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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Libras no Contexto Escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
25/05/2020
Previsão de Fim:
29/05/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Israel Davi Jeronimo do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Israel Davi Jeronimo do Nascimento IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 25/05/2020 29/05/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este minicurso de 8 horas na modalidade a distância, abordará conceitos básicos da língua de sinais e da cultura surda e visa sensibilizar e estimular os profissionais e discentes que compõem o núcleo escolar para a causa das pessoas com surdez. É um curso prático focado na comunicação entre o surdo e o ouvinte dentro do contexto escolar, de modo a mitigar as dificuldades encontradas por eles na comunicação. Contribuindo assim para a formação humana e técnica desses profissionais e discentes. O minicurso é composto de 3 encontros realizados por videoconferência e atividades complementares.
Justificativa
Em consonância com os dispositivos legais como a Constituição, a Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira de inclusão), a LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, o DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, e muitos outros que garantem a pessoa surda o direito à comunicação em Libras e que definem que os órgãos públicos devem estimular e difundir a Libras. Atender a demanda de pessoas interessadas em aprender Libras e entender os aspectos culturais da surdez. Contribuindo para a inclusão dessa parcela significativa da sociedade, que são às pessoas surdas. Em harmonia com o momento pandemia, suspensão de atividades presenciais e de isolamento social o curso será ofertado na modalidade a distância.
Público Alvo
Profissionais da educação e discentes
Objetivo Geral
Promover e disseminar a Libras
Objetivo Específico
Educar para o uso da Libras no contato com à pessoa surda Capacitar a iniciar e manter uma conversação em Libras Derrubar mitos e preconceitos comuns em relação às pessoas surdas e a Libras Explanar vocabulário em Libras pertinente ao ambiente educacional
Metodologia
Serão 6 horas de aula, divididas em 3 encontros por vídeo-conferência na modalidade a distância e mais 2 horas de atividades complementares. Os alunos vão produzir vídeos reproduzindo a Libras como forma de acompanhar e monitorar o desenvolvimento e a aprendizagem. Ao final da ação será divulgado um formulário de pesquisa de satisfação, como forma de os alunos também avaliarem o minicurso.