Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso Racismo no Brasil: conhecer para enfrentar
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
27/04/2020
Previsão de Fim:
03/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itarema
Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Francelio Angelo de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiane de Sousa Florencio IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/04/2020 03/05/2020
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/04/2020 03/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O racismo no Brasil compõe as bases estruturais de sua formação histórica, social e política. Por ser um dos últimos países do mundo a abolir a escravidão, a população negra brasileira, foi relegada ao abando do Estado por meio da negação de políticas de reparação dessa dívida histórica. Destinada a viver em condições precárias essa camada da população foi se fixando em locais mais afastados dos espaços elitizados. Como uma “bola de neve”, esses brasileiros que não tinham o direito de frequentar a escola, ocuparam postos de trabalho subalternos, repercutindo nos baixos salários e em condições desiguais de ascensão social. Frente a esse realidade acreditamos que uma das estratégias potentes para a superação dos problemas sociais que afetam a população negra no Brasil e formação para empoderamento e enfrentamento. Isto posto, apresentamos este minicurso que tem por objetivo principal discutir o racismo institucional e suas implicações históricas no cotidiano da população negra do Brasil. Por meio de metodologias pautadas nos debates, na leitura de textos de autores que versam sobre o tema e na produção de material videográfico espera-se atingir o objetivo qual nos propomos.
Justificativa
Com base no mito da democracia racial, pouco se fez ao longo da história para se reparar os danos provocados pela economia escravocrata. Diversas ideologias contribuíram para mascarar ou ainda ocultar as desigualdades raciais no Brasil. Assim, o racismo se perpetua nas diversas instituições brasileiras tais como escolas, universidades, sistema judiciário, saúde e habitação. Tais ideologias seguiram historicamente neutralizando as ações no rumo ao reconhecimento dessas desigualdades. Partindo do pressuposto de que e necessário conhecer para reconhecer e enfrentar, esse minicurso ganha relevância pois, aliado a outras tantas iniciativas resultantes da luta do povo negro, contribui para a desnaturalização do racismo ao mesmo tempo em que suscita a tomada de consciência para a apropriação de práticas voltadas a superação do racismo estrutural que se materializa nas instituições brasileiras.
Público Alvo
Professores das rede pública estadual e municipal e demais interessados pelo tema
Objetivo Geral
Discutir o racismo institucional e suas implicações históricas no cotidiano da população negra do Brasil
Objetivo Específico
-Conhecer as características do Racismo institucional no Brasil -Debater sobre o mito da democracia racial e seu impacto no cotidiano da população negra no Brasil
Metodologia
O minicurso será ministrado na modalidade EaD, através de ferramentas interativas - Google Classroom e WhatsApp. Serão solicitados leituras e estudo de texto que constituirá a base para as discussões e elaboração das atividades. A formação contará com debates viabilizados a partir de chats interativos e videoconferências. Ao final, os alunos deverão produzir um texto de duas laudas apresentando as principais ideias dos autores e um vídeo em que poderão expor os conhecimentos adquiridos ao longo do minicurso. A formação será divulgada por meio de redes sociais e do site oficial do IFCE/Campus Acaraú. O processo seletivo ocorrerá por meio das inscrições a serem realizadas na plataforma digital do evento, respeitando o limite de trinta vagas.