Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Aulas de Forró Pé de Serra - Nível Iniciante
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
12/11/2019
Previsão de Fim:
04/02/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Felipe Alves Albuquerque Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe Alves Albuquerque Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/11/2019 04/02/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UVA Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse. A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Também foram encontradas semelhanças entre esse estilo de dança e o toré - celebração indígena onde em dado momento ritualístico os indivíduos arrastam os pés nos chão. Há ainda certa influência de ritmos holandeses e portugueses, além das danças de salão europeias. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
Justificativa
Forró pode se tornar patrimônio cultural e Ceará aparece contemplado em pesquisa. Após oito anos da primeira tentativa de reconhecimento, registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil avança a partir de estudo do Iphan. (Fonte: OPOVO online / Matéria do dia 08/05/2019). Considerando que a prática do forró na cidade de Sobral está aquém do que é praticado no Estado, principalmente em relação à cidade de Fortaleza, a principal justificativa do projeto é disseminar a prática desta dança na comunidade, fortalecendo nossa cultura e fazendo valer nossa história. Esta ação conta com a parceria a Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Acaraú.
Público Alvo
Qualquer pessoa pode participar, seja pertencente ao próprio IFCE, como alunos e professores, ou membros da comunidade externa. Jovens, adultos e idosos são bem vindos.
Objetivo Geral
Promover qualidade de vida e disseminar a cultura do forró na cidade de Sobral, inclusive com a quebra de paradigmas como: - "Só vai a forró quem bebe" - "Mulher que namora não pode dançar forró" - "Festa com gente velha não presta"
Objetivo Específico
- Ensinar conceitos básicos, bases, passos e adornos do forró pé de serra e do forró eletrônico; - Divulgar o IFCE na comunidade externa e trazer pessoas que não são do Instituto a conhecerem nosso campus; - Fortalecer a relação de respeito na relação homem - mulher; - Propiciar integração social.
Metodologia
Aulas às terças e quintas, das 18:30h às 20:30h, com um total de 30h por semestre, no Memorial da Educação Superior de Sobral- UVA. O primeiro encontro será teórico, para que se possa conhecer o público, passar um pouco sobre a história e os tipos de forró atualmente praticados, ensinar como chamar o parceiro para dançar, discutir a importância da higiene pessoal na dança, além de comentários gerais e recomendações envolvendo danças de salão. Para os outros 14 encontros, as aulas serão ministradas em ambiente aberto, de preferência na quadra, ou em uma sala que contemple um espaço amplo que comporte, no mínimo, 50 alunos (todas as cadeiras deverão ser retiradas, pois o intuito é dançar).