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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CONSOLIDAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM SISTEMAS AGROSSUSTENTÁVEIS - NESA
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
21/05/2020
Previsão de Fim:
30/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Quixeré
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Jaguaruana
Jaguaribe
Jaguaribara
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cleilson do Nascimento Uchoa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Victoria Honorato do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Antonio Aleilson de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Camila Odete Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Cleilson do Nascimento Uchoa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 21/05/2020 01/03/2021
Cleilson do Nascimento Uchoa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/03/2021 30/06/2025
Francisco Mateus Alves Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Francisco Sildemberny Souza dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2020 30/06/2025
Gabriel Lima Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/09/2023
Jackson Fernando Almeida Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Joao Vitor Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/09/2023
Jürgen Alfred Baier Saip UCM - Universidad Catolica del Maule Integrante Sem vínculo Não 1 21/05/2020 30/06/2025
Juverlucia de Freitas Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/09/2023
Keline Sousa Albuquerque Uchoa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 02/03/2021 30/06/2025
Keline Sousa Albuquerque Uchoa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2020 01/03/2021
Larissa Silva Machado IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/09/2023
Lariza Nara de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Manoel Avelino Nobre Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Maria da Saude da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Maria Geciliana Saraiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 31/05/2023
Mateus Victor Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Matheus de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/09/2023
Rita de Kassia Monteiro Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 31/05/2023
Rodrigo Gregorio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/05/2020 30/06/2025
Sávio Santos Gomes Lucas IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/04/2022 30/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Encitrus Evento
Ciclo de lives sobre atualidades agronômicas Evento
Ciclo de Webinar sobre atualidades agronômicas Evento
Ciclo de Webinar sobre atualidades agronômicas - V Evento
Ciclo de Webinar sobre atualidades agronômicas - III Evento
Ciclo de Webinar sobre atualidades agronômicas - IV Evento
Ciclo de Webinar sobre atualidades agronômicas - VII Evento
Ciclo de Webinar sobre atualidades agronômicas - VI Evento
Fruteiras de interesse econômico - Módulo I Evento
Recursos Genéticos Vegetais -Módulo II Evento
Recursos Genéticos Vegetais -Módulo I Evento
Apresentação
Um dos maiores desafios da agricultura é o de desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis que possam produzir alimentos e fibras em quantidade e em qualidade sem afetar os recursos do solo e do ambiente. A sustentabilidade vem se tornando uma estratégia de produção da agricultura moderna, propondo alternativas de manejo ao modelo convencional, na busca de tecnologias que sejam mais viáveis e menos agressiva ao ambiente e ao homem. Inserido numa região de clima semi-árido, o Baixo Jaguaribe vive a problemática da escassez de água além das irregularidades pluviométricas. Por esse motivo, a produção de alimentos está intimamente ligada aos projetos de irrigação oriundos dos governos estadual e federal. Com a adoção das técnicas de irrigação nos perímetros, pensava-se que o irrigante produzisse alimentos em quantidade e qualidade bem superiores às demais áreas cultivadas em sequeiro. No entanto, a realidade aponta que a irrigação por si só, não assegura sucesso na produção de alimentos, pois ocorreram centenas de casos de insucesso desses “novos empreendimentos”. Realizando uma leitura desse contexto, constata-se que os agricultores presentes nas áreas irrigadas passaram grande parte de suas vidas trabalhando em regime de subsistência sendo sua maior preocupação a ocorrência das chuvas. Ao ingressar nesses “oásis” com água disponível, imaginava-se que a simples aplicação desse insumo às plantas fosse fator único de sucesso no cultivo. Diante do exposto, propõe-se com este projeto a consolidação das ações do Núcleo de Estudo em Sistemas Agrossustentáveis no IFCE campus de Limoeiro do Norte, composto por professores e alunos do curso de Agronomia e Agropecuária no desenvolvimento de extensão e pesquisa na agricultura no semiárido.
Justificativa
Com o aumento nos preços dos agroquímicos nos últimos anos e a preocupação com os efeitos lesivos ao meio ambiente, busca-se desenvolver uma agricultura menos dependente de produtos industrializados e que causem impactos ambientais menores (ASERI et al., 2008). Nesse contexto, a utilização dos princípios agroecológicos na agricultura irrigada vem despontando com uma notória tendência nas áreas irrigadas. Entretanto, há uma considerável carência na disponibilidade de insumos agroecológicos no mercado local. Esse contexto aponta para uma necessidade de produção desses insumos nas propriedades rurais como forma de promover a sustentabilidade da produção de alimentos. Entretanto, visualizando a situação de modo sistêmico, atualmente, na era da informação, não há lugar para os leigos que não buscam inovação, não há lugar para amadorismo, deve-se buscar o profissionalismo na produção agropecuária. Esse vácuo de conhecimento, que se traduz em informações técnicas aos pequenos produtores rurais, deve ser suprido por um bom serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) que é assegurada na Constituição Federal (Art. 187) e reiterada no Estatuto da Terra (Art. 73). Contudo, pode-se constatar que ao longo da história, a descontinuidade das políticas públicas tem sido o maior câncer que aflige os perímetros irrigados. Vale destacar que nos últimos anos o estado do Ceará tem surpreendido na produção agrícola, ocupando em 2009, a segunda posição na pauta de produção/exportação de frutas frescas. Nesse contexto, os Perímetros Irrigados Jaguaribe Apodi, Tabuleiros de Russas e Baixo Acaraú responderam expressivamente por parte do volume comercializado no exterior. Além disso, a produção de frutas ultrapassou o histórico e poderoso setor têxtil ocupando em 2008 a quarta colocação na pauta de exportações cearenses. Outro ponto a se observar, é a primeira posição do Ceará na exportação de melão ultrapassando o Rio Grande do Norte após vários anos ocupando a segunda posição. Somente o Jaguaribe Apodi e Tabuleiros de Russas responderam por 25% do melão exportado. Contudo, notoriamente, o conhecimento gerado pela intensidade das ações nessas vertentes, de modo algum, tem chegado aos pequenos produtores rurais. Configura-se, desse modo, a fragilidade do tripé preconizado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Face ao exposto, está posto um grande desafio de aparar as arestas desse tripé e favorecer o equilíbrio entre as partes, no intuito de disponibilizar satisfatoriamente ao público alvo, o conhecimento técnico-científico propagado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Universidades e Centros de Pesquisa. A extensão leva conhecimento aos rincões mais distantes, leva o conhecimento resultante das pesquisas numa linguagem que o povo entende. É preciso criar mecanismos para fazer o conhecimento chegar ao pequeno agricultor. Diante do exposto, crê-se que a soma de esforços institucionais é de suma importância no sentido de viabilizar a superação do desafio da extensão às comunidades rurais. Nesse contexto, configura-se a seguinte proposta no intuito de promover o emponderamento de práticas agroecológicas apropriadas às condições semiáridas de produção de alimentos com vistas à emancipação das comunidades.
Público Alvo
Produtores rurais, profissionais de agronomia e técnicos agrícolas
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento rural sustentável com ações que contribuem para a produção de alimentos saudáveis a partir de princípios agroecológicos nas condições edafoclimáticas do semiárido, através da expansão das atividades exitosas e consolidação do NÚCLEO DE ESTUDOS EM SISTEMAS AGROSSUSTENTÁVEIS – NESA na região do Vale do Jaguaribe, Ceará.
Objetivo Específico
- Ofertar cursos para qualificação profissional ou formação inicial e continuada de MULTIPLICADORES EM PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM BASE AGROECOLÓGICA com conhecimentos relativos à agrometeorologia, uso eficiente da água de irrigação, cuidados com o solo, fitossanidade, propagação de plantas hortícolas e frutíferas, dentre outros; - Ofertar um curso de MANIPULAÇÃO DA VEGETÇÃO DA CAATINGA COM FINS PASTORIS; - Promover a capacitação de ao menos 20 profissionais e 100 produtores rurais com práticas agroecológicas; - Realizar 2 feiras de produtos regionais da agricultura familiar com base agroecológica; - Realizar dias de Campo com foco na produção de insumos e práticas culturais de base agroecológica; - Realizar oficinas com foco na produção de insumos e práticas culturais de base agroecológica
Metodologia
Deve-se primar pela capacitação com autonomia intelectual e moral, tornando-os aptos para participar e criar, exercendo sua cidadania e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Dessa forma, a metodologia deverá propiciar condições para que o educando possa vivenciar e desenvolver suas competências: cognitiva (aprender a aprender); produtiva (aprender a fazer); relacional (aprender a conviver) e pessoal (aprender a ser).