Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Marcos da Civilização: Uma Linha do Tempo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
03/04/2020
Previsão de Fim:
03/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Icapuí
Fortim
Fortaleza
Beberibe
Aracati
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ricardo Lenz Cesar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Charles Vasconcelos Vale IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/03/2020 20/03/2022
Marcelo Moura de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 20/03/2020 20/03/2022
Rafael de Sousa Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/04/2020 20/03/2022
Ricardo Lenz Cesar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/03/2020 20/03/2022
Roberto de Almeida Facanha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/03/2020 20/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Muitos alunos jovens têm atualmente maior facilidade de aprendizado com recursos visuais, gráficos, digitais. Isso ocorre porque utilizam frequentemente dispositivos eletrônicos como celulares e/ou computadores, TV, jogos eletrônicos, etc. Alguns conteúdos de ensino tradicional podem ter dificuldade de atingir esse público. Em especial, a História da civilização, o desenvolvimento das ciências e tecnologias, os momentos de ascensão e queda de vários povos, enfim, os grandes marcos da civilização, formam um patrimônio histórico-cultural importantíssimo que nos ajuda a compreender nossa própria história, de onde viemos, porque estamos enfrentando os problemas de hoje e fomentam as inspirações dos nossos melhores momentos para podermos olhar para o futuro com uma vista renovada. Seria, portanto, grave omissão deixar tal patrimônio no passado. Cabe, então, uma ação que fomente o contato do jovem, ávido por conteúdos visuais e digitais na Internet, com uma apresentação desse tipo de matéria, sendo este, portanto, o tema central do presente projeto. Para facilitar o acesso a informação e educação, isso se dará por meio de um site visual público disponível para alunos de todas as instituições.
Justificativa
A Justificativa deste projeto se dá para atingir o público jovem, visando apresentar conteúdo com recursos visuais da história da civilização, contando os grandes marcos de desenvolvimento e ciência. Isso poderá ser utilizado por professores de história de todas as instituições; mas também por professores que queiram contar sobre a história da ciência, da tecnologia, etc. A justificativa para o formato de um site visual é de permitir acesso do grande público à educação e de trabalhar de forma gráfica, visual, o que é atrativo para muitos alunos atualmente, que usam muito mais intensivamente celulares e dispositivos eletrônicos do que gerações mais antigas.
Público Alvo
A comunidade externa beneficiada será de alunos de história em geral, de história das ciências e tecnologias, professores e todos aqueles pesquisadores que tiverem interesse no tema e em uma abordagem gráfica-visual da história da civilização e seus grandes marcos de ciência e tecnologia.
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é montar um site facilitando a difusão do conhecimento sobre o patrimônio histórico-cultural da civilização, enfatizando os grandes marcos no desenvolvimento das sociedades, em relação a ciência, tecnologia, ascensão e queda de impérios, guerras, mas também as artes, invenções e outros tipos de artefatos.
Objetivo Específico
Como objetivos específicos, pretende-se que o site possa receber contribuições vindas de várias pessoas da área, possa ter links de navegação fácil, conteúdo visual e opções de filtros de conteúdos.
Metodologia
O método para conduzir o projeto será da seguinte forma: reuniões periódicas entre os membros, com discussão dos conteúdos específicos do site; desenvolvimento do site em si (programação e arte); e povoamento de dados ao longo dos meses com informações apropriadas (envolvendo mídias visuais). A fase de povoamento de dados, espera-se, deverá ser a mais longa do projeto. No mais, cabe lembrar que, diante de um cenário de atividades remotas, a comunicação do desenvolvimento e execução de atividades entre os membros do projeto se dá por aplicativo de comunicação virtual por mensagens num grupo específico via celular (WhatsApp) e, quando necessária a vídeoconferência, por plataforma que suporte esse recurso (Zoom). O projeto, que visa oferecer seu conteúdo ao público externo como oferta de um site público, conta assim com a infraestrutura de acesso à Internet da comunidade externa que será beneficiada. Será também aberta uma forma de coletar sugestões da comunidade externa através da Internet, onde as pessoas poderão contribuir mesmo por celular como em plataformas de mídia social. A contagem de pessoas atendidas pelo projeto poderá ser computada de forma automática através do próprio site, verificando quantos acessaram e usaram o sistema. O povoamento final de dados poderá se utilizar de recurso tecnológico que permita contribuições à distância, como Git e GitHub. Cronograma Atividades: 2020 Março-Abril: reunião virtual semanal com os membros do projeto sobre o escopo da timeline, ajustes de protótipo e coleta de sugestões; Maio-Junho: reunião virtual semanal com os membros do projeto sobre os recursos da interface gráfica, ajustes gráficos de protótipo e coleta de sugestões; Julho-Dezembro: desenvolvimento remoto do site oficial do projeto (programação remota e arte); 2021 Janeiro-Dezembro: povoamento (cadastro e refinamento) de dados de timeline por todos os membros do projeto, incluindo as referências necessárias no servidor 2022 Janeiro-Março: testes e finalização do projeto, entrega do site