Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O IFCE no campo
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Mídia e Comunicação
Data de Início:
01/06/2020
Previsão de Fim:
31/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Messias Alves Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abner Jose Girao Meneses IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2020 31/12/2020
Alaide Regia Sena Nery de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/06/2020 31/12/2020
Alissa Cendi Vale de Carvalho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/06/2020 31/12/2020
Antonio Geovany Correia Brasil IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/06/2020 31/12/2020
Claudia Luiza Paes Barreto Villaca IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/06/2020 31/12/2020
Cley Anderson Silva de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2020 31/12/2020
Francisco Gauberto Barros dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2020 31/12/2020
Francisco Messias Alves Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/06/2020 31/12/2020
Nustenil Segundo de Moraes Lima Marinus IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2020 31/12/2020
Ricardo Martins Araujo Pinho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/06/2020 31/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
ESTUDOS SOBRE A CADEIA DA CARNE OVINA E CAPRINA VIA GRUPO DE PESQUISA G-PROAGRO Programa
Apresentação
A pandemia de Covid-19 vem causando impactos, não só nos segmentos biomédicos e epidemiológicos, como também afeta todas as áreas da sociedade, principalmente, nos segmentos econômicos, políticos, culturais e sociais (FIOCRUZ, 2020). No Brasil, um país que apresenta elevada taxa de aglomeração urbana, com altos índices de desigualdades sociais, má distribuição de renda e precarização do sistema de saúde e educacional (Bezerra, 2019); apresenta a expansão dessa doença nos diversos segmentos da sociedade, em especial, nas comunidades de baixa renda. Nesse período de distanciamento social, o sistema educacional brasileiro vem passando por diversas transformações. Segundo Costa (2020), a educação, uma atividade essencialmente presencial, se encontra em um momento de muita pressão e diversas incertezas. Em meio a tantas incertezas e indefinições no cenário educacional, principalmente com o estímulo ao desenvolvimento de atividades de forma remota, o projeto de extensão “O IFCE no campo” busca diminuir as distâncias entre a instituição de ensino, os discentes, os pais e a comunidade, através da realização do desenvolvimento de rodas de conversa e palestras disponibilizadas através das redes sociais.
Justificativa
Segundo Sampaio et al. (2014), as rodas de conversas são mais do que uma disposição física (circular) dos participantes e bem mais que uma relação custo-benefício para o trabalho com grupos. Elas são uma postura ético-política em relação à produção do conhecimento e à transformação social, efetivando-se a partir das negociações entre sujeitos. Diante do momento atual de distanciamento social e a aplicação dos conceitos de trabalho remoto, home office, entre outros, a utilização de metodologias de trabalho como as rodas de conversas, mesmo que virtuais, nos possibilita a continuação de encontros dialógicos, criando possibilidades de produção de conhecimento através das experiências dos partícipes. Desta maneira, o projeto consistirá na realização de discussões e rodas de conversas abordando temas das mais diversas áreas do agronegócio brasileiro (agricultura, pecuária, economia, desenvolvimento rural, além da divulgação de eventos e feiras), sempre com a participação de professores e/ou técnicos-administrativos e alguns convidados.
Público Alvo
Produtores rurais. Profissionais e estudantes das ciências agrárias. Demais pessoas interessadas no tema do agronegócio.
Objetivo Geral
Realizar palestras e rodas de conversas (on line) abordando tecnologias voltadas para meio rural.
Objetivo Específico
- Criar um canal de informações sobre a produção rural, envolvendo as áreas da agricultura e pecuária. - Promover um vínculo de informações entre o IFCE campus Crato e a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos). - Realizar a divulgação das ações do IFCE campus Crato.
Metodologia
O projeto consiste na realização de entrevistas e rodas de conversa, onde serão abordados temas de relevância para o agronegócio. A ação terá duração de 06 (seis) meses, a ser realizada durante os meses de junho a dezembro de 2020, somando um total (médio) de 25 programas. As atividades serão realizadas (semanalmente), de forma remota, transmitidas pelo canal do youtube.com/Ifcecratotv. Cada transmissão terá uma duração de 60 minutos, seguindo a programação descrita na tabela 1. As entrevistas e rodas de conversas serão conduzidas por servidores do campus Crato, onde ficarão responsáveis pela seleção e divulgação dos temas abordados em cada programa. Tabela 1. Distribuição da programação. Ação Duração Apresentação do tema e do entrevistado 5 minutos Roda de conversa/palestra 35 minutos Espaço para perguntas e discussões 10 minutos Espaço para apresentação de vídeos de alun@s e servidores do IFCE 5 minutos Agradecimentos e informações 5 minutos Semanalmente, a equipe técnica do projeto se reunirá, de forma remota (enquanto durar o período de quarentema), para planejamento e elaboração do roteiro do programa, bem como realizar a seleção dos vídeos e temas enviados por alunos, egressos e servidores do IFCE. Os entrevistados poderão ser professores, técnicos administrativos, alunos e egressos das ciências agrárias, profissionais autônomos e demais profissionais com informações relevantes para o desenvolvimento do agronegócio regional. Os programas serão gravados e divulgados nos mais diversos canais de informações do IFCE. Mensalmente, será disponibilizado um questionário de avaliação com o objetivo de acompanhar como as informações estão chegando até a comunidade.