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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO ENTRE-LARES:
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
27/04/2020
Previsão de Fim:
15/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Aracati
Baturité
Boa Viagem
Camocim
Canindé
Cedro
Crato
Fortaleza
Horizonte
Iguatu
Itapipoca
Juazeiro do Norte
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Morada Nova
Paracuru
Quixadá
Sobral
Tabuleiro do Norte
Tauá
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samara Moura Barreto de Abreu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Andreyson Calixto de Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Arliene Stephanie Menezes Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Charles Henrique Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Cicero Luciano Alves Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Clautistony Pereira do Carmo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Daniel Pinto Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Emerson de Melo Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Emmanuel Alves Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Francisca Nimara Inacio da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Francisco Adelvane de Paulo Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Gilberto Gomes de Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Ianny Lima de Queiroz dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Jayme Felix Xavier Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Jean Carlo Vidal dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Juliana Martins Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Livia Mara Lima da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Marcelo Alencar Leite IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Marcio Regis Pinto Pompeu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Marcos Kayro Lopes Pontes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Maria Icleide Viana da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Mateus Avelino de Sousa Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Nilson Vieira Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Nivaldo da Rocha Baia Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Paulino Pinheiro Gaia IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Paulo Tiago Oliveira Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Poliana Freire da Rocha Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Raphaell Moreira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Rommulo Celly Lima Siqueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Rubens Cesar Lucena da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Samara Moura Barreto de Abreu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/04/2020 15/12/2020
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Tuyra Francisca Castro e Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Valter Cordeiro Barbosa Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/04/2020 15/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto “Entre- Lares” : Ambientes dialógicos sobre a Cultura em contexto pandêmico – Covid-19 emerge do desejo de produzir um ambiente dialógico sobre as “afeto-ações” emergentes acerca da cultura corporal em contexto pandêmico do Covid-19. O pensar-agir-sentir sobre a Educação Física nesse contexto tem apresentado “outros” modos de ser-fazer que anunciam (trans)formações pedagógicas e sociais, ao mesmo tempo em que assumem posições críticas multirreferenciais no que compete a sua organização em relação ao mundo do trabalho. Dessa forma, é preciso constituir uma ambiência dialógica sobre as transversalidades temáticas efervescentes, que nos saltam a partir do contexto pandêmico, como movimento de formação crítico-reflexiva que aponte para um devir de sustentabilidade humana e social a partir da cultura corporal. Fundamos o título do projeto “ENTRE-LARES em aproximação ao conceito de “entrelugares” um terreno de subjetivação coletiva que dão início a novas marcas identitárias (BHABHA, 2001), além de conceber uma representação simbólica do “fica em casa” como medida preventiva do distanciamento social. Somado a isso, também demarcarmos a intencionalidade metodológica por meio do desenvolvimento de ENTREVISTAS. Desejamos coabitar em rede pela diversidade de conexões dialógicas a partir das disposições das tecnologias educativas, na aproximação dos nossos lares e das nossas “afeto-ações”, em contexto de isolamento social cujos modos de ensinar e aprender tem se (re)inventado na e pela cultura docente.
Justificativa
A relevância do projeto Entre-Lares emana da natureza humana em estar com o(a) outro(a) em situações fecundas de aprendizagens autênticas e no saber-parceiro(a). Pelo fato impactante do isolamento e distanciamento social motivado pela pandemia do Corona vírus, se faz urgente estabelecer práticas pedagógicas inovadoras e ousadas como possibilidade de manter esse desejo de aprendizagem e de formação continuada. Nesse sentido, a área de Educação Física pode ser interpretada e materializada de infinitas formas, mas sua característica salutar brota de um saber orgânico, só possível com a inteireza das práticas corporais. Por isso, o projeto Entre-Lares não tem o intuito de se tornar um discurso sobre a cultura corporal (BETTI, 1994). Mas, totalmente distinto desse olhar, se tornar uma forma de se relacionar no fazer, pensar e sentir as práticas corporais em um período tão particular da humanidade, no caso, o enredo que se atravessa da Pandemia ocasionada pelo Corona vírus (COVID-19). Quando se propõe uma iniciativa de formação continuada para a área de Educação Física em um momento histórico tão trágico para a humanidade, a acessibilidade deve ser um elemento essencial para que se faça sentido a proposta formativa. Por essa razão, optamos por plataformas de grande acessibilidade atualmente, tais como, o Instagram e o Youtube. A rede social não é mais só um canal de informação, mas de comunicação, participação e reflexão; permite o estabelecimento de diálogos e conexões, promovendo a partilha de experiências, ao fornecer oportunidades de debater em torno da problematização proposta, a partir de uma diversidade de conhecimentos (FERREIRA; MACHADO; ROMANOWSKI, 2013). Outro aspecto que traduz a existência do Entre-Lares ser tematizado no Instagram e no Youtube ocorre por reconhecer que grande parte do público-alvo dessa proposta de formação inicial e continuada já está navegando diariamente nessas redes sociais, por isso, promover essa ação formativa nesse lugar, torna a proposta altamente convidativa e consequentemente exequível. Para tanto, o Entre-Lares se afirma de forma pedagógica e política em três dimensões formativas para garantir um processo dinâmico e reflexivo nesse período de isolamento social para estudantes (em formação ou egressos) e profissionais de Educação Física. No caso, os três pilares que tornam atrativa a nossa proposta são as seguintes: 1 – A dimensão da Dialogicidade; A dimensão da Contextualização; 3 – A dimensão da interatividade. A dimensão dialógica do Entre-Lares se pauta nos princípios dialogais de Freire (2013) ao definir que um diálogo autêntico exige os seguintes pressupostos: no pensar crítico, na amorosidade, na confiança, na fé nos seres humanos, na humildade e na esperança. A principal disposição técnica formativa do projeto Entre-Lares são as conversas dialógicas, que toma emprestado uma lógica metodológica de entrevista. Mas segue uma proposta muito específica, ao reconhecer que não existe um(a) entrevistado(a) e um(a) entrevistador(a) fixas, mas dois profissionais de Educação Física costurando um diálogo provocativo, por meio de perguntas e respostas também feita por sujeitos-autores pedagógicos (comunidade acadêmica e profissional) que envolve a temática do COVID-19 e sua interface com a área de Educação Física. Por se tratar de um diálogo organizado e conduzido por profissionais da mesma área, outro aspecto ligado a dialógica será inserido no Entre-Lares, no caso, o entendimento da aceitação do(a) outro(a) como legítimo(a) outro(a) (MATURANA ,2005), como dimensão da alteridade. Por compreender que se faz necessário para esse momento de pandemia por COVID-19 acolher uma perspectiva multirreferencial, e que não será uma única forma de ler, enxergar e sentir o mundo que vai conseguir encontrar os atos-limites adequados para resolver as grandes questões da área de Educação Física nesse momento tão complexo, por isso, a iniciativa de dialogar com profissionais de vários lugares do Brasil e com referencias teóricos distintas é uma saída-possível para esse momento de incertezas. A dimensão da contextualização será o grande catalisador da visibilidade do Entre-Lares, o objeto central é o COVID-19 e os encontros dialógicos devem dar conta dessa demanda por meio das temáticas que são suscitadas pela grande área da Educação Física. Defende-se no projeto Entre-Lares que a contextualização ocorre por meio de princípios contextuais (MARTINS, 2015) que são os pressupostos que garantem sentido e significado ao abordar uma temática de forma contextualizada. Os princípios contextuais são os seguintes: os saberes da experiência; o respeito ao contexto cultural; a curiosidade; o reconhecimento do cotidiano; a valorização do saber do(a) outro(a); e a produção coletiva do novo saber. São esses pressupostos que tornam um diálogo efetivamente contextualizado e possibilita uma experiência formadora (JOSSO, 2004). A última dimensão que se apoia e justifica o Entre-Lares será o da interatividade oportunizado pelas plataformas do Instagram e do Youtube. Vale destacar que interatividade é um conceito de comunicação e não de informática. Pode ser empregado para significar a comunicação entre interlocutores humanos, entre humanos e máquinas e entre usuário e serviço. No entanto, para que haja interatividade, é preciso garantir duas disposições, basicamente: a dialógica, que associa emissão e recepção como polos antagônicos e complementares na cocriação da comunicação; a intervenção do usuário ou receptor no conteúdo da mensagem ou do programa aberto a manipulações e modificações (SILVA, 2001). Contudo, tanto o Instagram como o Youtube conseguem promover essa efetiva interatividade, ou seja, os(as) dois debatedores(as) estarão em locais distintos, mais interligados pela interatividade das plataformas, como também, o público-alvo poderá participar desse diálogo por meio de levantamento de perguntas e comentários sobre o que vai está ocorrendo no diálogo. Essa interação só será possível por meio do Instagram e do Youtube, por isso, o Entre-Lares é relevante, pois não conseguiríamos garantir esse momento formativo por outra forma.
Público Alvo
Gestores(as), Professores(as)/ Profissionais e Estudantes da área de Educação Física com interesse temático.
Objetivo Geral
Produzir um ambiente dialógico sobre as “afeto-ações” emergentes acerca da cultura corporal em contexto pandêmico do Covid-19 em reflexividade crítica como experiência formadora.
Objetivo Específico
• Constituir uma experiência formadora na área de formação profissional em Educação Física pela mediação pedagógica do IFCE; • Possibilitar a comunidade acadêmica da Educação Física do IFCE um espaço de interação virtual como extensão/formação pedagógica; • Fortalecer os Grupos de Trabalhos Temáticos (Gtt’s) no âmbito da formação continuada docente, pela articulação de saberes; • Fazer diálogos interinstitucionais com professores da área de Educação Física como partilha de saberes; • Gerar conteúdo para produção de artefatos pedagógicos (vídeos e podcasts) e científicos (edição suplementar da REFISE e/ou e-books), apropriando-se das tecnologias educativas; • Constituir uma proposta pedagógica de caráter institucional em contexto de transversalidade temática sobre Educação Física e Covid-19 articulando o tripé ensino- pesquisa-extensão.
Metodologia
MODOS DE PARTICIPAÇÃO DOCENTE 1. Proponente e Mediador(a) de Entrevistas Online • Os(As) docentes poderão propor e fazer a mediação das entrevistas online. • As entrevistas estarão articuladas aos Gtt’s, resgatados a partir da experiência constitutiva da Semana de Educação Física (SEMEF) do IFCE. Os Gtt’s têm por objetivo organizar o debate (entrevista) em transversalidade ao contexto situacional do Covid-19 (ver ementas). • A proposição das entrevistas será feita por formulário próprio com a descrição de: A) dia e horário que acontecerá a entrevista B) currículo sintetizado do entrevistado C) identificação do GTT. D) título da entrevista • A entrevista terá a duração no máximo de 1hora e será transmitida pelas redes sociais do IFCE (Instagram @entre_lares e/ou YouTube), e devem ter uma periodicidade semanal. • O proponente fará a escolha do entrevistado (interno e/ou externo ao IFCE) assim como o contato inicial necessário para a realização da entrevista. Em segundo momento, será enviado a carta-convite e o envio de roteiro previamente composto por no máximo 3 perguntas (ver anexo), uma vez que outras perguntas poderão ser apresentadas pelos participantes. Grupos de Trabalhos Temáticos – Ementas GTT 1 Atividade Física e Saúde: Estudos sobre os modos de pensar e constituir as intervenções em saúde como significação da cultura do movimento, na interface plural de saberes (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros) articulados a COVID-19. GTT 2 Corpo, Cultura e sociedade: Estudos que visam discussões sócio- antropológicas, epistemológicas e histórico-filosóficas sobre corpo, corporalidade/corporeidade, práticas corporais com redes de culturas (tradicionais e/ou contemporâneas), e suas relações com a Educação Física articulados a COVID-19. GTT 3 Escola: Estudos acerca da área pedagógica da Educação Física e sua repercussão na escola brasileira. Analisando várias questões importantes da atual conjuntura da Educação Básica, tais como: as metodologias de ensino e suas inovações pedagógicas; a relação entre o saber fazer, o saber sobre o fazer e o saber se relacionar com as práticas corporais; as distintas possibilidades de manter a formação em continuidade na área pedagógica da Educação Física; a produção de novos materiais didáticos e a utilização das TIC nas aulas de Educação Física; a efetiva inclusão do ser humano e da sua diversidade nas aulas de Educação Física escolar articulados a COVID- 19. GTT 4 Formação Profissional e Mundo do Trabalho: Estudos sobre os modos de pensar e constituir os processos de formação, profissionalização, e desenvolvimento profissional na Educação Física e suas implicações no mundo do trabalho, articulados a COVID-19. GTT 5 Comportamento Motor e Cineantropometria: Estudos sobre os modos de pensar e constituir os processos de desenvolvimento humano e psicomotor nas dimensões morfofuncional e morfofisiológica que influenciam o movimento na aquisição de habilidades motoras, articulados a COVID-19. 2. Apoiador(a) de comunicação social e tecnológica • Os(As) docentes poderão atuar no apoio de comunicação social e tecnológica no desenvolvimento das entrevistas, executando ações como: A) Produzir e/ou acompanhar a produção dos materiais de divulgação do projeto; B) Potencializar e acompanhar a divulgação do projeto nas redes sociais institucionais; C) Acompanhar o feedback tecnológico durante a realização das entrevistas online (áudio, imagem, disposição de internet). 3. Secretariado Virtual Os docentes poderão atuar no secretariado virtual do projeto, executando ações como: A) Realização e inscrição de discentes (licenciandos) do IFCE por meio de formulário eletrônico; B) Comunicação via e-mail com os discentes inscritos para divulgação da programação do projeto e envio de certificados online; C) Criar e enviar os certificados aos participantes (estudantes, docentes e entrevistados). 4. Apoiador pedagógico Os(As) docentes poderão atuar no apoio pedagógico do projeto, executando ações como: A) Anotação e seleção de perguntas durante as entrevistas Online; B) Leitores(as) críticos das resenhas/síntese reflexivas dos licenciandos do IFCE como atividade de validação da frequência e certificação. Para isso devem elaborar formulário/ficha de resenha e o cronograma de recebimento. 5. Coautoria de conteúdo/artigo científico – Revista de Educação Física, Saúde e Esporte (REFISE) / E-book • Os(As) docentes poderão atuar em coautoria de geração conteúdos/ artigos científicos tendo como preferência a submissão da Refise e/ou produção de um e-book. Atuará na execução de ações: A) Transcrição das entrevistas realizadas nesse projeto de extensão; B) Envio da transcrição ao entrevistado(a) para devida autorização de publicação. C) Adequação da entrevista ao template da REFISE do IFCE, e/ou para a produção de e-books. 6. Ouvinte • Os(As) docentes poderão participar como ouvintes em contexto de formação continuada. MODOS DE PARTICIPAÇÃO COMUNIDADE INTERNA ESTUDANTES/EGRESSOS 1. Organização técnico-pedagógica • Os(As) estudantes e egressos dos Cursos de Licenciatura em Educação Física e Gestão Desportiva e Lazer poderão participar da organização técnica-pedagógica do projeto Entre-lares cuja definição dos(as) participantes estará a cargo das coordenações dos respectivos cursos. Recomendamos que sejam estudantes relacionados aos movimentos estudantis (Centros Acadêmicos e Colegiados). Será ofertada a certificação na atividade organizativa 40h. 2. Ouvintes • Os(As) estudantes e egressos que desejarem a certificação de 20h de atividades de extensão formativa relativa à participação no referido projeto deverão ter a frequência de 75% das entrevistas online e realizar as resenhas/síntese reflexivas. Para esse tipo de participação com certificação estes deverão cumprir as seguintes ações: A) Fazer a inscrição por meio de formulário eletrônico no link indicado pela comunicação pedagógica e divulgado junto as redes sociais do IFCE; B) Enviar as sínteses reflexivas/resenhas das entrevistas conforme cronograma indicado pela comissão pedagógica do projeto. METAS ESPERADAS ( TRIPÉ: ENSINO,PESQUISA E EXTENSÃO) - Constituição de um espaço de formação inicial para estudantes vinculados as três licenciaturas em Educação Física do IFCE (licenciandos), atendendo um percentual de 40% desse publico. - Constituição de um espaço de formação continuada para docentes da Educação Física do IFCE com um percentual de 50%. - Experimentação de dispositivos pedagógicos por meio das TIC”S com a produção de artefatos pedagógicos: vídeos (08) e podcasters (08); - Produção de artefatos científicos: uma edição suplementar para Revista de Educação Física, Saúde e Esporte – IFCE e/ou 2 livros (E-book + Livro impresso). -Atendimento da comunidade externa (egressos das LicencIaturas do IFCE) no total de 5%; - Atendimento da comunidade externa de professores de Educação Física com média de 300 pessoas atendidas. - Cadastro do projeto Entrelares no Sigproext. RESULTADOS E PRODUTOS ESPERADOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS ( 8 vídeos ;8 podcasts) ARTEFATOS CIENTÍFICOS ( 1 edição suplementar da REFISE e/ou 2 livros (e-book + versão impressa) CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PROJETO “ENTRE-LARES” ATIVIDADES INÍCIO FIM ELABORAÇÃO ESCRITA DO PROJETO 16/04/2020 17/04/2020 APRECIAÇÃO DOS PARES E ADESÃO ORGANIZATIVA 17/04/2020 24/04/2020 REUNIÃO ONLINE PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO COM O CORPO DOCENTE DE ED. FÍSICA DO IFCE 22/04/2020 ÀS 10H CADASTRO DO PROJETO NO SIGPROEXT 22/04/2020 27/04/2020 ARTICULAÇÃO COM AS PRO-REITORIAS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO; E COMUNICAÇÃO SOCIAL E TI (IFCE) 20/04/2020 31/05/2020 ENVIO DA PROPOSTA DE ENTREVISTA PELOS DOCENTES 20/04/2020 25/04/2020 CONSTRUÇÃO DO CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS ONLINE 20/04/2020 25/04/2020 REUNIÃO ONLINE PARA VALIDAÇÃO DOS ENCAMINHAMENTOS DO PROJETO COM O CORPO DOCENTE EF 30/04/2020 ÀS 10H DIVULGAÇÃO NAS MÍDIAS INSTITUCIONAIS DO PROJETO ENTRE-LARES 25/04/2020 31/05/2020 PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA PÚBLICO COM CERTIFICAÇÃO 25/04/2020 29/04/2020 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS ONLINE 04/05/2020 29/05/2020 PRODUÇÃO/EDIÇÃO/PUBLICAÇÃO DE ARTEFATOS PEDAGÓGICOS 15/06/2020 15/12/2020 PRODUÇÃO/EDIÇÃO/PUBLICAÇÃO DE ARTEFATOS CIENTÍFICOS 15/06/2020 15/12/2020 AVALIAÇÃO A avaliação do projeto será processual através de relatórios, frequência, participação como movimento de feedback dos participantes.