Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
MATERNIDADE E SEUS DESAFIOS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
09/05/2020
Previsão de Fim:
09/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Itapipoca
Ubajara
Umirim
Jaguaribe
Baturité
Caucaia
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Campanha
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Nadya Brito Gurgel Correia Dutra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Nadya Brito Gurgel Correia Dutra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 09/05/2020 09/05/2020
Patricia Lana Pinheiro Guerreiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/05/2020 09/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE- CAMPUS CAUCAIA Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente Evento, a LIVE intitulada "MATERNIDADE E SEUS DESAFIOS", tratará acerca dos valores e encargos destinados às mulheres, sobretudo depois de elas se tornarem mães. Suscitaremos reflexões pertinentes às perdas de trabalho remunerado; à diminuição da auto-estima, em tantos casos, e, até, no quanto o simples e salutar ato de lactação é, não raramente, alvo de críticas. Não resolveremos os problemas maternais, mas faremos uma oportuna dialética, no mundo cibernético, neste continuado período de isolamento social, em que tantas mulheres vivem à mercê de desafios e humilhações em seus lares. Aliás, vale a inquirição, "seus lares?".
Justificativa
As desvalorizações por que passam as mulheres, há séculos, e em especial na contemporaneidade, sobremaneira nos correntes dias de Pandemia do Covid-19, são cada vez mais evidentes, reiteradas e culminando, não raras vezes, em mortes. Pensando nestes estarrecedores atos contra a mulher (e mãe!), é que faz-se urgente que esta LIVE seja promovida e eternizada, de modo a se fazer reverberar, também, os meios de proteger as mulheres, para que elas tenham voz em casa, vez na sociedade e direitos resguardados. E para que seus filhos cresçam sem traumas e harmoniosamente.
Público Alvo
Os amigos e familiares dos nossos estudantes dos Campi de Itapipoca e Caucaia, bem como os assíduos estudantes dos Campi (a serem citados a seguir e que vêm acompanhando assiduamente minhas LIVES- e esta já é a de número 16!) Umirim, Baturité, Jaguaribe e Ubajara, bem como seus amigos, familiares. O público pré-universitário de Fortaleza, Cidade onde nós duas moramos e possuímos muitos seguidores, também é bastante contemplado e comumente interage nas LIVES.
Objetivo Geral
Estabelecer uma dialética sensível acerca da maternidade, que apesar das tantas imagens existentes no imaginário coletivo (de cenas angelicais e felizes emolduradoras desta fase da vida da mulher), muitas vezes escondem situações de muitos conflitos, internos e externos, vivenciados e que enormemente as exaurem e perturbam seus filhos.
Objetivo Específico
Propiciar que cada indivíduo reflita acerca das questões de sofrimento, velado ou não, pelas quais passam as mulheres e, assim, que cada um se transforme ou se renove, no que se refere à não mais passividade ou omissão diante dos dissabores delas, verdadeiros sustentáculos destes tempos Pandêmicos e de quaisquer outros.
Metodologia
Eu e a professora Patrícia Lana faremos uma LIVE com duração de sessenta minutos que primará pela sensibilidade, ludismo e eivada de pesquisa acerca de questões inerente à mulher, como jornada tripla de trabalho, estereótipos, amamentação (mitos e verdades), papel predominante na criação dos filhos.