Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Literatura Oral Brasileira: O legado de Luís Câmara Cascudo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
02/04/2020
Previsão de Fim:
02/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Meruoca
Ibiapina
Coreaú
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Hivi de Castro Sperandio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Hivi de Castro Sperandio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/04/2020 02/04/2020
Suelem Maquiné Rodrigues IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 02/04/2020 02/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Afinal o que é literatura oral? São perguntas que as respostas são passiveis de muitas interpretações, porém, a mais plausível que encontramos que caracterizava o termo literatura oral foi em Cascudo, grande etnógrafo brasileiro. Partindo do pressuposto que os contos populares em geral são manifestações culturais de fundo literário assim como lendas, mitos, frases feitas e entre outros, podemos inferir que as narrativas orais fazem parte da literatura oral, a partir desse ponto de vista, podemos dizer que o uso do termo literatura oral é totalmente pertinente, e que ela engloba uma literatura de cunho popular, que existe muito antes da literatura como conhecemos hoje, escrita. Lembramos que não estamos aqui para fazer juízo de valor, para dizer que a literatura oral é melhor ou pior que a literatura tal como conhecemos, a dos livros de romance e etc. Porém, queremos que a literatura oral seja valorizada de acordo com sua importância para nossa sociedade, que é relativamente grande. Para isso temos que define o que é realmente a literatura oral para que ela possa tomar seu lugar de destaque que é o de direito dela. Quem quando criança nunca ouviu uma história? História essa contada pelos seus avós ou pais, ou seja, o que Cascudo tenta dizer como primeiro “leite da cultura humana” é que o nosso primeiro contado, o nosso primeiro banquete de literatura é através da literatura oral, que é presente na bibliografia de cada um de nós, fazendo parte da nossa história de vida, na qual a nossa memória é o ponto chave para o resgate dessa literatura trazendo certa nostalgia para nossa vida de adulto. Cada um de nós detém em memória as histórias de nossa infância que mesmo sem nos darmos contas estão guardadas esperando uma faísca de lembrança para que essas memórias guardadas sejam acesas e externadas. As narrativas orais (contos populares) dentre as diversas manifestações culturais que fazem parte da literatura oral, são as mais conhecidas e difundidas na sociedade através do folclore. Os contos tradicionais populares são repassados através da oralidade, na verdade é a literatura falada (literatura oral), que passa de geração para geração, ganhando sempre novos enredos se reinventando e renovando-se.
Justificativa
Compreender a importância do oral na área de Letras corresponde também a dar um tratamento diferenciado ao que se entende por literário. O trabalho com oralidade, não é demais enfatizar, é, essencialmente, o trabalho com a voz. Dessa maneira, a literatura deixa de ser captada pelo seu sentido etimológico de littera (letra), ou seja, tudo o que está escrito, e passa a ser entendida lato sensu como cultura. Ela figura como uma espécie de arte do cotidiano, isto é, requisitada para diferentes manifestações e ocorrências no dia-a-dia, o que varia das contações de causos, das cantigas entoadas, despretensiosamente, durante as lidas domésticas ou nas mais variadas profissões. Daí, o trabalho com a oralidade rompe com o conceito clássico de literatura, o qual a circunscreve à produção escrita. Esta abertura do conceito dá-se em razão da ampliação do leque de manifestações a serem estudadas como literatura. “Tudo é literatura?” ou “o que é literatura?” são questões que começam a surgir quando o cânone é descentralizado. Para não desestabilizar o cânone, o erudito e o que é complexo (isto é, no que diz respeito aos distintos gêneros formados no decorrer de uma literatura escrita plurissecular, em relação ao implexo oral), separa-se o joio do trigo. Nesse sentido, as diferenças entre as apresentações das produções escritas e as orais tendem a ser simplificadas com um posicionamento das manifestações orais num gênero específico: o da literatura oral/popular.
Público Alvo
A nossa comunicação contemplará também a comunidade externa, pois será aberta ao público e poderá beneficiar alunos de cursos de Letras de outras instituições educacionais. Também estende-se a outros acadêmicos de cursos relacionados a Letras, História, Sociologia e Antropologia. Debater sobre Literatura oral é entender etnograficamente as raízes de um povo, tema esse que contribui para toda a sociedade.
Objetivo Geral
Promover o conhecimento a respeito da importância e da contribuição da Literatura Oral, por meio dos estudos e obras de Luís Câmara Cascudo.
Objetivo Específico
- Entender a Literatura Oral como uma fonte de entendimento da cultura e da historicidade de um povo. - Apresentar a Literatura Oral como um indispensável instrumento para efetivos estudos literários. - Explorar o legado de etnográfico, histórico e literário da Obra de Luís Câmara Cascudo.
Metodologia
O minicurso, incluído no evento E-liti Lives, ocorrerá por meio de ferramentas on-line. Na forma de Apresentação Ao Vivo será de maneira interativa no Google Meet com apresentação do conteúdo e discussões por meio de envio de mensagens na mesma plataforma. Os participantes terão acesso a materiais via Google Classroom. As inscrições serão via Google Forms.