Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
LIVE COM BATE PAPO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
05/06/2020
Previsão de Fim:
05/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
240
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Piquet Carneiro
Quixelô
Morada Nova
Mombaça
Jucás
Juazeiro do Norte
Icó
Iguatu
Crato
Cariús
Barbalha
Acopiara
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Ana Paula Almeida Bertossi Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandre Reuber Almeida da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 05/06/2020
Ana Paula Almeida Bertossi Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/06/2020 05/06/2020
Carlos Newdmar Vieira Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 05/06/2020
Reivany Eduardo Morais Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 05/06/2020
Vinicius Bitencourt Campos Calou IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 05/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
VERDE VIVA ORGÂNICO Não
ECOAR SINTROPIA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Somos mais dependentes do que imaginamos de sua rede interconectada e do seu delicado equilíbrio. Contudo, esse é um momento singular em que a natureza está nos mandando uma mensagem. Ela está nos mostrando que a vida como a conhecemos está à beira de um colapso. É hora de acordar. De tomar consciência. De repensar nossa relação com o meio ambiente. É hora de soltar a voz e dizer ao mundo que precisamos agir. Esse Dia Mundial do Meio Ambiente é a hora da Natureza.
Justificativa
Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data para ação ambiental. Desde 1974, é celebrado todos os anos em 5 de junho, incentivando governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente. Acima de tudo, o Dia Mundial do Meio Ambiente oferece uma plataforma global para inspirar mudanças positivas. Reconhece que a mudança global requer o apoio da comunidade. Estimula indivíduos a pensarem sobre o modo como consomem, empresas a desenvolverem modelos de negócio mais responsáveis, agricultores e fabricantes a produzirem de forma mais sustentável, governos a preservarem os espaços selvagens, educadores a inspirarem seus estudantes a viverem em harmonia com o planeta, juventude a se tornar guardiã de um futuro verde. Todos e todas somos parte desta mudança. Durante a pandemia do COVID-19, muit@s de nós estão em ambientes fechados. Mesmo assim, as plataformas digitais oferecem uma grande oportunidade de agirmos #PelaNatureza.
Público Alvo
Alunos egressos do Instituto Federal do Ceará, profissionais da área de agricultura e população no geral.
Objetivo Geral
O campus Iguatu do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), dada a sua vocação agrícola que sempre teve, estará promovendo esse evento virtual, alusivo ao Dia Mundial do Meio ambiente, no formato de "Live com bate papo", objetivando promover reflexões acerca das relações entre a agricultura e o meio ambiente; através das proposições de alternativas de sistemas de produções de alimentos sensíveis à dimensão social, ambientalmente prudentes e economicamente viáveis; por meio de palestras, voltadas para as temáticas inerentes aos sistemas agroflorestais e à produção orgânica de alimentos, por se tratarem de questões que o mundo não pode perder de vista, mesmo enfrentando a pandemia de coronavírus.
Objetivo Específico
- Conhecer os sistemas agroflorestais; - Apresentar a relação entre agricultura e meio ambiente; - Relatar a experiencia de um produtor orgânico.
Metodologia
A programação do evento contará com as participações de Alexandre Caíque, agroflorestor, permacultor e líder da empresa Ecoar Sintropia que apresentará a palestra intitulada: "Sistemas agroflorestais e a sustentabilidade na agricultura" e de Maximiliano Diniz, produtor rural e idealizador da empresa Verde Vida Orgânico, que relatará sua experiência na produção orgânica. O evento será realizado através do Google Meet, um aplicativo do Google para Android, iOS e Web que oferece chamadas de vídeo pelo celular, computador ou notebook na manhã do dia 05 de junho de 2020, sexta-feira, a partir das 9h30min. Para participar do evento, bastará acessá-lo no dia e no horário agendados (sexta-feira, 05/06/2020, às 9h30min) através do link: <https://meet.google.com/btz-bufq-jmg>. O evento será totalmente gratuito e para garantir a participação, bem como a futura certificação, basta realizar as inscrições através da plataforma "Even3", e preencher um breve formulário.