Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE Pre-sente SARAU 40
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
28/03/2020
Previsão de Fim:
30/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Bela Cruz
Fortaleza
Crato
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Granja
Barroquinha
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Inambe Sales Fontenele
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Mailson Costa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 28/03/2020 30/06/2020
Inambe Sales Fontenele IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 28/03/2020 30/06/2020
Jean Luis Sousa Caetano Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 28/03/2020 30/06/2020
Maria Élida de Souza Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 28/03/2020 30/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O SARAU 40 corresponde a primeira ação do IFCE Pre-sente! cadastrado como projeto de extensão no IFCE campus Camocim. Na nossa atuação docente, pretendemos realizar distintos projetos e eventos institucionais, que possuam em comum, o objetivo de viabilizar o estar presente, gerando bem estar, algumas reflexões e principalmente ações que promovam posturas mais positivas e cidadãs. Neste sentido resolvemos cadastras o SARAU 40, por corresponder a uma mobilização social, educacional e institucional que teve o seu início no Dia Nacional da Poesia, 21 de março, no espaço de comunicação virtual - Instagram - especificamente nos stories @inambe_sales. No primeiro momento recitamos uma poesia, marcamos discentes dos cursos de Letras e Química do IFCE campus Camocim, demais colegas de trabalho e amigos/as, convidando os/as mesmos/as a também postarem poesias, músicas, desenhos, textos e demais expressões culturais e ou reflexões educacionais que propagassem conhecimento, leveza, alegria e arte, neste atual momento de isolamento social. Ao aceitarem o convite deveriam fazer menção ao Instagram @inambe_sales para gerar a visibilidade e encontro ao SARAU 40. Com a adesão e permanência de alguns discentes, que seguem convidando os/as seus/suas amigos/as, ampliando cada vez mais a participação da comunidade externa recitando poesias, enviando músicas e dicas de bem estar. Tais ações constituem as expressões sociais e culturais do SARAU 40, divulgadas e repostadas também nos stories do IFCE Oficial, IFCE Camocim, Coordenação de Pesquisa e Extensão do IFCE campus Camocim e dos cursos de química e letras administrados por seus discentes. Abrangências que nos proporcionaram reconhecer a importância de realizar o registro dessa ação cultural, na qual contamos inclusive com a contribuição de dois discentes voluntários do curso de Letras Português/Inglês na organizarmos de uma publicação digital do SARAU 40, correspondendo a memória e produto final desse projeto de extensão.
Justificativa
Com a paralização das aulas no IFCE, atendendo ao decreto estadual nº 33.519 de 19/03/2020 de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, que instituiu como medida de segurança e saúde o isolamento social e tendo em vista que a maior parte dos nossos/as discentes correspondem a categoria de juventude (14 a 29 anos) e possuem em comum uma maior necessidade de socialização, vivenciadas na contemporaneidade com efervescência nas redes sociais. Diante desses atuais aspectos sociais e juvenis, criarmos algo que pudesse contribuir com os seus sentimentos de bem estar e as suas necessidades de socialização neste período de isolamento social. Por esses motivos, propomos o SARAU 40, uma possibilidade de encontro online que proporciona instantes com arte, interação, afetos e sentimentos de comunidade aos jovens e demais participantes. Defendemos ainda essa proposta de extensão por reconhecemos que a humanidade vai precisar encontrar formas de recriar as suas vidas após as consequências sociais dessa pandemia, vamos ser diretamente afetados por mudanças econômicas globais e precisaremos resignificar nossas posturas humanas. Neste sentido, acreditamos na necessidade de despertar a potência criativa do humano, a mesma que viabiliza a capacidade de recriar-se sempre que necessário na vida, e a experiência artística é um dos principais caminhos para encontrar essa potência interior.
Público Alvo
Amigos e conhecidos nossos e dos/as nossos/as discentes, docentes e servidores que estão tendo acesso aos stories, que correspondem a um encontro com conhecimentos e arte.
Objetivo Geral
Criar um e-book com os registros dos conhecimentos, expressões artísticas e sentimentos propagados e viabilizados com a experiência do SARAU 40.
Objetivo Específico
Viabilizar a expressão de conhecimentos e artes nos nossos/as discentes, docentes, servidores, amigos/as e comunidade por meio da participação no SARAU 40; Despertar suas potências criativas por meio das suas expressões artísticas, compreendendo as mesmas como um caminho para reconhecerem as suas capacidade interna e humanas de se recriarem sempre que for preciso nas suas vidas; Organizar em parceria com uma discente voluntária do curso de Letras, todas as participações, poesias, músicas e depoimentos para construirmos um e-book dessa experiência artística e educacional, vividos especificamente neste tempo que juntos estamos enfrentando uma pandemia.
Metodologia
Continuar postando expressões artísticas nos stories do Instagram @inambe_sales identificando o SARAU 40, com menções nos @IFCEOFICIAL, @IFCECAMOCIM, @LETRASIFCE, @PESQUISAEEXTENSAOIFCECAMOCIM, @QUIMICA.IF, convidando também artistas, discentes e outras pessoas da comunidade em geral para assistir, acompanhar e também enviar as suas expressões artísticas que vão ser repostadas no SARAU 40.