Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Tema: Política agrícola do Ceará.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
14/05/2020
Previsão de Fim:
14/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Jaguaribe
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Marcos Alberto de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
De Assis Diniz Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA Integrante Sem vínculo Não 2 14/05/2020 14/05/2020
Marcos Alberto de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/05/2020 14/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O CICLO DE DEBATES: OS DESAFIOS DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, acontecerá durante a oferta da Disciplina de Educação Ambiental (EaD), Projeto FICemCASA. Os debates terão as participações de autoridades governamentais, consultores internacionais e técnicos internacionais que abadarão temáticas que enriquecerão a Disciplina e interessarão ao público em geral, tais como: DEBATES - Os desafios da questão ambiental. Convidados: De Assis Diniz – Advogado, historiador e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará. Tema: Política agrícola do Ceará. Mediador: Prof. Marcos Vieira IFCE/Jaguaribe. Horário: Das 19h às 21h Os debates utilizarão: Google meet
Justificativa
A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. Valores sociais, habilidades, competências, métodos e conhecimentos são os pilares da mesma. Ao lado de seus princípios e objetivos, a grande importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais. Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade. A Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e estabelece, em seu art. 2°, que “a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”. Depreende-se que a importância do tema já vem sendo discutido dentro do cenário político-educacional e já busca a sua implementação. Tanto é que a Resolução CNE/CEB n° 04/99 institui as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Profissional de Nível Técnico, normatizando os currículos básicos relativos às áreas profissionais e insere o meio ambiente como uma de suas grandes Áreas. Nesse sentido, o Governo do Estado do Ceará vem promovendo o desenvolvimento econômico das diversas regiões do estado e para que este crescimento seja sustentável, deve ser acompanhado de medidas de preservação e recuperação do meio ambiente. É necessário ampliar a oferta de saneamento aos vários municípios, gerenciar bacias hidrográficas, recuperar as matas ciliares, orientar um manejo racional dos recursos disponíveis, implantar programas de educação ambiental, dentre outros. O IFCE no PDI ( Plano de desenvolvimento Institucional – 2019 a 2023) corrobora que nas suas atividades, o IFCE valorizará o compromisso ético com responsabilidade social, o respeito, a transparência, a excelência e a determinação em suas ações, em consonância com os preceitos básicos de cidadania e humanismo, com liberdade de expressão, com os sentimentos de solidariedade, com a cultura da inovação e com ideias fixas na sustentabilidade ambiental.(PDI – 2019 a 2023. P.59). O CICLO DE DEBATES: OS DESAFIOS DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, acontecerá durante a oferta da Disciplina de Educação Ambiental (EaD), Projeto FICemCASA; será a oportunidade dos alunos(as) debaterem diretamente com autoridades da área ambiental, como Secretários de Estado e também consultores renomados e reconhecidos em suas áreas de atuação. Possibilitando ainda terem a dimensão prática de muitas discussões feitas em sala de aula e para o público em geral as palestras e debates contribuirão tanto para o aprofundamento e conhecimento das questões ambientais, como vivenciar os desafios da governança.
Público Alvo
Profissionais de todas as formações que atuam na área ambiental e interessados(as) em temas ligados à sustentabilidade.
Objetivo Geral
Contribuir com o debate dos DESAFIOS DAS QUESTÕES AMBIENTAIS, assim como trazer autoridades governamentais que reflitam sobre os desafios da governança na área; seguidos de técnicos com renome nacional e internacional que possam debater e apontar perspectivas para os graves e urgentes questões ambientais.
Objetivo Específico
Aprofundar a discussão das questões ambientais na Disciplina de Educação Ambiental (EaD), Projeto FICemCASA; possibilitar que os técnicos que atuam na área ambiental possam debater diretamente com autoridades ambientais do Ceará; refletir sobre os desafios da governança nas áreas ambientais no Ceará; Acessar, debater e aprofundar dados e informações das questões levantadas no dos DESAFIOS DAS QUESTÕES AMBIENTAIS; certificar os participantes do Debate: DESAFIOS DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
Metodologia
Com o uso da metodologia em EaD; usos das TIC: Classroom e Google meet serão disponibilizados nas redes sociais do IFCE Jaguaribe e nas contas pessoais os links de cada debate, data, horário. Os debates serão mediados pelo Professor Marcos Alberto de Oliveira Vieira(SIAPE: 3133419). Disciplina de Educação Ambiental EaD DEBATES - Os desafios da questão ambiental. Convidados: De Assis Diniz – Advogado, historiador e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará. Tema: Política agrícola do Ceará. Dia: 14/05/2020 Mediador: Prof. Marcos Vieira IFCE/Jaguaribe Horário: Das 19h às 21h