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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Fruição literária: entre a cultura surda e a cultura ouvinte
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
27/04/2020
Previsão de Fim:
27/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
São Benedito
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Hivi de Castro Sperandio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emias Oliveira da Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/04/2020 27/04/2020
Hivi de Castro Sperandio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/04/2020 27/04/2020
Sóstenes Renan de Jesus Carvalho Santos IFCE Integrante Sem vínculo Não 1 27/04/2020 27/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nossa proposta é dialogar sobre os sentidos da fruição literária na aula de leitura, pensando no que isso representa para os leitores surdos e os leitores ouvintes. Discutiremos acerca destas perguntas: o que significa fruir um texto? gosto pela leitura se aprende na escola? como abordar isso com nossos alunos do ensino fundamental e do ensino médio? a relação de leitores ouvintes e de leitores surdos com a leitura literária se estabelece de formas muito diferentes? Faremos, portanto, um percurso interativo em torno dessas questões.
Justificativa
Este minicurso justifica-se pela necessidade de ampliar as discussões sobre literatura e sua fruição para surdos e ouvintes.
Público Alvo
todos aqueles que devem, podem e precisam se beneficiar das reflexões sobre leitura e literatura.
Objetivo Geral
• Discutir sobre os sentidos da leitura literária para as pessoas surdas e as pessoas ouvintes, ampliando as potencialidades dessa prática leitora para além do código escrito.
Objetivo Específico
• Conceituar fruição literária, compreendendo o seu sentido na aula de língua e literatura do ensino fundamental e do ensino médio; • Compreender – por meio de exemplos – como abordar o texto literário de modo a considerar as suas múltiplas possibilidades estéticas e de fruição para leitores surdos e leitores ouvintes.
Metodologia
A metodologia adotada incluirá os recursos audiovisuais disponíveis em notebook, computador e/ou celular, os quais facilitarão o uso do aplicativo/ferramenta Hangouts Meet, da Google. Além disso, faremos uso de slides, a fim de que os participantes acessem os textos que serão lidos e comentados.