Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Canções para inspirar aulas de português
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
03/04/2020
Previsão de Fim:
03/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
70
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
140
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
EMY VIRGÍNIA OLIVEIRA DA COSTA
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emias Oliveira da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/04/2020 03/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Live através do Hangouts Meet sobre ensino de língua materna a partir de poemas cantados. O minicurso faz parte da programação do E-LITI LIVES, organizado pelos professores do Curso de Letras do IFCE-Tianguá.
Justificativa
O texto escrito ocupa uma lugar quase soberano no ensino de língua materna promovido pela educação formal brasileira. De modo mais específico, são os textos escritos com função referencial e/ou argumentativa os preponderantes na aula de português, com espaço, aqui e ali, para um texto com função estética, um poema escrito (e não mais que um fragmento), que lemos, na maioria da vez, apenas para dizer à qual escola literária ele pertence. Outrossim, na aula de português, lemos para conhecer as caraterísticas de um gênero; lemos para relacionar texto e contexto; lemos para observar estruturas coesivas; raramente, porém, lemos para fruir. Apresentamos, então, nesta live, quatro textos cantados (Vatapá, de Dorival Caymmi; Um Índio, de Caetano Veloso; João e Maria, de Chico Buarque; e Dia Branco, de Geraldo Azevedo), numa tentativa de conciliar fruição e análise linguística.
Público Alvo
Estudantes de cursos de Letras dos outros campi do IFCE.
Objetivo Geral
Discutir o uso de textos cantados na aula de português.
Objetivo Específico
Expor, de modo sucinto, a organização que os Parâmetros Curriculares Nacionais constroem para aula de português; Refletir sobre o lugar do texto escrito na aula de português; Instigar os futuros professores a introduzirem a leitura de fruição em suas aulas, a partir de poemas cantados.
Metodologia
Exposição de conceitos e apresentação das canções a serem analisadas; debate com os estudantes.