Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Núcleo de Extensão do Ensino da Música
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
31/05/2021
Previsão de Fim:
30/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elder Pereira Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adelane Maria de Araujo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2020 30/12/2020
Antonio Wilker Castro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 14/05/2020 30/12/2020
Carlos Augusto Crisostomo de Morais IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2020 30/12/2030
Elder Pereira Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/05/2020 30/12/2030
Liu Man Ying UFC Integrante Sem vínculo Não 2 14/05/2020 30/12/2020
Raimundo Edson Santos Tavora Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2020 30/12/2020
Raimundo Nonato Cordeiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2020 30/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UFC Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação da Big Band Jazz A7 do IFCE no Corredor Cultural do Benfica Evento
Roda de Conversa sobre a atuação profissional do músico Evento
Apresentação
Após uma extensa pesquisa institucional feita no ano de 2015, buscando compreender o processo de consolidação do campo de educação musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi constatado que o primeiro projeto cultural de extensão do IFCE se deu no ano de 1956, intitulado Coro Masculino da Escola Industrial de Fortaleza, tendo como primeiro extensionista da casa, o Maestro Orlando Vieira Leite, o primeiro educador musical do atual IFCE (GOMES, 2014). Desde então, o IFCE vem desenvolvendo diversas ações no campo musical através de projetos de extensão, contando atualmente com o Coral do IFCE, a Banda de Música, o grupo Miraíra, O grupo de flautas doces e transversas, a camerata de violões, a Banda Musif e, mais recentemente, o Canto Popular, que se inseriu como modalidade nova, e cuja demanda de público interno e externo foi bastante expressiva. Assim, verificamos que a música tem sido sempre bastante presente nas ações extensionistas do Instituto. Através do presente projeto, propomos a criação do Núcleo de Extensão voltado para o ensino da música, pois apesar da formação desses diversos grupos, a modalidade de ensino foi deixada um pouco de lado ao longo do tempo. O Núcleo funciona de forma presencial desde 2017, mas por causa da pandemia do COVID-19 as aulas passaram a ser ofertadas de forma remota a partir de julho de 2020. O núcleo oferta aulas de diversos instrumentos musicais, além de teoria e percepção musical e terá como objetivo principal democratizar o acesso ao ensino da música através da iniciação musical por meio da prática instrumental. O Núcleo tem oferta semestral de vagas.
Justificativa
Acreditamos que o Núcleo de Extensão de Música do IFCE tem trazido diversas contribuições para o Instituto e para a comunidade em geral. Como um braço da Instituição, a extensão em música tem sido bastante relevante para a população de Fortaleza, principalmente se levarmos em consideração o fato de não existir nenhuma escola pública de música em nível básico na cidade. O Núcleo procura preencher essa lacuna existente em Fortaleza, propiciando um ensino de música gratuito e de qualidade para a população, podendo assim contribuir para a democratização do ensino da música em nossa cidade. Dessa forma, o Instituto tem desenvolvendo mais uma ação pioneira em Fortaleza, com a oferta do ensino de música de nível básico por meio da criação do Núcleo de Música, além de já ofertar o ensino de música em nível médio, nível técnico e num futuro próximo em nível superior. Já para a área de Música do próprio Instituto, esta ação de implantação do Núcleo de Extensão em Música representa um ciclo de formação sequencial e em rede, uma vez que os alunos egressos desses cursos de extensão podem logo em seguida estar cursando o Curso Técnico em Instrumento Musical e futuramente uma Licenciatura, bem como os alunos do Técnico e da Licenciatura poderão estar estagiando no Núcleo. Esse movimento alcançará, inevitavelmente, esferas externas ao Instituto, cumprindo a função de atividade de extensão a que se propõe realizar.
Público Alvo
Aberto a comunidade externa a partir dos 14 anos
Objetivo Geral
Implantar o Núcleo de Extensão do Ensino de Música no IFCE, ofertando uma educação musical pública e totalmente gratuita a nível básico através de práticas instrumentais e aulas teóricas.
Objetivo Específico
- Estruturar e implementar cursos de formação instrumental básica em música; - Democratizar o ensino da música, através de aulas gratuitas e de qualidade, beneficiando a comunidade interna e externa do IFCE;
 - Oportunizar uma vivência de Estágio aos alunos do Curso Técnico em Instrumento Musical e futuramente da Licenciatura em Música do IFCE;
 - Colaborar com as ações extensivas do IFCE-Campus Fortaleza, procurando fortalecer o braço extensionista do Instituto.
Metodologia
Com intuito de viabilizar o presente projeto do Núcleo de Extensão em Música, apresentaremos a descrição metodológica de execução. O projeto propõe a criação inicial do Núcleo de Extensão em Música do IFCE em caráter piloto, voltado para a comunidade interna e externa do IFCE, a partir de 14 anos, idade aproximada do ano de conclusão do Ensino Fundamental Básico de nosso país. O Núcleo será implementado através da oferta do ensino de música em nível básico, com a iniciação de leitura e escrita musical e por meio da iniciação instrumental nas seguintes habilitações: Violão, Teclado, Flauta doce, Acordeão e Canto Popular (Práticas coletivas). Será ofertado um curso de 200h/a de duração, divido em dois Módulos de 100h/a em cada. Das 200h/a, 160h/a serão ministradas presencialmente e acrescidas de 40h de atividades complementares, tais como ensaios e recitais. O Aluno será certificado após concluir os dois Módulos do curso. Ressalta-se mais uma vez que durante a pandemia do COVID-19 as aulas serão ofertadas de forma remota.