Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Escrita acadêmica e elaboração de trabalhos científicos: breve introdução
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
07/04/2020
Previsão de Fim:
07/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
Sobral
São Benedito
Ibiapina
Frecheirinha
Fortaleza
Croatá
Coreaú
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Jose Albuquerque de Araujo Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/04/2020 07/04/2020
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 07/04/2020 07/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A 2ª edição do minicurso "Escrita acadêmica e elaboração de trabalhos científicos: breve introdução", é uma das ações a serem promovidas durante o E-liti Lives, versão online do Encontro de Letras do IFCE. Quando se ingressa no ensino superior, principalmente em um curso de formação de professores, como é o caso do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, é preciso estar preparado para produzir trabalhos utilizando a linguagem acadêmica. Embora a disciplina de metodologia científica componha o fluxograma de todos os cursos de formação docente do Brasil, o assunto ainda incomoda e gera muitas dúvidas aos estudantes. É possível otimizar a elaboração dos trabalhos científicos criando e, principalmente, entendendo conceitos e processos. Produzir artigos científicos e elaborar o TCC não são tarefas para serem executadas de um dia para o outro, principalmente porque é imprescindível que o texto se adéque aos padrões da escrita científica. O intuito desde minicurso é tornar o processo e a produção científica mais prazerosa para os alunos, esclarecendo as questões básicas relacionadas a escrita acadêmica e elaboração do trabalho cientifico.
Justificativa
Trabalhos acadêmicos são comuns em todo percurso da graduação dos alunos do Ensino Superior, particularmente, no curso de Letras. Assim, precisamos ler, interpretar e escrever trabalhos científicos, em forma de resenhas, resumos, pôsteres e artigo científico. Apesar de fazer parte do cotidiano acadêmico, os alunos relatam dificuldades na elaboração e escrita dos trabalhos científicos, pois há certa complexidade que envolve este processo de produção. Tendo em vista a dificuldade na escrita acadêmica e na elaboração de trabalhos científicos, a relevância de se promover minicursos dessa natureza se justifica, uma vez que representa esforço no sentido de tentar oportunizar aos alunos o acesso a discussão e material que trata do tema. A 1ª edição do minicurso despertou o interesse e procura de muitos alunos e pessoas da comunidade externa, impulsionando solicitações posteriores, de pessoas que não conseguiram participar da primeira vez, para que houvesse uma 2ª edição do minicurso, assim, materializa-se esta proposta
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais e demais interessados em esclarecer questões relacionadas a escrita acadêmica e a elaboração de produções cientificas.
Objetivo Geral
Apresentar elementos centrais, da estrutura e linguagem, da produção e escrita acadêmica.
Objetivo Específico
- Explicitar os elementos estruturais das principais produções acadêmicas elaboradas nos cursos de formação de professores: artigos e TCCs; - Informar como se comunicar utilizando a escrita cientificas; - Orientar sobre como tornar o processo de escrita cientifica mais dinâmica e efetiva.
Metodologia
O minicurso será dividido em dois momentos, o primeiro está relacionado a apresentação, pelos professores, das questões centrais sobre o tema em destaque. O segundo momento consiste em esclarecer as dúvidas dos estudantes e promover um momento de interação e debate entre os participantes. O minicurso ocorrerá por meio de duas plataformas: o Meet para o momento de apresentação e interação, bem como o Google Classroom para a disponibilização de material de apoio para leitura e auxilo aos estudantes.