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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Quixadá
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
15/04/2020
Previsão de Fim:
15/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1690
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Yasmin Pinheiro Vidal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jamylly Figueredo Fernandes Franco IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 15/04/2020 15/04/2020
Jivago Alves do Ó IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/04/2020 15/04/2020
Mairlis Almeida de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 15/04/2020 15/04/2020
Reinaldo Fontes Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/04/2020 15/04/2020
Yasmin Pinheiro Vidal IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 15/04/2020 15/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída em 2010, sendo um marco na gestão dos resíduos sólidos no país. Dentre alguns dos seus objetivos destaca-se a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Visando atender os princípios da Política Ambiental implantada no IFCE -Campus de Quixadá, este projeto tem como objetivo propor a implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no IFCE -Campus de Quixadá, com a participação de toda a comunidade acadêmica (alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados). As Instituições de Ensino Superior geram grandes volumes de resíduos, e de diferentes tipologias: resíduos secos/recicláveis (papel/papelão, plástico, vidro, metal), resíduos de serviço de saúde e laboratoriais, resíduos orgânicos, e demais tipologias (borracha, eletrônico, isopor e construção civil, madeira, pilhas, baterias). Sendo assim essencial a implantação de um PGRS que além de ser um exemplo de sustentabilidade, também resultará na redução nos custos financeirosdo campus.
Justificativa
Em repartições públicas, principalmente as Instituições de Ensino são gerados grandes volumes de resíduos sólidos, incluindo a fração dos recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais), e os resíduos orgânicos e os provenientes dos serviços de limpeza. E muitas vezes estes resíduos são coletados todos juntos e direcionados para aterros sanitários, não tendo nenhum um tipo de aproveitamento. Sendo assim essencial a implantação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Além de adequar os resíduos comuns, a elaboração e implantação do PGRS, iria auxiliar no adequado manuseio, acondicionamento e destino final dos resíduos químicos produzidos pelos laboratórios. Como também os resíduos perigosos (como pilhas, baterias e lâmpada), que muitas vezes são acondicionados de forma inadequada. Este projeto tem grande relevância, além de atender os princípios da Política Ambiental implantada no campus,os alunos terão a vivência de bons exemplos da sustentabilidade e educação ambiental. E o adequado gerenciamento do manejo de resíduos sólidos também proporcionará ao campus redução dos custos, visto que a geração de resíduos será minimizada. A ação em sua fase conclusiva beneficiará também, a partir da implementação do PGRS, os catadores integrantes da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Quixadá, público que trabalha com os materiais recicláveis no município. Esta ação os integrará a comunidade do IFCE a partir da relação de recebimento dos materiais destinados a reciclagem e reaproveitamento. O projeto também irá atender o instituído no Decreto nº 5.940/2006, que orienta que após a separação dos recicláveis de entidades da administração pública federal, estes materiais devem ser destinados às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, processo chamando de "Coleta Seletiva Solidária".
Público Alvo
Associação de catadores de resíduos sólidos de Quixadá
Objetivo Geral
Elaborar, propor e implantar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no IFCE - Campus de Quixadá.
Objetivo Específico
• Realizar um diagnóstico do volume e tipologia dos resíduos gerados no IFCE, Campus Quixadá; • Aplicar um adequado acondicionamento e destinação final aos resíduos gerados; • Orientar a comunidade acadêmica (alunos, servidores e terceirizados) sobre a importância do gerenciamento de resíduos sólidos. • Atender as exigências legais pertinentes relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos
Metodologia
O projeto será dividida nas seguintes etapas: ->Coleta de dados e diagnóstico Inicialmente será feito definido a equipe de trabalho, a identificação dos geradores e a tipologia dos resíduos. Será realizado um diagnóstico do manejo de resíduos sólidos em todos os setores do Campus, como distríbuido abaixo: Distribuição de setores do Campus Quixadá • BLOCO A: Laboratórios, Consultórios, Banheiros, Salas administrativas, Copa • BLOCO B: Salas administrativas, Salas de aula, Laboratórios, Banheiros • BLOCO C: Salas administrativas, Salas de aulas, Banheiros • BLOCO D: Cantina, Auditório, Biblioteca • BLOCO E: Manutenção, Banheiro, Refeitório • BLOCO F: Vestiários Em cada setor serão aplicados questionários aos responsáveis técnicos, nos setores administrativos, saúde, refeitório, e laboratórios. ->Caracterização dos resíduos Serão observadas todas as etapas, desde a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte até a destinação final. Sendo realizado um levantamento semanal da tipologia e volume gerado,através da técnica doquarteamento. A NBR 10007:2004, define o quarteamento como “Processo de divisão em quatro partes iguais de uma amostra pré-homogeneizada, sendo tomadas duas partes opostas entre si para constituir uma nova amostra e descartadas as partes restantes. As partes não descartadas são misturadas totalmente e o processo de quarteamento é repetido até que se obtenha o volume desejado O quarteamento é importante na caracterização quantitativa e qualitativa dos resíduos gerados em cada setor. Os resíduos gerados no campus serão avaliados entre: • Resíduos de saúde (provenientes dos consultórios e ambulatórios) • Resíduos químicos (provenientes dos laboratórios) • Resíduos perigosos (lâmpadas, pilhas e baterias) • Resíduos eletrônicos • Resíduos domiciliares (salas de aula, salas administrativas, copa, refeitório) • Resíduos da construção civil (provenientes de obras e reparos) ->Implantação do PGRS Finalizado o levantamento dos resíduos em todos os setores do campus, a próxima etapa é a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Os dados serão interpretados, e levando em consideração a realidade encontrada no campus, será proposta medidas de adequação do manejo dos resíduos sólidos para as legislações vigentes. ->Ações mitigadoras do PGRS Entre algumas ações que serão propostas no PGRS estão: Resíduos Químicos: -Orientação e implantação de armazenamento para resíduos perigosos -Avaliação de contratos e parcerias com empresas especializadas na coleta de resíduos perigos Resíduos orgânicos: -Implementação de uma composteira orgânica Resíduos secos: -Parceria com associações de catadores para doação de materiais recicláveis -Criação de baias para o armazenamento temporário dos resíduos -Adequação dos coletores de materiais recicláveis - Implantação de coletores de papéis nos setores administrativos 4.2.2 Sensibilização da comunidade acadêmica Na implantação de um PGRS toda a comunidade acadêmica deverá ser sensibilizada, alunos, professores, técnicos administrativos e os terceirizadaos. Em paralelo com a implantação das medidas sugeridas do PGRSS, os professores e alunos serão sensibilizados através de “blitz educativas”que serão realizadas nos intervalos das aulas. Inicialmente as “blitz” serão feitas 3 vezes na semana, durante um mês. Nos meses seguintes serão realizadas 2 vezes na semana. Nas “blitz” serão abordados sempre temas diferentes relacionados ao adequando manejo de resíduos sólidos. Será feito treinamento com os servidores e terceirizados através de cursos de capacitação, cartazes, informativos.