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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Curso de Preparação para Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
20/05/2020
Previsão de Fim:
16/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Relatório
Prova
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Odijas de Pinho Ellery
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Aquino Benigno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Bruno Alves de Mesquita IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Ivina Carlos de Assis Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Jeriel Silva Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Messias Rodrigues Arruda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Nilo Cesar Costa Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Odijas de Pinho Ellery IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Patricia Vieira Costa de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Wedson Francelino Ribeiro Noronha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 16/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEF José Pinheiro Sales Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Neste projeto apresenta-se a proposta de elaboração e aplicação de um Curso de Preparação para Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática voltadas para alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, visando a aprendizagem dos conceitos destas disciplinas. A proposta de ensino consiste numa sondagem, seguida de um nivelamento a fim de minimizar possíveis defasagens nos conteúdos e finalmente em um Plano de Ação de Aprofundamento. O projeto acontecerá em quatro etapas sendo que a primeira prevê aulas de nivelamento para o ensino básico de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática. O segundo momento prevê aulas de aprofundamento destas disciplinas. No terceiro momento terá a realização de diversas práticas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática em laboratório, essas práticas serão ofertadas no contra turno durante uma tarde ou manhã por semana. No quarto momento, haverá a participação dos discentes desse processo em datas especificas das Maratonas e das Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática. O Ensino de Ciências da Natureza de acordo com documentos norteadores de Currículos Escolares deve estar presente na vida escolar dos estudantes desde seus primeiros anos no Ensino Fundamental, os chamados Anos Iniciais. A participação do aluno no projeto pode ser capaz de fazê-lo refletir, fazer e explicar o que foi feito, tendo consciência de suas ações para propor soluções para os fenômenos observados, ocorrendo desta forma também o desenvolvimento do raciocínio lógico; além de possibilitar a utilização de acontecimentos reais para o estabelecimento dessas relações com os conceitos que normalmente são vistos nos livros didáticos. Como esses conceitos serão transmitidos aos alunos num formato mais próximo do cotidiano, eles poderão ser compreendidos de forma mais eficaz Com esse conhecimento e sua aprendizagem interiorizada, ocorrerá a contribuição para que os alunos tomem decisões acertadas, baseadas no que aprendeu anteriormente.
Justificativa
O Projeto visa atender aos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental da EEF José Pinheiro Sales, do município de Umirim, que será nossa instituição parceira nesse projeto. A escolha da escola se deve ao fato de ser a única na sede que oferece as turmas de 8° ano. O projeto de extensão fundamenta-se nas observações e relatos feitos por professores do IFCE-Campus Umirim de receber no Ensino Médio alunos com inúmeras dificuldades e defasagens em Biologia, Física, Química e Matemática. De acordo com os resultados do IDEB, a escola vem crescendo ao longo dos últimos anos, porém ainda abaixo da media ideal, então a ação proposta reconhece o problema reiterado das defasagens de conhecimento dos alunos e indica ao mesmo tempo estratégias para compreendê-las e superá-las. Considerando as competências e habilidades que os alunos ainda não dominam, segundo os indicadores das avaliações diagnósticas sistemáticas, objetivamos inovar com ações que melhorem o êxito dos alunos na aprendizagem dessas disciplinas no ano corrente. A democratização da educação está baseada no principio de que a escola deve ampliar a aprendizagem do aluno e o processo de aprofundamento, nesse caso, transforma-se em um direito. Ainda assim, quando um estudante começa um determinado ano, nem sempre é fácil identificar os conteúdos, competências e habilidades que possui. Quando o mesmo não corresponde ao conhecimento médio esperado, não observamos um encaminhamento pedagógico que possa efetivamente atender a necessidade de recuperação desses conhecimentos que deveriam ter sidos consolidados no ano anterior. A ação de preparação para as Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática faz parte de um conjunto de estratégias pedagógicas que incentiva os alunos a acompanhar as aulas e a se interessar no aprendizado dessas disciplinas. O Projeto é de grande importância para região, visto que, se trata de um município carente de professores qualificados nessas áreas e com um grande número de alunos apresentando defasagem escolar.
Público Alvo
Estudantes do 8°ano do Ensino Fundamental da EEF José Pinheiro Sales, no município de Umirim-CE.
Objetivo Geral
Melhorar o desempenho e o interesse dos alunos do Ensino Fundamental em Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática, desenvolvendo habilidades relacionadas à resolução de problemas dessas disciplinas e capacitando-os para participar e atingir bons resultados nas Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática.
Objetivo Específico
• Despertar o interesse pela Biologia, Física, Química e Matemática ampliando os conhecimentos dos estudantes em conteúdos essenciais para a continuidade no Ensino Médio. • Reforçar e revisar conteúdos necessários para o aprimoramento curricular, proporcionar ao estudante o seu contato de forma mais objetiva, clara e contextualizada evitando sua desistência e /ou evasão; • Realizar avaliações para identificar a evolução individual do rendimento em relação ao conteúdo trabalhado; • Utilizar metodologias diferenciadas estimulando a aprendizagem dos alunos em laboratórios aproximando o conhecimento da realidade. • Incentivar a participação dos discentes em Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática.
Metodologia
Planejar com a finalidade de alinhar o conceito sobre os objetivos a serem alcançados, organizando a logística para aplicar a primeira avaliação diagnóstica. Após os resultados, fazer o planejamento das ações que deverão ser contempladas no Plano de Ação do Aprofundamento, de modo que atendam as necessidades apontadas pelos indicadores da avaliação. Aplicar a avaliação diagnóstica e realizar as ações previstas no Plano de Ação do Aprofundamento. Monitorar e acompanhar o processo e os resultados dos alunos durante a execução do Plano de Ação do Aprofundamento. As provas serão aplicadas no inicio do aprofundamento (avaliação diagnóstica). Os professores da escola serão informados dos objetivos da prova, as habilidades que serão avaliadas, os instrumentos que serão utilizados e os seus resultados. Também será informado como e quando a prova será aplicada com a finalidade dos professores orientarem seus alunos sobre o objetivo do aprofundamento e dessa avaliação diagnóstica, preparando-os para a sua realização. Portanto, os estudantes devem saber como se dará a avaliação, que instrumentos serão utilizados e quando será realizada a prova. Os pais e responsáveis serão informados pelos professores, sobre os aspectos relacionados à importância dessa ação para a melhoria da qualidade de ensino oferecida pela escola. O que se pretende neste momento é propor um processo sistemático e estruturado de análise dos resultados na prova diagnóstica para a construção do Plano de Ação de Aprofundamento. Para interpretar e explicitar o significado dos resultados numéricos e, depois, transformá-los em indicadores, será necessário o trabalho de profissionais preparados, que possam interpretar pedagogicamente esses resultados, de modo que sejam transmitidos de maneira clara para a comunidade escolar. Com base nos resultados e nos seus indicadores, será construído o Plano de Ação, definindo metas, estratégias e prazos precisos, e, concomitante, será monitorado o processo de ensino-aprendizagem. Durante o processo de aprofundamento, por meio da aplicação de instrumentos periódicos de avaliação, registram-se o ganho da aprendizagem do aluno no documento de acompanhamento individual, considerando o número de habilidades que ele consegue desenvolver. Além das metodologias e dos recursos didáticos tradicionalmente utilizados pelos professores (estudo dirigido, método de resolução de problemas, aula expositiva e dialogada, e aulas em laboratório), é fundamental que exista uma predisposição para organizar situações de aprendizagem em sala de aula ou fora dela, de modo que envolvam e integrem conteúdos, temas e conceitos das disciplinas do curso. Todo material construído ao longo das Aulas em Laboratório serão apresentados posteriormente no evento Universo-IFCE e contará com a participação da comunidade, alunos do IFCE (Campus Umirim), alunos extensionistas da EEF José Pinheiro Sales e professores do Campus Umirim. Iremos também estimular, acompanhar e divulgar os resultados dos alunos em Olimpíadas de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática.