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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Metáforas do desenvolvimento industrial na música Guarani/Zyliana: os novos significados sociais e culturais que surgiram com os avanços tecnológicos e suas consequências
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
13/05/2020
Previsão de Fim:
15/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Boa Viagem
Cedro
Fortaleza
Horizonte
Itapipoca
Jaguaribe
Jaguaruana
Maranguape
Mauriti
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Mulungu
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Paracuru
Paraipaba
Pedra Branca
Quiterianópolis
Quixadá
Quixeramobim
Redenção
Russas
Senador Pompeu
Sobral
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tianguá
Várzea Alegre
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Tatiana Santos da Paz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Annalies Barbosa Borges IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/05/2020 15/05/2020
Antonio Wirly de Souza Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 13/05/2020 15/05/2020
Carlos Henrique Moura Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/05/2020 15/05/2020
Maria Nataliana Assis Gomes UNILAB Integrante Sem vínculo Não 10 13/05/2020 15/05/2020
Paulo Henrique Santiago de Maria IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/05/2020 15/05/2020
Tatiana Paz Longo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/05/2020 15/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra/live "Metáforas do desenvolvimento industrial na música Guarani/Zyliana: os novos significados sociais e culturais que surgiram com os avanços culturais e suas consequências" acontece no contexto do Projeto O projeto "NEABI Indica: ciclo de palestras e debates online sobre produções culturais com protagonismo Negro e Indígena" O projeto tem como principal objetivo fomentar debates sobre temas contemporâneos abordados em obras literárias, fílmicas, produções musicais, histórias em quadrinho, entre outras linguagens, que discutam questões relacionadas às relações étnico-raciais. O projeto surgiu com o intuito de estabelecer espaços de diálogo com a comunidade interna e externa do IFCE Campus Baturité, no período de pandemia e distanciamento social. Os debates envolverão a participação de integrantes do Núcleo e convidados e serão veiculados por plataformas digitais (Instagram e Google Meet), através de lives. O projeto busca visibilizar narrativas culturais produzidas pelas populações negras e indígenas e debatê-las no contexto da cibercultura. Com isso, suas ações se constituem como iniciativas que questionam a persistente colonialidade dos currículos que marginaliza os conhecimentos originados desses grupos.
Justificativa
A proposição da palestra se justifica pela necessidade de criar espaços formativos entre a comunidade interna e externa do IFCE - Baturité sobre as relações étnico raciais. Em virtude da situação de pandemia vivenciada no contexto internacional e local, as redes digitais se tornaram o meio de divulgação e realização das ações do NEABI- Baturité. O NEABI- Baturité possui ações voltadas voltadas para a discussão das relações étnico-raciais no IFCE. Sua atuação compreende ações que contemplam e afirmam as culturas africanas, afrobrasileiras e indígenas nos currículos da Instituição. Seu trabalho está pautado na Lei no 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008, bem como nas diretrizes curriculares que normatizam a inclusão de tais temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Para isso, o Núcleo busca desenvolver reflexões e promover espaços de formação que oportunizem o acesso ao conhecimento e possibilitem a valorização da história e cultura dos povos africanos, afrobrasileiros e indígenas. Dessa maneira, pretende-se contemplar e debater sobre diferentes narrativas produzidas por essas populações durante o projeto.
Público Alvo
Comunidade científica das áreas da comunicação e relações étnico-raciais Pessoas interessadas nas culturas indígenas
Objetivo Geral
Fomentar debates sobre temas contemporâneos abordados em obras literárias, fílmicas, produções musicais, histórias em quadrinho, entre outras linguagens, que discutam questões relacionadas às relações étnico-raciais
Objetivo Específico
visibilizar narrativas culturais produzidas pelas populações negras e indígenas refletir sobre obras de autores negros e indígenas
Metodologia
Planejamento de ações (escolha de temas, plataforma e convidados) Divulgação das ações (criação de cartazes, divulgação dos cartazes nas redes sociais e sites oficiais da instituição) Realização da live Avaliação da ação por meio de reuniões Replanejamento de ações