Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Lei 10.639/2006 e sua implementação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Jesus Maria José - Ações de Extensão e Formação para docentes e Discentes - 2020
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
16/03/2020
Previsão de Fim:
23/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/03/2020 23/12/2020
Antonia Aparecida Araujo Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 16/03/2020 23/12/2020
Antonio Cavalcante de Almeida IFCE - FORTALEZA Integrante Sem vínculo Não 2 16/03/2020 23/12/2020
Carolinne Melo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/03/2020 23/12/2020
Erica Maria Bezerra Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 16/03/2020 23/12/2020
FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA HOLANDA Neabi Integrante Sem vínculo Sim 12 16/03/2020 23/12/2020
Raquel Silva dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 16/03/2020 23/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEF JESUS MARIA JOSE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 4.690,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Propomos, enquanto NEABI - Campus Fortaleza, o Projeto Educação, Teatro e as Relações Étnico Raciais Junto à Escolas de Ensino Fundamental. Um diálogo muito sólido vem sendo realizado junto à Escola de Ensino Fundamental e Médio Jesus Maria José, onde se propõem "estabelecer um movimento de pensar a desconstrução do racismo, como também outras questões que apresentam-se entrelaçadas a essas temáticas, à exemplo de gênero e classe por meio do Teatro e do trabalho com o corpo e a fala. Busca-se, ainda, compreender e propor caminhos que perpassa e proporciona a comunidade escolar discutir, compreender e gerar conhecimento a partir das vivências, experiências práticas do lugar em que alunos, gestores e professores da escola estão, com a relação as questões de raça, gênero e classe e assim podendo avançar em uma educação anti-racista na Escola de Ensino Fundamental e Médio Jesus Maria José situada à Rua Mangueira, 134 - Quintino Cunha, zona oeste de Fortaleza, CE. A instituição atender aos residentes do Bairro Quintino Cunha e estende o raio de ação ao Bairro Antônio Bezerra. A população desses dois bairros é composta por famílias de classe média baixa e um grande número de baixa renda (Fonte: Projeto Político Pedagógico -PPP).
Justificativa
Tendo o Teatro como área de conhecimento para pensar e construir caminhos possíveis que possa promover tomada de consciência críticas e propositiva como disse Boal (2009 )“ um ensaio para vida”. Nesse caso a abordagens do Teatro do Oprimido -TO de Augusto Boal e o Teatro Negro, mas especificamente o Teatro experimental do negro -TEN pensado por Abdias do Nascimento serão condutores do ensino e extensão sobre os temas abordados e gerados na escola relacionados às respectivas temáticas.
Público Alvo
Estudantes e Docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jesus Maria José, em um quantitativo de 100 pessoas
Objetivo Geral
Estabelecer formações a partir de palestras e oficinas ligadas à pauta de uma educação afro-referenciada, anti-racista por meio do ensino de Teatro do Oprimido e Teatro Negro considerando a utilização pesquisar, autores, recursos didáticos, tradição oral, memória e metodologias relacionadas às relações raciais.
Objetivo Específico
Estabelecer palestras sobre uma educação anti-racista na Escola de Ensino Fundamental e Médio Jesus Maria. Propor metodologias de ensino para a área artes a partir do Teatro negro e teatro do oprimido. Desenvolver oficinas de Teatro Negro e do teatro do oprimido para discente e docentes da escola Escola de Ensino Fundamental e Médio Jesús Maria, a fim de discutir as relações sociais e étnico raciais. Desenvolver rodas de debates sobre os desafios de ensino a partir da raça, gênero e classe.
Metodologia
Palestras a serem realizadas por educadores e militantes sociais relacionando-as à temática das relações raciais; Envolver os estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Jesus Maria na realização e participação de oficinas que discutam a temática proposta; Mobilizar, através de divulgações, a escolas para realização e participação de docentes e demais educadores e discentes, técnico nas palestras e oficinas. Encontros semanais de 4 horas aula. Cronograma Fevereiro -Articulação e organização do Neabi fortaleza junta a escola Escola de Ensino Fundamental e Médio Jesus Maria. Março a Junho - Realização de formação para professores sobre teatro, educação afro referenciada e oficinas para comunidade escolar sobre Teatro do Oprimido. Julho a dezembro - Formação para professores sobre gênero e educação, educação para as relações étnico raciais, oficinas de Teatro Negro e finalização do projeto.