Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Origem, aspectos clínicos e desmistificação do SARS-CoV-2/Covid-19
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
20/05/2020
Previsão de Fim:
20/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Itapipoca
Caucaia
Acaraú
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Raquel da Silva Cordeiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero Antonio Maia Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/05/2020 20/05/2020
Raquel da Silva Cordeiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/05/2020 20/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra será ofertada pelo Ciclo de Palestras "O meio ambiente em tempo de pandemia" promovido pelo Grupo de Estudos Ecológicos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Jaguaribe. Essa palestra vai abordar desde o aspecto biológico do grupo de vírus coronavírus e suas principais doenças relacionadas até os principais tratamentos que estão sendo utilizados para combater o COVID-19. E com essa palestra combater as fake news relacionadas ao uso desses medicamentos sem comprovação científica.
Justificativa
Coronavírus, na verdade, é um grupo de vírus responsável por causar desde infecções respiratórias simples até as mais graves. Alguns podem causar, por exemplo, um simples resfriado, enquanto outros, podem causar graves pneumonias e ocasionar a morte. Se compararmos com outros vírus da mesma família, o nível de letalidade desse tipo de coronavírus até o momento não é alto, gira em torno de 2%. No entanto, essa nova variedade do vírus possui a capacidade de ser transmitida facilmente, permitindo que muitas pessoas sejam infectadas em um curto espaço de tempo. Devido a essa facilidade foi instaurado pela OMS o estado de PANDEMIA, que ocorre quando uma doença se espalha de forma descontrolada ultrapassando barreiras locais e atingindo proporções mundiais. Esse palestra justifica-se pela necessidade de esclarecer aos ouvintes que a doença atual que ocasionou essa pandemia (COVID-19) faz parte de um grupo de vírus que já foram responsáveis por outras pandemias. Além disso, apresentar os principais tratamentos que estão sendo pesquisados e por meio de evidência cientificas combater as fake news no uso desses medicamentos.
Público Alvo
- Como o evento será on-line e gratuito, divulgado pelas redes sociais e pelo site do IFCE, é previsto que qualquer pessoa que tenha interesse nas questões ambientais pode ser beneficiada diretamente com as palestras.
Objetivo Geral
- Discutir e esclarecer as diferentes doenças relacionadas ao coronavírus e os principais medicamentos que estão sendo usados no combate ao COVID-19.
Objetivo Específico
- Diferenciar as doenças COVID-19, Sars e Mers. - Discutir os principais tratamentos que estão sendo utilizados para o combater de COVID-19. - Sensibilizar os participantes sobre a importância da pesquisa cientificas no combate as fakes news de corrente do uso indiscriminados de medicamentos em teste para o combate de COVID-19.
Metodologia
A palestra será realizada por meio do aplicativo Google meet. No dia previsto para realização do evento (20/05/2020) as 20:30. No dia do evento será enviado para o e-mail dos inscritos o link para acesso a sala de aula virtual. A palestra será gravada para comprovar a participação e frequência dos participantes. Ao final da palestra será enviado um formulário de avaliação da palestra a todos os participantes.