Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
02/04/2020
Previsão de Fim:
02/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Ibiapina
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Anderson Passos de Aragao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Passos de Aragao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/04/2020 02/04/2020
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/04/2020 02/04/2020
Katiana Macedo Cavalcante de Paula IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 02/04/2020 02/04/2020
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/04/2020 02/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As Tecnologias da Digitais da Informação e Comunicação têm alterado significativamente os modos de produzir e disseminar informações e entretenimento, de relacionamento e mesmo de pensar e produzir a própria existência. No âmbito da educação, as tecnologias em educação são reconhecidas como os produtos, instrumentos e equipamentos que professores e alunos utilizam para ensinar e aprender, especialmente em contextos metodológicos que buscam proporcionar o protagonismo do estudante, promovendo a participação ativa destes no processo de aprendizagem, interagindo, ouvindo, vendo, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando, sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva do seu professor. Assim, buscando contribuir para este processo de aprendizagem significativa, esta oficina apresenta algumas ferramentas que possam ser instrumentos para a efetivação de uma aprendizagem significativa, principalmente agora em virtude da Pandemia de Covid-19 e do isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde.
Justificativa
Tecnologias educacionais podem auxiliar no processo ensino-aprendizado tanto para os docentes quanto para os discentes. Para docentes, estas ferramentas podem ajudar na divulgação dos conteúdos ministrados em cada disciplina, na disponibilização do material de estudo, na construção e avaliação de exercícios de forma mais ágil e eficiente. Para discentes, as tecnologias permitem um canal direto com o docente da disciplina, permitindo o acesso aos materiais, um meio de comunicação com o docente que não seja somente o presencial, em sala de aula, bem como um ambiente de interação com os outros discentes da turma. Neste sentido o conhecimento de tecnologias educacionais, suas características e aplicações são importantes ferramentas que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. Ressalta-se ainda que tais ferramentas podem ser utilizadas de forma remota, permitindo a sua utilização a distância, dado o momento de isolamento social que estamos vivenciando por conta da Pandemia de Covid-19.
Público Alvo
Estudantes, professores e profissionais da educação.
Objetivo Geral
Aplicar ferramentas digitais da Informação e comunicação nos processos de ensinagem.
Objetivo Específico
Refletir acerca das implicações da parceria ensino e tecnologia digital Demostrar o passo a passo para a criação de uma sala de aula virtual utilizando o google classroom. Apresentar as principais funcionalidades da ferramenta google classroom. Demonstrar como criar quiz e estudar com jogos utilizando as ferramentas kahoot e quizizz.
Metodologia
Apresentação das ferramentas Google Classroom, Kahoot e Quizziz descrevendo suas características e funcionalidades, juntamente com um exemplo prático do uso de cada uma dessas em sala de aula.