormente serão realizadas. 3ª Fase – Visita Técnica Pedagógica Esta fase ocorrerá na própria escola em estudo e será realizada em conjunto pela docente do IFCE coordenadora do grupo, com o apoio dos pesquisadores do GEPEA e dos alunos de graduação do IFCE designados para esta unidade escolar, com a equipe de direção, coordenação pedagógica e docentes incluídos na comissão de elaboração/atualização do PPP, com o fito de programar e planejar as atividades a serem realizadas para efetivação das oficinas de formação em práticas curriculares. 4ª Fase – Oficina de Metodologia Ativa Esta fase será conduzida pelos alunos de graduação do IFCE junto aos membros da comissão de atualização/criação do PPP da escola participante e consistirá no desenvolvimento de estratégias e utilização de instrumentos de desenvolvimento curricular, destinados a atender ao quadro de necessidades elaborado na 2ª fase do projeto. 5ª Fase – Oficina Ativa Esta fase será conduzida em conjunto pelos alunos de graduação do IFCE e a comissão de atualização/criação do PPP e de implementação da BNCC para 2021, consistirá na aplicação da metodologia definida na 3 Fase deste projeto, para ao seu final apresentar um PPP atualizado e um plano de ação para aplicação da BNCC no ano de 2021. Ao final os alunos de graduação participantes, confeccionarão um relatório final sobre a execução do projeto de extensão e o apresentarão em forma de seminário em sala de aula. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Fase Atividade Responsável Prazo 1 Apropriação do Conhecimento Teórico Profª. Euzene 16/3/20 Definição de Equipes e Escolas participantes Profª. Euzene 16/3/20 2 Diagnóstico de Situação e Necessidades Alunos IFCE 18-27/3 Entrevistas com Equipe gestora e pedagógica Alunos IFCE 30/3-10/4 Entrevista com Docentes Alunos IFCE 30/3-10/4 Elaboração da Tabela de necessidades Alunos IFCE 13-15/4 3 Visita Técnica-Pedagógica Prof Euzene 16-24/4 4 Definições de missão, visão e valores Alunos IFCE 27/4-14/6 Diagnóstico da clientela e da comunidade escolar Alunos IFCE Estabelecimento de diretrizes pedagógicas Alunos IFCE Elaboração do Plano de ação para BNCC Alunos IFCE Validação do Planejamento Profª. Euzene 11-15/5 5 Construção do PPP e Plano de Ação Alunos IFCE 18-29/5 Final Elaboração do Relatório Final Alunos IFCE 1-5/6 Apresentação do Seminário Profª. Euzene 8-19/6 REFERÊNCIAS BRASIL, Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRITO, A. LDB da “Conciliação” possível à Lei “proclamada”. Graphitte: Belém, 1997. DEMO, P. Desafios modernos da educação. 10ed. Petropolis: vozes, 2009. SILVA, A. Projeto pedagógico: instrumento de gestão e mudanças. UNAMA: Belém, 2009. VEIGA, I. Projeto político-pedagógico; uma construção possível. Campinas: Papiros Editora, 1997.