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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ciclo de Palestras Educacionais - A importância da Pedagogia Freireana em tempos de pandemia: diálogo e criticidade como instrumento de libertação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
11/06/2020
Previsão de Fim:
11/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/06/2020 11/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra abordará a importância da Pedagogia de Paulo Freire na prática pedagógica democrática e emancipadora. A dialogicidade e criticidade se apresentam como eixos articuladores desta prática, que considera a trajetória de vida dia dos educandos e professores nos seus mais diversos contextos sociais. Será discutido também a necessidade desta prática freireana nos tempos atuais de pandemia, que requer muito mais diálogo para o enfrentamento e a superação dos desafios contemporâneos. Será dada ênfase à reflexão acerca da extrema desigualdade social existente em nosso país, a negação de direitos básicos, que agrava ainda mais o quadro de saúde pública, de pobreza e violência social.
Justificativa
Em tempos de pandemia, em que foi necessário uma mudança brusca nos modos de se conduzir a vida tanto dos professores quanto dos educandos, os quais tiveram seus calendários suspensos em virtude da situação vigente, a discussão da Pedagogia Freireana sob uma perspectiva crítica e emancipadora, certamente trará luz aos educandos da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE Campus Jaguaribe e demais interessados na temática, no sentido de discutirem questões que extrapolam o campo da educação, indo também de encontro às questões sociais, como a negação dos direitos básicos, o quadro agravante de saúde pública, a pobreza e a violência social. Servirá também para o fortalecimentos dos laços afetivos/educativos entre educandos e educadores, os quais interagirão discutindo e refletindo acerca das questões mencionadas acima.
Público Alvo
Professores das redes municipal e estadual de Jaguaribe e cidades circunvizinhas, além de outras pessoas que demonstrarem interesse pelo assunto.
Objetivo Geral
Discutir sobre a importância da Pedagogia de Paulo Freire na prática pedagógica democrática e emancipadora, promovendo a dialogicidade e criticidade, principalmente nos tempos atuais de pandemia.
Objetivo Específico
Dialogar com base na perspectiva freirena, sobre o enfrentamento e a superação dos desafios contemporâneos; Refletir acerca da extrema desigualdade social existente em nosso país, envolvendo a negação de direitos básicos.
Metodologia
Inicialmente, a palestrante foi contactada por meio do Whatsapp, que após aceitar o convite, escolhendo data e horário, foi providenciado a divulgação do evento por meio do instagram do IFCE Jaguaribe, grupos de whatsapp e outros meios virtuais. Para a ministração da palestra, será utilizada a plataforma virtual google meet e a palestrante disporá de 1 hora para a exposição da mesma, ficando em torno de 40 ou 50 minutos para as perguntas dos participantes. No encerramento, será disponibilizado um tempo para a palestrante emitir suas considerações finais e o professor mediador fará os agradecimentos, encerrando assim as discussões. Será utilizado no processo de avaliação dos resultados, perguntas aos participantes via google meet, como também disponibilizado via chat, um espaço para serem feitas perguntas ao palestrante, no sentido de sanar possíveis dúvidas dos participantes. Um link para um formulário do google será colocado no chat, para que cada participante preencha com os seus dados, a fim de que seja providenciada a certificação.