Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
OLÁ PROFESSOR, SEU ALUNO SURDO CHEGOU! MINICURSO DE ACOLHIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS DE AULA INCLUSIVAS.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
28/04/2020
Previsão de Fim:
28/04/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Tianguá
São Benedito
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Hivi de Castro Sperandio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Hivi de Castro Sperandio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 28/04/2020 28/04/2020
Suelem Maquiné Rodrigues IFCE Integrante Sem vínculo Não 1 28/04/2020 28/04/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso de acolhimento ao aluno surdo em sala de aula inclusiva é um instrumento que visa contribuir com os docentes ou pessoas interessadas na temática da educação de surdos. Preocupa-se em descrever aspectos relevantes para uma educação inclusiva de surdos de qualidade e igualitária, que proporcione ao docente adentrar no universo social desse aluno, considerando seus aspectos linguísticos para assim proporcionar um ensino que promova um diálogo mais holístico sobre a condição do aluno surdo. Este minicurso é resultado de uma pesquisa etnográfica voltada para professores que possuem alunos surdos em salas de aula inclusivas. É fruto de uma pesquisa que mapeou dados obtidos por meio de questionários semiestruturados que foram realizados com professores de língua portuguesa com a presença de alunos surdos em salas de aula inclusivas e diários de campo que foram descritos durante aulas coma presença de alunos surdos. Diante desse contexto, serão descritos direcionamentos aos docentes que contemplam três eixos: aspectos linguísticos, sociais e didáticos voltados para a condição do aluno surdo. Todas essas orientações foram descritas de forma dialógica, utilizando uma linguagem direta e acessível, com alguns exemplos práticos que podem ser facilmente compreendidos por docentes, alunos e cidadãos comuns. Nosso objetivo é deslocar a educação de surdos de uma condição de obscuridade e desconhecimento e trazê-la à luz da compreensão e da empatia, por meio de uma visão guiada pela pesquisa etnográfica.
Justificativa
O minicurso apresentará um guia de Orientações Didático-pedagógicas cujo objetivo é subsidiar o trabalho do professor no âmbito da educação inclusiva, composto de orientações voltadas para o ensino inclusivo dos alunos surdos, considerando-se as peculiaridades desse público. Intenciona, portanto, possibilitar ao docente uma imersão no universo social e linguístico desse aluno, de modo que nesse percurso, compreenda o professor a condição comunicativa singular desse sujeito, objeto de sua ação educativa; e assim, na construção de um diálogo mais holístico com seu aluno, possa proporcionar-lhe um ensino de qualidade e igualitário. Nesse material, poderemos compreender e aprender como melhor lidar com as questões relativas ao ensino do aluno surdo, tomando para isso aspectos que permeiam esse processo, a saber: linguísticos, sociais e didáticos. Esses aspectos ou eixos buscam familiarizar o docente com questões intrínsecas à condição do aluno surdo. Essa compreensão contribuirá para que suas aulas sejam mais inclusivas. Também procuramos indicar recursos mais adequados ao ensino de surdos que possam auxiliar os professores, contribuindo significativamente para sua prática. O produto que será apresentado é fruto de um longa pesquisa de mestrado, traz na apresentação das orientações que o compõem, uma descrição dialógica, com emprego de linguagem objetiva e informal, subsidiada por exemplos práticos que podem ser facilmente compreendidos por docentes, e outros atores da inclusão.
Público Alvo
O nosso mini-curso contemplará também a comunidade externa, pois será aberta ao público e poderá beneficiar alunos de cursos de Letras de outras instituições educacionais e demais Licenciaturas educacionais
Objetivo Geral
O minicurso apresentará um guia de Orientações Didático-pedagógicas cujo objetivo é subsidiar o trabalho do professor no âmbito da educação inclusiva, composto de orientações voltadas para o ensino inclusivo dos alunos surdos, considerando-se as peculiaridades desse público. Intenciona, portanto, possibilitar ao docente uma imersão no universo social e linguístico desse aluno, de modo que nesse percurso, compreenda o professor a condição comunicativa singular desse sujeito, objeto de sua ação educativa; e assim, na construção de um diálogo mais holístico com seu aluno, possa proporcionar-lhe um ensino de qualidade e igualitário. Nesse material, poderemos compreender e aprender como melhor lidar com as questões relativas ao ensino do aluno surdo, tomando para isso aspectos que permeiam esse processo, a saber: linguísticos, sociais e didáticos. Esses aspectos ou eixos buscam familiarizar o docente com questões intrínsecas à condição do aluno surdo. Essa compreensão contribuirá para que suas aulas sejam mais inclusivas. Também procuramos indicar recursos mais adequados ao ensino de surdos que possam auxiliar os professores, contribuindo significativamente para sua prática. O produto que será apresentado é fruto de um longa pesquisa de mestrado, traz na apresentação das orientações que o compõem, uma descrição dialógica, com emprego de linguagem objetiva e informal, subsidiada por exemplos práticos que podem ser facilmente compreendidos por docentes, e outros atores da inclusão.
Objetivo Específico
- Compreender a condição linguística, social e didática do aluno surdo. - Oferecer uma imersão nas características da sala de aula inclusiva com alunos surdos. - Apresentar metodologias que poderão auxiliar ao docente a lidar com o aluno surdo em salas de aula inclusivas.
Metodologia
O minicurso, incluído no evento E-liti Lives, ocorrerá por meio de ferramentas on-line. Na forma de Apresentação Ao Vivo será de maneira interativa no Google Meet com apresentação do conteúdo e discussões por meio de envio de mensagens na mesma plataforma. Os participantes terão acesso a materiais via Google Classroom. As inscrições serão via Google Forms.