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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ciclo de Palestras Educacionais - Educação escolar nas relações étnico-raciais no momento atual
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
24/06/2020
Previsão de Fim:
24/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/06/2020 24/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra intitulada: “Educação escolar nas relações étnico-raciais no momento atual”, discutirá sobre a educação escolar nas relações étnico raciais, enfatizando os avanços e recuos nos processos sociais e políticos que vivencia-se no contexto da pandemia. Servirá também como elemento norteador para o debate junto aos educandos da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus do IFCE Jaguaribe, a respeito das conquistas no processo histórico brasileiro concernentes às políticas sociais de reconhecimento das minorias anteriormente esquecidas, mas também abordará alguns recuos sofridos nesse campo político e social, em virtude de alguns desmontes políticos e legais que têm ocorrido nesses contextos.
Justificativa
Em face de algumas políticas desenvolvidas ao longo do tempo, em especial nos últimos anos, a discussão sobre a educação escolar nas relações étnico-raciais tem ganhado espaço no âmbito político, educacional, social e pela mídia em geral. Entretanto, o verdadeiro espaço do negro, do indígena e outros grupos minoritários ainda sê vê permeado por preconceitos e até discursos racistas por boa parte da população que muitas vezes repete uma “fala aprendida” pelos seus pares e acabam disseminando atos de intolerância com o outro, repletos de proposições etnocêntricas. Dessa forma, a escola precisa abordar desde cedo essas questões junto aos seus educandos e toda a comunidade escolar, no sentido de se combater toda e qualquer forma de exclusão social. Para isso servirá essa palestra, sobretudo no momento atual de pandemia, sendo assim uma oportunidade dos educandos da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFCE Jaguaribe, muitos deles integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, além de outros interessados em discutirem o assunto, de se debruçarem sobre um assunto tão pertinente e atual de ser discutido.
Público Alvo
Professores das redes municipal e estadual de Jaguaribe e cidades circunvizinhas, integrantes de movimentos sociais, além de outras pessoas que se interessarem pelo assunto.
Objetivo Geral
Discutir sobre a educação escolar nas relações étnico raciais no momento atual, enfatizando os avanços e recuos nos processos sociais e políticos que se vivencia no contexto da pandemia.
Objetivo Específico
Elencar e dialogar acerca de alguns aspectos históricos e políticos concernentes aos avanços e recuos dos processos construção das relações étnico-raciais, sobretudo no espaço escolar.
Metodologia
Após o contato inicial e o acerto do tema, data e horário com o palestrante, foi providenciado os meios de divulgação do evento por meio do instagram do IFCE Jaguaribe, grupos de whatsapp e outros meios virtuais. Para a ministração da palestra, será utilizada a plataforma virtual google meet e o palestrante terá à sua disposição, entre 1 hora e 1 hora e vinte minutos para a exposição, ficando o restante do tempo (40 ou 50 minutos) para as perguntas dos participantes. No encerramento, será disponibilizado um tempo para o palestrante emitir suas considerações finais e o professor mediador fará os agradecimentos, encerrando assim as discussões. Será utilizado no processo de avaliação dos resultados, perguntas aos participantes via google meet/chat e disponibilizado um link para um formulário do google em que serão colocadas perguntas sobre a avaliação do evento e ao mesmo tempo, dados dos participantes, no sentido de que seja providenciada a certificação.