Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Talk Show: Como cheguei a ser professor de Matemática e Física?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
15/06/2020
Previsão de Fim:
17/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Quixeré
Morada Nova
Limoeiro do Norte
Jaguaruana
Alto Santo
Formas de Avaliação:
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Arilene Franklin Chaves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arilene Franklin Chaves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/06/2020 17/06/2020
Francisco Holanda Soares Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 18/06/2020
Joao Paulo de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 18/06/2020
Jose Valmir Farias Maia Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 18/06/2020
Pablo Alfredo Saip Baier IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 18/06/2020
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 18/06/2020
Silvia Xavier Saraiva Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2020 18/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Com o giz em mãos, eles levam para a sala de aula a paixão pelo ensino da Matemática e física, e a marca do lugar que os tornou mais preparados para encarar a árdua, porém gratificante, missão de ser professor. Desta forma, nós docentes do campus Limoeiro e Tabuleiro do Norte, que ministramos as disciplinas de matemática e física, nos diferentes cursos de nossa instituição, em especial, tivemos a ideia de promovermos um Talk Show, para possibilitar em um momento de descontração, nesta atual conjuntura, a socialização de um noco olhar para a matemática e física, através do caminho vocacional para ensinar estes componentes curriculares, tão temidos pela maioria, possibilitando uma alternativa de resgate do processo ensino-aprendizagem, no tocante as ciências exatas.
Justificativa
A escolha do Talk Show, surgiu após vários questionamentos em nosso grupo, pelo convívio com os diferentes atores da sociedade, no tocante a curiosidade de saber como se deu a escolha de ser professor de matemática e física e como somos tão apaixonados pelo que fazemos. Deste modo este evento justifica-se no fato de poder possibilitar uma maior proximidade do professor de matemática e física, com o cotidiano das pessoas, tornando de certo modo, estas disciplinas, consideradas difíceis, um desafio instigante, possível de ser compreendida e aplicada no cotidiano de todos.
Público Alvo
Pais de alunos do IFCE, alunos de todas as escolas municipais e educadores dos municípios alcançados por esta ação.
Objetivo Geral
Inteirar-se melhor das razões que levam as pessoas a apresentarem rejeição ao processo de aprendizagem da Matemática e Física, fazendo uma abordagem invertida, fornecendo informações do imaginário da comunidade, para obter as possíveis explicações para estes componentes serem tão temidos.
Objetivo Específico
Identificar as causas que levam as pessoas a apresentarem dificuldades no aprendizado da Matemática e Física, a partir de uma conversa descontraída. Por meio da interação e do diálogo atestar o quanto destas pessoas podem mudar de opinião e transformar as relações pessoais com estes componentes curriculares.
Metodologia
A metodologia desenvolvida para o encontro do Talk Show terá como base o pensamento do professor, passando informações de suas escolhas pessoais que os levaram a escolher o caminho da física e matemática no sentido de despertar de forma lúdica a curiosidade, o olhar crítico e a capacidade de questionamento das pessoas a respeito do mundo que as cercam, desvendando o além dos números, o quanto pode ser encantador viajar nas leis da física e se deixar embriagar pelos teoremas matemáticos.