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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Integração IF em Ação
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
01/09/2020
Previsão de Fim:
28/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Messias Alves Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Messias Alves Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/09/2020 28/02/2021
Guilherme Alvaro Rodrigues Maia Esmeraldo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2020 30/09/2021
Robson Goncalves Fechine Feitosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/09/2020 30/09/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Grupo de pesquisa G-Proagro Programa
Apresentação
Segundo Eichenbaum et al., (2020) a crise econômica decorrente do Covid-19 é inevitável independentemente de se adotar ou não medidas de distanciamento social. A OMC (Organização Mundial de Comércio), estima que o comércio mundial de mercadorias sofrerá uma redução de 13 a 32% em 2020; afetando todos os países do mundo. Ainda segundo a OMC, uma recuperação econômica em 2021 ainda é incerta e apesar de o distanciamento social contribuir para a crise econômica, ela é a alternativa mais eficiente para evitar ainda mais mortes. Os países mais afetados pela pandemia, como Estados Unidos, Itália e Espanha, estão adotando medidas de distanciamento social, a despeito das consequências econômicas. Os governos desses países adotaram medidas para manter os salários dos trabalhadores e a sobrevivência das empresas durante o período de distanciamento. No Brasil, por exemplo, o governo adotou um auxílio emergencial de 600 a 1200 reais para autônomos e trabalhadores informais. Essas medidas não garantem o impedimento de demissões de trabalhadores ou a falência de empresas, mas buscam minimizar esses impactos. Entretanto, é preciso, também, reunir esforços e direcionar a capacidade técnica e científica para a atuar no desenvolvimento de medidas e modelos que promovam a redução dos impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia em pequenas comunidades periféricas e rurais (muitas vezes isoladas e sem acesso aos benefícios sociais). Nesse sentido, o projeto visa integrar equipes, multidisciplinares, para promover ações que envolvam a geração de renda, a melhoria da saúde, a capacitação e a formação profissional, com ênfase nas ações que forneçam conhecimentos básicos para que pequenos produtores rurais produzam ou melhorem sua produção garantindo assim, sua subsistência familiar devido a crise econômica decorrente da pandemia do Covid-19, e permitam a comercialização dos produtos excedentes.
Justificativa
A pandemia do Covid-19 afetará profundamente a economia, levando várias pessoas à condição de pobreza. Assim, técnicas simples e eficientes para o manejo agropecuário, podem ajudar os pequenos produtores rurais a produzirem seu próprio alimento, onde o excedente poderá ser comercializado, seja in natura ou processado com alguma tecnologia de alimentos, como, por exemplo, produção de doces, pães ou bolos. Este tipo de intervenção, em pequenas comunidades rurais, além de aumentar sua qualidade de vida, também impacta no setor de produção e distribuição de alimentos em todo o município. Além disso, com os meios de transporte escassos e o distanciamento da comunidade rural dos centros urbanos, o acesso a serviços de saúde se torna ainda mais difícil. Logo, facilitar o acesso a serviços básicos de saúde à essa população é uma atividade muito importante.
Público Alvo
Famílias de alunos e ex-alunos do IFCE campus Crato residentes no distrito de Santa Fé, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. Demais famílias da comunidade. A inserção de outras famílias deverá ter o aval da coordenação do projeto.
Objetivo Geral
Promover ações que visem o desenvolvimento econômico e social de famílias impactadas pela pandemia do Covid-19, em pequenas comunidades de produtores rurais no Distrito de Santa Fé, município do Crato/CE.
Objetivo Específico
Analisar o potencial de produção rural da comunidade do Distrito de Santa Fé - Crato/CE; Definir ações que visem reduzir os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia do coronavírus com projetos integrados com diversas áreas como: zootecnia, agronomia, saúde e informática; Criar modelos de projetos replicáveis e expansíveis para atender alguma potencialidade de produção rural familiar (Exemplos: galinheiro móvel, horta comunitária, mandala); Criar uma rede de integração entre as diversas áreas de conhecimento do IFCE/Crato e de outras instituições de ensino; Executar projetos e, durante esse processo, capacitar os produtores nas suas propriedades rurais; Implantar feiras locais para comercialização dos produtos excedentes.
Metodologia
1ª etapa: Seleção das famílias dos estudantes beneficiados Selecionar as famílias de alunos com maior vulnerabilidade econômica, após análise dos dados socioeconômicos disponibilizados no DAE (Departamento de Assuntos Estudantis). Como critério para ordenamento e classificação será utilizada a renda per capita. Em caso de empate outros critérios serão definidos a posteriori. Será realizado um contato telefônico a fim de cadastrar as famílias dos alunos e ex-alunos que têm interesse em participar do projeto. Além disso, serão sondadas outras famílias da localidade que desejarem aderir ao projeto. Dessa forma, as equipes dos projetos terão um diagnóstico das situações em que as famílias estão vivendo durante e após a pandemia do coronavírus, bem como dá início ao planejamento e seleção das atividades a serem desenvolvidas. 2ª etapa: Apresentação do projeto na comunidade Serão realizadas reuniões para a apresentação da metodologia, com detalhamento de cada etapa, tanto para as famílias participantes quanto para parceiros. 3ª etapa: Identificação das potencialidades da comunidade e seleção das áreas para intervenção A equipe executora realizará visitas às famílias da comunidade para identificar as possíveis potencialidades e viabilidades a serem trabalhadas dentro das áreas de atuação dos projetos. Após a identificação das potencialidades, a equipe de coordenadores e equipes executoras dos projetos de intervenção, se reunirão para selecionar as ações e os parceiros para realizar a intervenção mais adequada na comunidade. 4ª etapa: Seleção das equipes que participarão do projeto (instituições parceiras) O projeto integração consiste de uma ação multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento, que participarão de ações de contato diretamente com a comunidade rural. As ações serão realizadas, tanto por servidores do IFCE como também instituições parceiras (Universidades, Fundações, Associações, entre outras). As equipes interessadas em participar das ações, deverão apresentar um proposta de intervenção (modelo a definir) que se enquadre dentro de umas das áreas de atuação do projeto. As equipes do IFCE campus Crato serão compostas por um professor ou técnico administrativo (orientador) e 04 estudantes (orientandos). As equipes externas ao campus Crato deverão conter pelo menos um técnico administrativo ou professor como membro para da suporte operacional. As propostas de intervenção serão selecionadas por profissionais do IFCE que levarão em consideração a viabilidade econômica e técnica das ações. 5ª etapa: Período de intervenção (execução) As atividades serão realizadas, periodicamente - onde o cronograma será definido pela coordenação geral do projeto juntamente com os coordenadores dos projetos de intervenção -, com reuniões e visitas às famílias envolvidas. Em cada visita, será realizada uma proposta de ação (atividade) orientada pelas equipes de execução. Ao final de cada visita, serão coletados os resultados das ações através de registro de imagens, vídeos, relatos de casos e vivências. 6ª etapa: Análise dos resultados Aos final das intervenções, os coordenadores de projetos deverão elaborar relatórios com os resultados das intervenções. A coordenação do geral do projeto se reunirá com coordenadores dos projetos para analisar e debater os temas que serão abordados em um fórum visando a divulgação dos resultados e captação de novos projetos no IFCE/Crato. 7ª etapa: Conclusão do projeto de integração A conclusão do projeto integrador se dará com a realização de uma feira comunitária, durante o "Fórum Integração IF em Ação", de onde a comunidade poderá comercializar diversos produtos (artesanatos, comidas típicas e demais produtos desenvolvidos dentro das ações dos projetos). O Fórum Integração IF em Ação terá participação de docentes e estudantes do IFCE/Crato, coordenadores dos projetos desenvolvidos, representantes das entidades parceiras, comunidade participante dos projetos e aberto à comunidade geral. Ao final do fórum, os produtores serão estimulados à comercialização dos alimentos produzidos pela comunidade, em diferentes meios, como no Programa Nacional de Aquisição de Alimento (PAA) e Agromais.