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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Hidroginástica e Comunidade (PQV)
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
30/03/2020
Previsão de Fim:
11/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samara Moura Barreto de Abreu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Samara Moura Barreto de Abreu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/03/2020 11/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão intitulado Hidroginástica e Comunidade traz como valoração o desenvolvimento do Programa Institucional Qualidade de Vida (PQV) que preceitua a perspectiva de atenção à educação e promoção à saúde da comunidade institucional (servidores e alunos), além da comunidade local. Assim, o presente projeto vem fomentar a cultura corporal do movimento através de aulas de Hidroginástica, constituindo uma importante ferramenta de socialização, enfrentamento e/ou superação de limites no âmbito da qualidade de vida, numa perspectiva social. Considera, portanto, o emergencial processo de universalização e democratização da educação e saúde na perspectiva de uma sociedade mais saudável e mais ativa. O público-alvo que compõe o projeto é formado pela comunidade institucional (Servidores e alunos do Cursos Superiores) e comunidade local (familiares de servidores, servidores de outras IES, e população adscrita).
Justificativa
Evidenciamos a necessária e emergencial busca pela promoção a saúde das pessoas como processo de universalização e democratização, na perspectiva sustentável de uma sociedade saudável e ativa, sobretudo, em tempos de modernidade líquida. Desse modo, significamos que a promoção de práticas corporais no âmbito da Educação Física entoa uma representação de educação, humanização e integralidade a saúde, uma vez que essa “possibilita o processo educativo como um todo, sem dissociar corpo e mente. Ela desenvolve, aprimora as habilidades físicas, morais e sociais. Se bem aplicada é uma excelente ferramenta de inclusão” (FERREIRA, 2010. p. 17) e, portanto, materializa-se sobre o compromisso e responsabilidade social. O mote será a promoção de práticas corporais através de aulas de Hidroginástica, a serem realizadas duas vezes por semana, com a duração de 50 min cujo espaço destinado é a piscina coberta da CAEF. Atribuímos o termo ‘prática corporal sobre a dimensão conceitual proposta por alguns autores que tem por finalidade uma educação para sensibilidade, para promoção da saúde, para o desenvolvimento do lazer, para a sociabilidade e para o cuidado com o corpo (FALCÃO; SARAIVA, 2009). Além disso, incorpora elementos das ciências humanas e sociais cuja preocupação está com os significados e sentidos atribuídos às práticas corporais por parte dos sujeitos que as praticam, para além de sua utilidade mais pragmática (FALCÃO; SARAIVA, 2009). Neste sentido, há uma ressignificação na natureza das atividades corporais. Incluímos neste âmbito, os esportes, ginásticas, danças, lutas, jogos, entre outras. Por sua vez, a hidroginástica se coloca como uma experiência/tipo de ginástica.
Público Alvo
Familiares de servidores, servidores de outras IES, e população adscrita.
Objetivo Geral
Desenvolver a Hidroginástica como prática corporal integrada ao Programa Institucional de Qualidade de Vida(PQV) com vistas à educação e promoção à saúde como direito social.
Objetivo Específico
• Contribuir para a melhoria das capacidades motoras, afetivas, sociais e cognitivas da população inserida no projeto por meio de aulas orientadas. • Desenvolver o senso de cooperação e de participação, identificando a importância desta prática corporal como fonte de conhecimento cultural. • Oportunizar a melhoria da autoestima do participante através da valorização de suas habilidades sociomotoras e da capacidade de integração social; • Ampliar o repertório de práticas corporais e comunidade atendida pelo Programa Qualidade de Vida (PQV). • Fomentar ações integradas com as demais políticas ações do PQV, na perspectiva do desenvolvimento humano como fortalecimento da corresponsabilidade e gestão participativa.
Metodologia
4.1 Do local de atuação O território de atuação do projeto abrange o lócus do IFCE campus Fortaleza, na piscina coberta, vinculada a Coordenadoria de Educação Física. 4.2 Do período de atuação Esse projeto terá período anual (10) meses, a partir de fevereiro de 2020, podendo ser renovado anualmente. 4.3 Do Público alvo O público-alvo que compõe o projeto é formado pela comunidade institucional (Servidores e alunos do Cursos Superiores) e comunidade local (familiares de servidores, servidores de outras IES, e população adscrita). Tomando a dimensão do atendimento qualitativo, evidencia-se que o público alvo será composto por no máximo 35 sujeitos. 4.4 Da equipe pedagógica • 01 coordenador geral do projeto que atua na coordenação e execução do projeto. 4.5 Do desenvolvimento do projeto As atividades desenvolvidas no projeto têm a duração de dez (10) meses, ocorrendo semanalmente, com carga horária semanal de 8 horas, a saber: 2 horas de práticas corporais inclusivas, 3 horas de planejamento individual, 3 horas de reuniões formativas. 4. Da avaliação do projeto A avaliação será feita de forma processual a partir dos dispositivos avaliativos. Esses instrumentos serão criados durante o processo de desenvolvimento do projeto pela coordenação (podendo ser questionários, pesquisa de satisfação, entre outros). A partir da sistematização e leitura dos resultados obtidos serão emitidos relatórios, visando à verificação de resultados e metas assim como a produção científica.