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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso de Libras Básico 1
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
22/06/2020
Previsão de Fim:
26/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
36
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Mombaça
Maranguape
Maracanaú
Limoeiro do Norte
Juazeiro do Norte
Jaguaruana
Jaguaribe
Jaguaribara
Jaguaretama
Caucaia
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Reunião
Relatório
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Daniel do Nascimento e Sa Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniel do Nascimento e Sa Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/06/2020 26/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esse curso visa propiciar ao aluno um primeiro contato com a Libras, sua estrutura e forma de pensar, seu vocabulário básico e seus detalhes na produção de sinais, além de apresentar para o aluno o contexto em que a comunidade surda se insere.
Justificativa
A comunidade surda, que outrora ficava reclusa em suas casas devido à falta de acessibilidade na sociedade brasileiro, experimenta atualmente uma crescente evolução, desde que a Lei de Acessibilidade foi criada. A Linguagem Brasileira de Sinais - Libras foi oficializada como o segundo idioma oficial do Brasil, tendo sido instituído como obrigatório em diversos cursos de graduação, além de ser ofertado como disciplina optativa em outros. O aluno surdo hoje tem o direito de cursar qualquer curso em qualquer faculdade/universidade, e esta tem a obrigação de lhe prover total acessibilidade, inclusive o direito a um intérprete. As empresas também são obrigadas a contratar pessoas com deficiência, dentre os quais os surdos. Em resumo, a comunidade surda vem usufruindo uma crescente inserção na sociedade brasileira, de forma que se faz necessário que os ouvintes consigam, ao menos em nível básico, comunicar-se com os surdos, visando a uma inclusão geral. Além disso, devido às implicações da Lei de Acessibilidade, vêm surgindo muitas vagas no cenário nacional para pessoas que trabalharão com a comunidade surdas, até mesmo como intérpretes, de forma que se abre, aqui, mais uma oportunidade de empregabilidade. Em sondagem recente, verificou-se que, na cidade de Jaguaribe, não há oportunidades acessíveis para quem quer aprender Libras. Neste sentido, esse curso busca atender a essa demanda da sociedade local. Além disso, o curso é aberto a outras pessoas interessadas, de outras cidades, visto que será on line.
Público Alvo
Como o curso ocorrerá de forma on line, é aberto a todos os interessados, independente de onde residam.
Objetivo Geral
Propiciar ao estudante a capacidade de estabelecer comunicação em nível básico A1 utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Objetivo Específico
-Compreender o contexto da comunidade surda e as transformações relacionadas; -Perceber a Libras como a segunda língua oficial do Brasil; -Explorar os aspectos da deficiência auditiva, aliando teoria e prática; -Compreender os principais conceitos referentes às línguas de sinais; -Estudar os principais sinais do alfabeto digital; -Compreender as formas básicas de comunicação gestual da Libras.
Metodologia
As aulas seguirão um padrão de exposição de sinais com repetição dos alunos, criação de frases e mini-diálogos para treinos, exercícios de ditado, de interpretação de diálogos etc. Serão feitas práticas de interpretação em duas vias (Libras-português e vice-versa). Os conteúdos relativos ao vocabulário de sinais serão disponibilizados aos alunos em vídeos gravados. As práticas com o professor ocorrerão on line por meio da plataforma Google Meet. Os conteúdos de cada aula serão distribuídos conforme segue: Aula 1: Conceituação de Língua de Sinais; O que é cultura e comunidade surda? Surdo: quem é ele? O que é surdez? Datilologia: Alfabeto em Libras Aula 2: Datilologia e sinal soletrado; Soletração rítmica; Alfabeto: Letras e números; Aula 3: Identificação; Saudações; Números ordinais; Calendário e Horários Aula 4: Nomes e Pronomes; Dias da Semana; Meses do Ano; Comandos Aula 5: Verbos de ação e de estado; Sentimentos e adjetivos Aula 6: Pessoas da família e sinais relacionados a relacionamentos; Cores; Tipos de Frases; Aula 7: Nomenclatura de cursos; Profissões e sinais relacionados ao ambiente de trabalho; Aula 8: Advérbios de tempo, de espaço e de intensidade; Níveis de escolaridade; Adjetivos; Aula 9: Precisão dos movimentos: Como fazer cada sinal; Configuração das mãos; Ponto de articulação; Movimento; Orientação; Expressões facial e corporal; Posicionamento de mãos; Iconicidade; Estilo de pensar e construir as frases Aula 10: Avaliações (compreensão e expressão)