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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ciência e sociedade: um olhar interdisciplinar sobre a Covid-19.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
15/06/2020
Previsão de Fim:
30/11/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Acopiara
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Edna Maria Juca Couto Amorin
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alzeir Machado Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Antonio Nelson Teixeira Moreno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Daniela Glicea Oliveira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Diná Souza da Silva Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Fernando do Carmo Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Tarcisio Alves Andre Junior IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Wiron de Araujo Holanda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/06/2020 30/11/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Diante da pandemia de Covid-19 o acesso à informação é uma das ferramentas fundamentais no combate à disseminação da doença, tanto do ponto de vista material como imaterial. Material, no sentido de divulgação de medidas profiláticas, por exemplo, e imaterial, no que diz respeito à circulação de notícias falsas. Isso, porquanto, pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento têm denunciado a utilização de tecnologias da informação e comunicação para a manipulação e a distorção de informações, as “fake news”, e neste sentido, o projeto de extensão “Ciência e sociedade: um olhar interdisciplinar sobre a Covid-19” encontra sua relevância. A proposta tem em seu escopo contribuir para a ampliação das possibilidades de acesso à informação comprometida com a realidade, e, como principal objetivo, promover a informação científica da população atendida sobre a pandemia de Covid-19 numa perspectiva interdisciplinar, somando ao esforço coletivo que vem sendo realizado por parte de diversas entidades sociais e educacionais para o compartilhamento de informações científicas e da cooperação entre os países e as instituições na tentativa de combater a doença. Portanto, através da produção de vídeos curtos com recursos de acessibilidade que abordem a temática numa perspectiva interdisciplinar e de outras ações que promovam a interação entre a instituição e a comunidade, espera-se que haja um maior envolvimento das pessoas no sentido de evitar a disseminação da doença, permitindo que as informações de qualidade sejam transmitidas de forma simples, inteligível e acessível a todos os públicos.
Justificativa
Os coronavírus são representantes de uma família de vírus que desencadeiam doenças com progressão desde um resfriado até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). Em dezembro de 2019 foi descoberto na cidade de Wuhan, China, um novo coronavírus, sendo nomeado como SARS-CoV-2. Este vírus provoca a doença Covid-19, sendo esta considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020. A intensificação dos fluxos materiais e imateriais em escala global contribui diretamente para a propagação de doenças, tendo em vista que sua difusão espacial se dá de forma muito mais veloz, através dos modernos meios de transporte. No caso da pandemia em questão, é importante salientar o papel dos deslocamentos aéreos e rodoviários, principais vetores de disseminação na escala global, em momentos distintos. Com o advento da globalização, a sociedade atual tem demonstrado constantes avanços no desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, cujas vias de acesso não se restringem apenas aos canais de televisão e ao rádio, mas que tem na internet um meio de difusão em massa. Contudo, pesquisadores de diversas áreas têm alertado e denunciado a manipulação e a distorção de informações, as “fake news”, disseminadas de modo muito rápido pelas mídias sociais e que têm atrapalhado bastante no combate à Covid-19. A causa da disseminação rápida do SARS-CoV-2 entre seres humanos ainda está sendo estudada. Porém, sabe-se de sua alta transmissibilidade (o vírus é transmitido por gotículas de saliva e por aerossóis a partir de pessoas contaminadas), seu longo período de incubação (entre 2 e 14 dias) e que podem ocorrer complicações muito sérias em decorrência da doença. Outro ponto bastante debatido é a curva de contágio da doença, que segue uma curva chamada de exponencial. No caso da Covid-19, seria o crescimento do contágio em relação ao tempo, havendo a necessidade de “achatamento da curva” para que as autoridades públicas e os estabelecimentos de saúde tenham tempo de se prepararem para o enfrentamento da doença, do ponto de vista dos recursos técnicos e humanos. Neste momento de crise global, as desigualdades ficam cada vez mais evidentes, sobretudo nos países periféricos, onde o acesso à saúde, aos recursos e à educação são bastante seletivos. Logo, a própria disseminação e espacialização do novo coronavírus revelam as desigualdades socioespaciais numa escala global. Diante do exposto, percebe-se que muito tem sido produzido por pesquisadores das diversas áreas na busca do entendimento da Covid-19, suas causas e tratamentos e as implicações econômicas e sociais decorrentes da pandemia. No bojo desta produção de conhecimento, o projeto encontra sua relevância na ampliação das possibilidades de acesso à informação comprometida com a realidade sobre o que tem sido produzido a respeito da Covid-19, a partir do compartilhamento de informações científicas e da cooperação entre os países e as instituições na tentativa de combater a doença. Neste sentido, é fundamental uma abordagem interdisciplinar da pandemia no intuito de compreendê-la sob diversos prismas analíticos, desde aspectos relativos às formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e prevenção dessa doença, aos aspectos relacionados às implicações educacionais produzidas neste contexto e a oferta da educação escolar.
Público Alvo
A presente proposta possui duas frentes de atuação: a primeira, que alcançará a sociedade de modo geral, considerando que os vídeos produzidos, o curso de formação inicial e continuada, assim como a publicação em periódico e as rodas de conversa online, serão postados nas mídias sociais institucionais e poderão ser visualizados por qualquer pessoa que acesse a estes canais.
Objetivo Geral
Contribuir para o acesso à informação científica da população atendida sobre a pandemia de Covid-19 numa perspectiva interdisciplinar.
Objetivo Específico
▪ Produzir e divulgar conteúdos informativos sobre a pandemia, acessíveis a todos os públicos; ▪ Promover a interação entre a instituição e a comunidade a partir de ações no combate à pandemia; ▪ Ampliar as atividades de ensino e extensão na área de educação inclusiva, utilizando recursos de acessibilidade nos vídeos.
Metodologia
Antes de apresentarmos os procedimentos adotados neste projeto é importante comentarmos sobre o percurso metodológico que nos trouxe até aqui. Este projeto é resultado de uma proposta interdisciplinar de curso de formação inicial e continuada, pensado inicialmente para atender uma demanda local e que se demonstrou extremamente necessário no contexto da pandemia, diante da contestação do saber científico. No intuito de ampliar o alcance das informações apresentadas no curso e trabalhá-las de forma sistêmica, delimitou-se um conjunto de ações contínuas que permitem a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, e estabelecem vínculos com ações do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do IFCE - Campus Acopiara. Com o foco principal na divulgação de informações científicas sobre a Covid-19 de forma acessível, promovendo a interação entre o IFCE - Campus Acopiara e a comunidade a partir de ações no combate à pandemia, serão desenvolvidas atividades que mobilizem das pessoas no sentido de evitar a disseminação da doença, permitindo que as informações de qualidade sejam transmitidas de forma simples, inteligível e acessível a todos os públicos. Tais atividades estão descritas a seguir: a) Produção e divulgação por meio de mídias sociais de vídeos informativos sobre a pandemia de Covid-19 trazendo abordagens múltiplas e interdisciplinares. Os vídeos serão lançados mensalmente nas redes institucionais do IFCE-Campus Acopiara e todos eles serão produzidos com recursos de acessibilidade, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do IFCE - Campus Acopiara. b) Realização de Curso de Formação Inicial e Continuada na modalidade EAD. O curso tem como objetivo discutir e aprofundar questões relacionadas à pandemia de Covid-19, numa abordagem interdisciplinar, com enfoques geográficos, biológicos, matemáticos e educacionais. Será estruturado em quatro módulos, sendo cada um de 10h semanais, totalizando uma carga horária de 40h. c) Realização de rodas de conversas online. Estes momentos serão realizados mensalmente, de forma síncrona com os participantes, em dias e horários previamente estabelecidos. Em cada roda de conversa um convidado abordará a temática da pandemia a partir de uma perspectiva diferente, sempre buscando garantir um debate qualificado e acessível ao público. d) Desenvolvimento de atividades artístico-culturais. Esta atividade será bimestral e desenvolvida junto à comunidade interna do campus, adaptada a realidade do trabalho remoto, com a promoção de concursos de charges, de produção textual, de apresentações musicais, de poesia, etc., que possam aprofundar as discussões e reflexões sobre as questões científicas e sociais que permeiam a pandemia de Covid-19. e) Elaboração e publicação de artigo científico. Tendo em vista a relevância de compartilhar os resultados da experiência do trabalho coletivo interdisciplinar, será publicado artigo em periódico especializado. f) Gamificação no combate à Covid-19. Periodicamente serão realizados quizzes com a participação dos estudantes regularmente matriculados na instituição, buscando orientá-los sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus causador da Covid-19 e outros assuntos relacionados à pandemia.