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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Leituras étnico-raciais
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
25/10/2019
Previsão de Fim:
25/10/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
350
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Paraipaba
Paracuru
Caucaia
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iara Saraiva Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Jonanthan Gomes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Amanda de Sousa Araujo Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/03/2020 08/03/2020
Camila Maria Souza dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Fernanda de Lima Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Francisco Dhemeson Sousa Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Francisco Kauã de Almeida Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Helen Monteiro Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/10/2019 25/10/2021
Ileane Oliveira Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Karlane Holanda Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Mikeias Teodosio Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Paulo Gomes Barroso IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Stéphany Rafaella das Neves Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Taina Gois dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 30/10/2019 25/10/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
O poder da palavra: clube de produção literária étnico-racial Projeto
Clube de Leituras Afroameríndias Projeto
DOC-NEABI Projeto
CAFÉ NEABI Projeto
Apresentação
A literatura exerce um papel determinante na difusão da cultura e dos saberes dos povos. Ascontribuições das literaturas indígenas e africanas para a cultura e educação no Brasil foramhistoricamente relegadas, entretanto, a partir da lei 10.639/03, alterada pela lei 11.645/08a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e indígena vemrefirmando a urgência da inserção de uma perspectiva decolonial nos currículos. O Programa deExtensão Leituras Étnico-Raciais pretende difundir para a comunidade interna e externa as literaturas afro-indígena brasileiras, trabalhar de forma lúdica o reconhecimento de uma literatura historicamente marginalizada e exercitar e difundir a escrita literária e poética de grupos étnicos populacionais específicos. O programa será composto pelos projetos: Clube de Leituras Afro-indígena brasileiras; Estante Literária; Grupo étnico de contação de histórias; Clube de produção literária afro-indígena brasileira; Jornal NEABI e Mural NEABI.
Justificativa
A difusão da literatura afro-brasileira e indígena se estabelece como uma das ferramentas imprescindíveis de combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância, assim como contribui para a desconstrução dos mais variados estereótipos e valorização da autoestima de crianças, jovens e adultos negras/os e indígenas. As leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas (10.639/03 alterada pela 11.645/08),encontram barreiras em sua implementação. Desse modo, o programa Leituras Étnico-Raciais se justifica pela difusão de conhecimentos importantes para as culturas dos povos considerados periféricos e por dar suporte à comunidade e suas instituições na produção, formação e difusão dos conteúdos afro-indígena brasileiros.
Público Alvo
Escolas, projetos sociais e secretarias de educação das cidades de Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Caucaia
Objetivo Geral
Dar suporte à comunidade e suas instituições na produção, formação e difusão dos conteúdos afro-indígena brasileiros, difundindo conhecimentos importantes para as culturas dos povos considerados periféricos.
Objetivo Específico
-Difundir para a comunidade interna e externa as literaturas afro-indígena brasileiras-Trabalhar de forma lúdica o reconhecimento das literaturas historicamente marginalizadas -Exercitar e difundir a escrita literária e poética de grupos étnicos populacionais específicos.
Metodologia
Clube de Leituras Afro-indígena brasileiras: mensalmente trabalharemos uma obra de um escritor africano; afro-brasileiro e/ou indígena. Cada obra contará com a mediação de um convidado ou de um membro interno do programa. Cada discussão deverá ter como produto uma síntese das principais impressões e sentimentos despertados com a difusão e reconhecimento dos/as autores/as. Estante Literária: Espaço do NEABI para a divulgação, socialização de escritores africanos/as; afro-brasileiros/as e indígenas. Grupo étnico de contação de história: ações de contações de histórias nas escolas das cidades atendidas; Clube de produção literária afro-indígena brasileira: grupo de produção literária com de grupos étnicos populacionais específicos.Jornal NEABI: Produção semestral de jornal com as principais ações do NEABI-Campus Paracuru e atividades de escrita de cada projeto. Mural NEABI: socialização fixa no campus das principais ações dos núcleos e projetos: textos,jornal, imagens