Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
15/05/2020
Previsão de Fim:
21/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Maranguape
Maracanaú
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Mostra
Palestra
Nome do Responsável:
Carlos Henrique Sales Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Henrique Sales Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/05/2020 21/05/2020
David Carneiro de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/05/2020 21/05/2020
Diego Ponciano de Oliveira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/05/2020 21/05/2020
Euripedes Carvalho da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/05/2020 21/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O curso de Licenciatura em Matemática do campus de Maracanaú do Instituto Federal do Ceará forma professores para atuar na Educação Básica, mediante a aquisição de competências relacionadas ao desempenho da prática pedagógica, está promovendo o primeiro ciclo de palestras com o objetivo de preparar os estudantes e futuros professores para o exercício crítico e competência da docência por meio de formação continuada em Matemática, Educação ou áreas correlatas.
Justificativa
Mostrar aos alunos e futuros professores uma relação entre a matemática e a ciência da computação, construindo um processo dinâmico e interativo.
Público Alvo
Alunos de todos os níveis da educação, estudantes da graduação e professores de todos os níveis.
Objetivo Geral
Nessa palestra abordaremos todo o panorama histórico desse Teorema e suas extensões, de uma maneira intuitiva e compreensível para o público em geral que tenha interesse sobre o tema.
Objetivo Específico
Mostrar aos alunos e futuros professores uma relação entre a matemática e a ciência da computação, construindo um processo dinâmico e interativo. A proposta é falar sobre o teorema das quatro cores. Um teorema que nasce de uma pergunta muito simples no ano de 1852, com o matemático inglês Francis Gutherie, e que só vem ser demonstrado definitivamente, por em 1976, por Kenneth Appel e Wolfgang Haken (com o auxílio de um computador). Até hoje não se conhece uma demonstração sem o auxílio do computador
Metodologia
Palestra usando mídias digitais e ferramentas das mais diversas como Meet entre outras.