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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Física: ensino e sociedade em debate
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
20/05/2020
Previsão de Fim:
20/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Roberto Lima da Costa Cisne Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Medeiros do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/05/2020 20/05/2021
Antonia Vanuza Silva do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/05/2020 20/05/2021
Diego Araujo Frota IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 20/05/2021
Felipe Moreira Barboza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 20/05/2021
Francisco de Assis Leandro Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2020 20/05/2021
Jailson Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 20/05/2020 20/05/2021
Roberto Lima da Costa Cisne Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/05/2020 20/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No presente projeto de extensão pretendemos oportunizar reflexões e discussões sobre diversos temas relacionados à formação do profissional professor, em particular os da área de Física e afins. Diferentes temas serão propostos e trabalhados, em ambiente virtual, com o objetivo de promover melhorias nas diferentes fases da formação do professor, seja na formação inicial quanto na continuada. Assim, esperamos que os participantes envolvidos obtenham uma visão ampla do papel do professor, tanto no contexto educacional, quanto na sociedade como um todo.
Justificativa
O processo de ensino e aprendizagem é crucial no contexto da formação profissional e cidadã das pessoas. Visto a dinamicidade da sociedade, com mudanças constantes, é necessário sempre promover reflexões sobre o papel do professor. Discussões sobre o ensino remoto, e a problemática das informações falsas (fake news), são exemplos atuais de pontos a serem pensados e discutidos. Dessa forma, tal processo pode ser beneficiado por atividades que envolvam reflexão, pesquisa e debate. Um ambiente virtual, principalmente no atual momento de pandemia, se mostra interessante para a realização de tais atividades.
Público Alvo
Pessoas interessadas na área de ensino de física, em especial os estudantes e professores tanto de ensino médio, quanto de graduação e de pós graduação.
Objetivo Geral
Promover uma melhoria, no âmbito informacional e educacional, relacionada aos fatores que influenciam na formação do profissional professor, em particular das áreas de Física e afins.
Objetivo Específico
Promover debates, em ambiente virtual, orientados por temas relacionados à: física, ensino, aprendizagem, história da ciência, publicações científicas, ferramentas de aprendizagem, ferramentas digitais, comportamento online, etc.
Metodologia
Periodicamente serão lançados temas para reflexão, em ambiente virtual (online). As pessoas poderão compartilhar experiências, dúvidas, opiniões, relacionadas aos temas propostos. Haverá então um processamento de tais informações a fim de gerar um material com a compilação das discussões. Este material, digital, poderá ser usado tanto no processo de feedback, quanto na promoção de novas ações. Durante as atividades, os participantes serão orientados à utilizar a internet (web) para fazer buscas de conteúdos. Será permitido o compartilhamento de materiais digitais (links, imagens, vídeos, áudios, etc) relacionados aos temas propostos. Assim, será promovido um ambiente democrático de discussão, que também oportunizará o envolvimento de problemas no contexto local. Periodicamente, serão realizadas análises das principais informações geradas pelas atividades. Dessa forma, recursos digitais (texto, áudio, etc) poderão ser construídos de forma a compilar um resumo das atividades. Isso possibilitará que o projeto seja divulgado e acompanhado por toda a comunidade, incluindo os não participantes, podendo melhorar o processo de feedback. As pessoas interessadas em participar das atividades deverão fazer inscrição preenchendo um formulário online. As inscrições poderão ser feitas durante todo o período de vigência do projeto. Utilizaremos como principal ambiente virtual o Google Groups, juntamente com o aplicativo de mensagens Telegram.