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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Imagens Errantes: Nomadismo & História da Arte
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
25/05/2020
Previsão de Fim:
29/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
28
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Maracanaú
Caucaia
Fortaleza
Pindoretama
Jaguaruana
Itaiçaba
Icapuí
Fortim
Cascavel
Beberibe
Aracati
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Charles Vasconcelos Vale
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Charles Vasconcelos Vale IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/05/2020 29/05/2020
Rafael de Sousa Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 25/05/2020 29/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ideia do andarilho - bem como suas variações: o errante, o estrangeiro, o flâneur, o vagabundo, o nômade - remonta, seguramente, aos tempos imemoriais da civilização; a algo que literaturas mais apressadas reduziram as estruturas arquetípicas, por vezes, demasiado sumárias. Doutro modo, acreditamos que tal ideia está longe de ser algo definitivamente explicado, esquadrinhado, catalogado. Ao contrário, acreditamos que tal figura, desde muito recalcada, não tenha recebido o devido crédito por suas contribuições à arte e à cultura. Michel Onfray, um dos poucos teóricos que perceberam tamanha pregnância dessas figuras errantes, defende que já no Antigo Testamento temos formulada a dicotomia fundacional do humano, a saber, o nomadismo versus o sedentarismo. Desde então, segundo ele, a cultura e a arte têm referenciado este esquema de diferentes modos. Assim, estudar essa temática é compreender a própria condição humana, para além de qualquer cronologia ou regime estético.
Justificativa
Pretendemos com este minicurso proporcionar ao toda a comunidade interna/externa do IFCE o contato com alguns conceitos/práticas fundamentais da cultura humana, a saber: a História, a Arte o Nomadismo.
Público Alvo
Estudantes e profissionais das mais diversas instituições de ensino e/ou interessados pela temática abordada no curso proposto, bem como, de forma geral.
Objetivo Geral
O escopo primordial do evento aqui ventilado é apresentar as diferentes modulações do nômade ao longo da História da Arte, ampliando assim o repertório artístico-cultural dos cursistas.
Objetivo Específico
Apresentar conceitos operatórios da História da Arte; Proporcionar leituras imagéticas e literais acerca da figura do nômade por meio da História da Arte, Estética e Iconologia; Fomentar a arte e a cultura a partir de produções artísticas e reflexões estéticas; Socializar as produções dos cursistas a partir da produção de um sketchbook virtual.
Metodologia
O Minicurso acontecerá de forma remota utilizando a ferramenta Google Classroom. Serão cinco dias de atividades (vide programação em anexo). Além de todo o material de apoio disponibilizado na citada plataforma de ensino (links, textos, slides etc.), faremos videoconferências diárias possibilitando um contato mais imediato para com os cursistas, permitindo também o acesso tempestivo, já que as videoconferências serão gravadas e posteriormente disponibilizadas na sala virtual. A avaliação dos cursista levará em consideração a participação nas atividades propostas (leituras, debates e produções estéticas).