Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ciclo de Palestras Educacionais - O poder da linguagem e seus impactos em tempos de caos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
18/06/2020
Previsão de Fim:
18/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/06/2020 18/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O tema, “o poder da linguagem e seus impactos em tempos de caos”, fará parte do I Ciclo de Palestras Educacionais e abordará entre outros aspectos, os processos de construção de sentidos por meio da linguagem, principalmente nesses tempos de caos. O palestrante e professor do IFRN, Vanilton Pereira, apresentará como isso acontece no meio social, político, midiático, educacional, dentre outros, destacando as metáforas utilizadas nas falas dos diversos interlocutores e os perigos na atualidade das fakenews nesse processo de construção de sentidos. Tratar-se-á de uma oportunidade singular aos licenciandos em ciências biológicas do IFCE campus Jaguaribe, como também da comunidade externa, em se apropriarem dessa temática tão necessária de ser discutida nesses momentos de quarentena, provocada pela pandemia do COVID-19.
Justificativa
Com o problema sanitário causado pela pandemia do COVID-19, proliferou-se de forma ainda mais exacerbada o uso das fakenews principalmente por meio das mídias sociais, ocasionando confusão na vida das pessoas, em particular nesse momento tão difícil em que se vivencia nessa quarentena. Dessa forma, o estudo do tema “o poder da linguagem e seus impactos em tempos de caos”, será de fundamental importância pois trará uma abordagem teórica e ao mesmo tempo contextualizada dos processos de construção de sentidos por meio da linguagem, principalmente nesses tempos de caos. Para os educandos da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE Jaguaribe, será uma oportunidade para se discutir sobre o poder da linguagem nos diversos espaços sociais, com ênfase para o campo da educação, contextualizando com a situação sanitária presente e servirá também, como preparação para as discussões futuras que ocorrerão em sala de aula de forma presencial. Ao público externo, será um convite ao debate de questões relacionadas ao campo social, político, midiático e educacional, que certamente encaminhará a outras reflexões posteriores e quem sabe, a um maior aprofundamento do assunto.
Público Alvo
Professores das redes municipal e estadual de Jaguaribe e cidades circunvizinhas, além de outras pessoas que demonstrarem interesse pelo assunto.
Objetivo Geral
Compreender em linhas gerais os processos de construção de sentidos por meio da linguagem e o seu poder impactante nesses tempos de caos.
Objetivo Específico
Conceituar a linguagem e seus processos de construção de sentido à luz de teóricos, contextualizando com as práticas sociais cotidianas.
Metodologia
A priori, houve o contato virtual via Whatsapp para coletar informações do palestrante, no sentido da possibilidade da ministração da palestra pelo professor Vanilton Pereira do IFRN. Após o acerto do tema, data e horário, foi providenciado a divulgação do evento por meio do instagram do IFCE Jaguaribe, grupos de whatsapp e outros meios virtuais, além das inscrições dos participantes para o evento por meio do google formulário. Para a ministração da palestra, será utilizada a plataforma virtual google meet e o palestrante disporá de 1 hora para a exposição da mesma, ficando em torno de 30 ou 40 minutos para as perguntas dos participantes. No encerramento, será disponibilizado um tempo para o palestrante emitir suas considerações finais e o professor mediador fará os agradecimentos, encerrando assim as discussões. Será utilizado no processo de avaliação dos resultados, perguntas aos participantes via google meet, como também disponibilizado via chat, um espaço para serem feitas perguntas ao palestrante, no sentido de sanar possíveis dúvidas dos participantes. Caso necessário, poderá também ser confeccionado um formulário via google e enviado a todos aqueles que participaram do evento, a fim de emitirem suas opiniões sobre a qualidade do evento.