Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Live Quarto de Despejo - um diálogo entreolhares
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
20/05/2020
Previsão de Fim:
20/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Paracuru
Itapipoca
Fortaleza
Crateús
Canindé
Baturité
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Annalies Barbosa Borges
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Annalies Barbosa Borges IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/05/2020 20/05/2020
Marla Solara Pontes Mota IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/05/2020 20/05/2020
Tatiana Paz Longo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 20/05/2020 20/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O debate/live “Quarto de Despejo: um diálogo entreolhares" acontece no contexto do Projeto O projeto "NEABI Indica: ciclo de palestras e debates online sobre produções culturais com protagonismo Negro e Indígena". O projeto tem como principal objetivo fomentar debates sobre temas contemporâneos abordados em obras literárias, fílmicas, produções musicais, histórias em quadrinho, entre outras linguagens, que discutam questões relacionadas às relações étnico-raciais. O projeto surgiu com o intuito de estabelecer espaços de diálogo com a comunidade interna e externa do IFCE Campus Baturité, no período de pandemia e distanciamento social. Os debates envolverão a participação de integrantes do Núcleo e convidados e serão veiculados por plataformas digitais (Instagram e Google Meet), através de lives. O projeto busca visibilizar narrativas culturais produzidas pelas populações negras e indígenas e debatê-las no contexto da cibercultura. Com isso, suas ações se constituem como iniciativas que questionam a persistente colonialidade dos currículos que marginalizam os conhecimentos originados desses grupos.
Justificativa
A proposição do debate se justifica pela necessidade de criar espaços formativos entre a comunidade interna e externa do IFCE - Baturité sobre as relações étnico raciais. Em virtude da situação de pandemia vivenciada no contexto internacional e local, as redes digitais se tornaram o meio de divulgação e realização das ações do NEABI- Baturité. O NEABI- Baturité possui ações voltadas para a discussão das relações étnico-raciais no IFCE. Sua atuação compreende ações que contemplam e afirmam as culturas africanas, afrobrasileiras e indígenas nos currículos da Instituição. Seu trabalho está pautado na Lei no 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008, bem como nas diretrizes curriculares que normatizam a inclusão de tais temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Para isso, o Núcleo busca desenvolver reflexões e promover espaços de formação que oportunizem o acesso ao conhecimento e possibilitem a valorização da história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas. Dessa maneira, pretende-se contemplar e debater sobre diferentes narrativas produzidas por essas populações durante o projeto.
Público Alvo
Pessoas interessadas residentes nas diferentes cidades do estado do Ceará, tendo como foco os municípios em que o IFCE se estabelece.
Objetivo Geral
Fomentar debates sobre temas contemporâneos abordados em obras literárias, fílmicas, produções musicais, histórias em quadrinho, entre outras linguagens, que discutam questões relacionadas as relações étnico-raciais.
Objetivo Específico
Visibilizar narrativas culturais produzidas pelas populações negras e indígenas; Refletir sobre obras de autores negros e indígenas.
Metodologia
Planejamento de ações (escolha de temas, plataforma e convidados) Divulgação das ações (criação de cartazes, divulgação dos cartazes nas redes sociais e sites oficiais da instituição) Realização da live Avaliação da ação por meio de reuniões Replanejamento de ações