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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso de Ligações Químicas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
25/05/2020
Previsão de Fim:
31/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
65
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Maria Aparecida Santiago da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Aparecida Santiago da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/05/2020 31/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento proposto constitui-se em um minicurso online de Química básica envolvendo o conteúdo didático Ligações Químicas, presente na grade curricular dos cursos superiores de Licenciatura em Química e áreas afins. O minicurso tem por finalidade proporcionar uma revisão geral da teoria e conceitos relacionados ao tema ligações químicas, através de uma abordagem interdisciplinar e associada ao cotidiano dos alunos. O evento destina-se a atender as deficiências de aprendizagem, relacionadas ao tema ligações químicas, da comunidade externa de instituições de ensino superior que tenha interesse na ciência Química, assim como da comunidade interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Ubajara. O evento será realizado no formato online utilizando ferramentas digitais e terá duração máxima de 7 dias corridos, com carga horária total de 20 h. O coordenador responsável pela execução do evento será o facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa
Uma problemática atual presente no ensino de Química, assim como no de outras ciências exatas, é o baixo rendimento dos estudantes nas avaliações de aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem existentes no processo de ensino-aprendizagem estão, muitas vezes, relacionadas às práticas pedagógicas fundamentadas no modelo tradicional de ensino exclusivamente verbalista e descontextualizado da realidade social dos alunos. O ensino de química envolve o uso de conceitos abstratos e linguagem simbólica específica (fórmulas, estruturas e equações químicas) que quando trabalhados de forma desarticulada do cotidiano do aluno geram sensação de desconforto e desmotivação para a aprendizagem de Química. Uma atenção maior deve ser, portanto, demandada para a proposição de metodologias de ensino alternativas, facilitadoras do aprendizado. O olhar docente deve ser voltado, também, para outros fatores complexos que geram dificuldades de aprendizagens e estão associados aos aspectos múltiplos da vida inter e intrapsíquica, orgânica e social do sujeito [1,2]. A oferta de cursos de nivelamento, que propiciem a revisão de conteúdos da base da Química, constitui uma via facilitadora para o aprendizado significativo em Química e, portanto, uma solução para as defasagens dos conhecimentos químicos gerados das dificuldades no aprender. O conteúdo didático “Ligações Químicas” é parte integrante do currículo do curso superior de Licenciatura em Química, estudado no primeiro semestre do curso na disciplina de Química Geral I. Além disso, ao longo do curso, os conceitos básicos de ligações químicas são pré-requisitos para aprendizagem de tópicos mais avançados. A compreensão de como as ligações químicas se formam é o ponto central para o entendimento das estruturas químicas dos diversos compostos existentes na natureza e para a projeção de novos materiais, como por exemplo, o desenvolvimento de novos fármacos, produtos químicos para a agricultura e polímeros utilizados na construção de discos compactos, telefones celulares e fibras sintéticas [3]. Neste sentido, destaca-se a importância da aquisição dos conhecimentos sobre as ligações químicas na formação do profissional de Química. Diante do exposto, o trabalho apresentado tem por motivação a elaboração de um minicurso básico de ligações químicas, executado no formato online com o uso de ferramentas digitais, que ofereça uma revisão geral da teoria e dos conceitos relacionados ao referido tema, tendo como público alvo a comunidade externa de instituições de ensino superior que tenha interesse na ciência Química, bem como os estudantes do curso superior de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do campus Ubajara. 1. Rocha, J. S.; Vasconcelos, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ) Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016. 2. Lima, J. O. G.; Leite, L. R. Novas estratégias didáticas para um ensino de química mais significativo. In: Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores, 1ª ed., Fortaleza: EdUECE, p. 04342, 2014. 3. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª ed., Porto Alegre: Bookman Companhia Editora, p. 55, 2013.
Público Alvo
Estudantes dos Cursos Superiores de Licenciatura em Química e áreas afins de Instituições de Ensino Superior, bem como público externo que tenha interesse pela Ciência Química.
Objetivo Geral
Proporcionar à comunidade externa de instituições de ensino superior que tenha interesse na ciência Química, assim como aos estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará do campus Ubajara, uma visão geral sobre os conceitos básicos de ligação química e sua importância na compreensão das estruturas químicas dos diversos compostos existentes na natureza, assim como na projeção de novos materiais. Nesse contexto, pretende-se explorar a relação entre estrutura eletrônica, força e tipos de ligações químicas, examinando a influência sobre as propriedades físico-químicas das substâncias.
Objetivo Específico
• Introduzir o conceito de ligação química diferenciando os três tipos de ligações: iônica, covalente e metálica; • Apresentar os símbolos de Lewis e a importância da regra do octeto na compreensão das ligações químicas dos compostos iônicos e moleculares; • Identificar as principais propriedades dos compostos iônicos, estabelecer os símbolos de Lewis, determinar a configuração eletrônica dos íons e elaborar a fórmula química para um composto iônico; • Identificar as principais propriedades dos compostos moleculares, representar os compostos covalentes através das suas estruturas de Lewis, identificando as formas estáveis no caso de estruturas alternativas e as estruturas ressonantes, identificar os casos que fogem à regra do octeto e reconhecer os fatores que influenciam a magnitude da força de uma ligação covalente; • Diferenciar as ligações covalentes apolares, polares e iônicas empregando os conceitos de eletronegatividade; • Apresentar as formas espaciais moleculares previstas usando o modelo da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência (RPECV) e determinar a polaridade molecular; • Explicar a Teoria da Ligação de Valência e a Teoria do Orbital Molecular; • Revisar as propriedades físicas dos metais e correlacioná-las aos modelos para a ligação metálica: modelo do mar de elétrons e modelo do orbital molecular.
Metodologia
O minicurso será composto por sete aulas, as quais serão estruturadas e executadas através da plataforma virtual de aprendizagem Google Classroom. Nesse ambiente, os alunos terão acesso aos conteúdos teóricos apresentados no formato de videoaulas e materiais de apoio para o estudo complementar. Além dos conteúdos teóricos, atividades avaliativas síncronas e assíncronas serão elaboradas com a finalidade de monitorar o desempenho do aluno. As atividades avaliativas serão compostas por quizzes, atividades de aprendizagem com situações-problemas, questionários auto-avaliativos, debates em fóruns e videoconferências. As reuniões virtuais ocorrerão através da ferramenta, disponível no pacote de aplicativos do google, o Google Meet. O convite para videoconferência será realizado por meio do serviço do google agenda, o qual gerará e disponibilizará o endereço para o acesso às reuniões síncronas. A avaliação do desempenho do aluno ocorrerá de forma contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os critérios e os instrumentos de avaliação a serem empregados seguem descritos abaixo: - Critérios de avaliação: I – Conhecimento individual sobre o tema abordado; II – Assiduidade e compromisso; III – Socialização de experiências e troca de conhecimentos por meio da participação no fórum e videoconferência. - Instrumentos de avaliação: I – Participação em teste de sondagem de conhecimentos (resolução do QUIZ) II – Atividade de aprendizagem III – Participação nos fóruns de discussão IV – Participação nas videoconferências V – Questionários de auto-avaliação