Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Transformações Gráficas Interativas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
09/06/2020
Previsão de Fim:
09/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Russas
Fortaleza
Aracati
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ricardo Lenz Cesar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniel Márcio Siqueira Batista UFC Integrante Sem vínculo Não 3 09/06/2020 09/06/2021
Denilson Sousa UFC Integrante Sem vínculo Não 1 09/06/2020 09/06/2021
Ricardo Lenz Cesar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 09/06/2020 09/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UFC Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Considerando a importância da dimensão educativa da instituição, da difusão de conhecimento científico e tecnológico e da abertura de um espaço para que um público externo possa usufruir de tais aspectos, o presente projeto de extensão vem trazer como proposta um site Web disponível de forma pública e gratuita a todos para a prática interativa do tópico de Transformações Geométricas, importante objeto de aprendizado presente na área de Computação Gráfica e com aplicações diversas. O projeto é conduzido no âmbito do IFCE em parceria com professor de instituição externa (UFC), e ficará disponível à comunidade externa por meio de um site, contribuindo com o compartilhamento de conhecimento e uma prática pedagógica de metodologia ativa, beneficiando professores e alunos pelo país, particularmente de relevância nesse período de pandemia em que muitas aulas precisam ser ministradas à distância. O projeto se desenvolve em diálogo com integrantes do público-alvo, com mecanismo computacional para computar o número de pessoas que o acessam e tem aplicabilidade dentro de um contexto de atividades inteiramente remotas, via Internet.
Justificativa
Transformações Geométricas são um dos principais tópicos na área de Computação Gráfica. Trabalhando-se com figuras (casas, árvores, paisagens, plantas de arquitetura, etc.) num computador, pode-se aplicar transformações geométricas diversas, como a Rotação ou Translação, para os mais variados fins, sejam por questões estéticas (arte), restrições geométricas ou outras quaisquer. Essas operações podem ser feitas de forma matemática com matrizes. Contudo, nem sempre estão acessíveis ferramentas adequadas e gratuitas que permitam trabalhar não só com uma transformação geométrica, mas com uma composição de cascata de transformações geométricas, visualizando tanto o lado gráfico resultante de tais aplicações quanto o lado numérico das matrizes, editando valores e testando resultados conforme a necessidade. Assim sendo, essa carência pode ser suprida por uma ferramenta prática e educativa, sendo este o produto final do presente projeto.
Público Alvo
São o público-alvo externo as instituições de ensino que desejem abordar o tópico de Transformações Geométricas, em especial a comunidade externa de demais alunos do IFCE e UFC. Egressos do curso de computação dessas instituições também poderão usar o sistema para estudos motivados pela carreira, por um exame ou prova, inclusive Enade e afins, ou por outro motivo de natureza pessoal. Alunos do Brasil sem acesso a livros de computação gráfica poderão usufruir do sistema gratuitamente e praticar o objeto de estudo aqui delineado.
Objetivo Geral
Desenvolver um site para prática interativa de Transformações Geométricas, contemplando fins educativos e promovendo técnicas pedagógicas contemporâneas de metodologia ativa à comunidade externa, promovendo a difusão do conhecimento e acesso à educação.
Objetivo Específico
Criar um site Web com uma interface gráfica permitindo a inserção, edição e manipulação de matrizes; a visualização das transformações em um modelo gráfico 3D; uma lista já pronta de modelos gráficos 3D para aplicação das transformações; a possibilidade de copiar ou colar fórmulas matriciais de composições de transformações.
Metodologia
O projeto é desenvolvido por professores que têm formação na área de Computação Gráfica, sendo um professor do campus IFCE Aracati e outro professor de instituição externa (UFC). Os professores optaram pelo desenvolvimento do projeto utilizando tecnologia Web e gráficos 3D. O projeto se dá em desenvolvimento com ferramentas de trabalho remoto, usufruindo tanto de aplicativo de comunicação remota (ex.: WhatsApp) como vídeoconferência (ex.: Meet). A participação de membros da comunidade externa ligada à computação gráfica se faz também por comunicação remota, exigindo apenas conexão com Internet, e agregando sugestões para recursos que atendam à sua demanda. O produto gerado por esse projeto de extensão será um site com as funcionalidades traçadas, fazendo assim com que todo o público externo possa usufruir do projeto. O site contará com aparato tecnológico que permita computar quantas pessoas usufruíram do mesmo. Cronograma Atividades: Etapa 1 (4 meses): Discussões virtuais semanais entre os membros do projeto para formalização dos recursos, ajustes no protótipo em andamento e coleta de sugestões da comunidade. Ao final dessa etapa espera-se formalizar um documento com todos os requisitos levantados para o sistema. Etapa 2 (6 meses): Implementação, contando com desenvolvimento remoto, do site oficial do projeto. Ao final dessa etapa espera-se ter um sistema on-line em funcionamento de testes. Etapa 3 (2 meses): Testes finais, refinamento, ajustes de demandas e entrega. Ao final dessa etapa espera-se que ter o sistema final e acabado.